22 de março de 2021 Meu Apê

O que você precisa saber sobre fogão para gás encanado

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Dependendo do local onde você mora, há a opção de utilizar fogão para gás encanado ou botijão. O segundo é o mais comum, pois exige menos estrutura e é mais flexível. Contudo, também há algumas vantagens em utilizar a outra versão, seja por economia, seja para poupar espaço.

No entanto, não basta simplesmente fazer essa troca por conta própria e achar que tudo vai funcionar normalmente. Há alguns detalhes que precisam ser observados se você quer utilizar o gás encanado com maior segurança, além de escolher o melhor fogão para isso.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre o assunto, vamos falar sobre os tipos de gás utilizados na cozinha e as suas principais diferenças. Acompanhe o post e descubra qual é a opção mais segura para o seu imóvel!

Tipos de gás

Algo que você pode não saber é que existem dois tipos de gás que podem ser utilizados na sua cozinha com características diferentes. Saiba mais, a seguir.

Gás Liquefeito de Petróleo

Também chamado de GLP, trata-se de um gás de cozinha mais pesado, sendo principalmente encontrado em botijões. A chama que ele gera costuma ser menos estável, mas sua composição também o torna mais fácil de ser transportado.

Gás Natural

Também chamado apenas de GN, esse é o tipo de gás normalmente utilizado nos encanamentos, tanto para a cozinha quanto para aquecedores a gás. Em locais com uma estrutura planejada, é comum encontrá-lo como principal opção, produzindo uma chama bem mais estável e sendo mais seguro de utilizar no dia a dia.

Principais diferenças para se orientar

Se você está pensando em utilizar um fogão para gás encanado, mas não sabe se há alguma contraindicação ou quais são as precauções necessárias, não se preocupe. Separamos aqui algumas informações relevantes para você. Confira.

Fogão para gás encanado

Quando você busca um novo fogão ou cooktop, qualquer um pode ser compatível com o botijão ou com o gás encanado. Entretanto, para que não haja nenhum problema de segurança, como vazamento do gás, algumas peças precisam ser específicas para isso. Por isso, o mais recomendado é utilizar aparelhos que tenham sido projetados para esse uso.

Fogões adaptados

Se você já tem um fogão de botijão, então pode fazer uma adaptação para suportar o gás encanado. Para isso, é necessário fazer a troca de algumas peças, principalmente da válvula. Apenas saiba que, dependendo dessas condições, você não será obrigado a comprar um eletrodoméstico novo.

Conversão

É importante que a conversão do fogão e do gás na cozinha seja feita por um profissional. Mesmo que algumas partes pareçam fáceis, qualquer erro ou inconsistência pode levar a problemas de vedação e criar grandes riscos para você e sua família.

Agora que você entende um pouco mais do assunto, já pode escolher um fogão para gás encanado do jeito certo. No entanto, lembre-se da importância de contar com ajuda profissional, assim, é possível garantir que não ocorra nenhum problema.

Gostou do post? Quer continuar recebendo mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!