18 de agosto de 2020 Meu Apê

Aquecedor a gás: saiba como escolher o ideal para sua casa!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Durante o inverno, que pode ser rigoroso na região sul do Brasil, nada melhor do que um banho quente para se manter aquecido, não é mesmo? Para garantir esse conforto com segurança e sem muitas despesas, o aquecedor a gás é a melhor alternativa.

Com alguns cuidados na hora de escolher o aparelho mais adequado à sua casa ou apartamento, é possível garantir aquele banho semelhante ao oferecido nos hotéis, com a água no volume e temperatura ideais.

Confira neste post o que avaliar na hora de escolher o aquecedor a gás.

Tipos de aquecedor

Existem dois tipos básicos de equipamentos de uso residencial: os aquecedores de acumulação e de passagem.

Aquecedor de acumulação

Também conhecido como boiler, este modelo é indicado para os casos em que se necessita utilizar um grande volume de água aquecida ao mesmo tempo. Ele funciona por meio de um reservatório com isolamento térmico, onde a água é aquecida previamente.

Aquecedor de passagem

O aquecedor de passagem não requer um reservatório para a água. Ele é acionado sempre que se abre uma torneira. Então, os queimadores aquecem a água por meio de uma serpentina. É o tipo mais comum de aquecedor a gás.

Como escolher o aquecedor a gás

Para escolher o modelo mais adequado é preciso levar em consideração fatores como o número de pontos de água quente do imóvel. Se esse dimensionamento não for realizado corretamente, corre-se o risco de não conseguir água aquecida em mais de um ponto.

Os aquecedores menores, de 8 litros, garantem aquecimento em um banheiro com chuveiro. Se o espaço conta com dois banheiros com duchas, será preciso um aquecedor de, pelo menos, 18 litros. Os equipamentos maiores, de 37 litros, garantem banho quente em 3 diferentes duchas.

Mas fique atento também à vazão dos chuveiros. O cálculo acima se refere a duchas de até 10 litros por minuto, o suficiente para um banho bem confortável.

Aquecedor digital ou mecânico

O aparelho digital apresenta uma funcionalidade importante na comparação com o mecânico, que é a modulação da chama. O equipamento ajusta a intensidade do queimador quando há mais água sendo consumida. Assim, quando acionamos mais de uma torneira, não há perda de temperatura.

No aquecedor mecânico, a intensidade da chama é regulada no próprio aparelho, e não se altera apenas com o acionamento dos pontos de água.

Sistema de exaustão

Também é importante conhecer os sistemas de exaustão do aquecedor na hora da compra. Todos os equipamentos digitais utilizam a exaustão forçada, na qual os gases são expelidos do sistema por meio de uma ventoinha, o que exige que o aparelho fique ligado à rede elétrica.

Já na exaustão natural, esses gases são expelidos naturalmente pelo aparelho, que precisa de dutos mais largos, com algumas especificidades no que se refere à altura e ao número de curvas da tubulação. Ambos os sistemas de exaustão exigem uma saída externa para os gases.

Esses são os principais pontos a se considerar na hora de adquirir o seu aquecedor a gás, um equipamento indispensável para o conforto de seu banho nos dias mais frios.

Nos apartamentos da Yticon estes detalhes todos já são pensados previamente no projeto, quando os proprietários recebem as chaves também tem acesso a um material completo sobre as características do sistema e da máquina a ser utilizada no local para atender confortavelmente a demanda no imóvel. Tudo isso pensando em garantir mais tranquilidade e segurança para os nossos clientes.

Gostou deste conteúdo? Então siga nossos perfis nas redes sociais e receba mais dicas para o seu lar. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest e Linkedin.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!