5 de dezembro de 2021 Meu Apê

Veja quais as melhores formas de desentupir vaso sanitário rapidamente

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Manter o apê bem limpo, organizado e funcionando perfeitamente é o que todos querem, certo? Só que nem sempre é possível, pois imprevistos ocorrem e, quando o assunto é rotina doméstica, haja paciência para aqueles probleminhas que surgem quando a gente menos espera!

Um dos contratempos que causam um grande transtorno é a necessidade de desentupir vaso sanitário. Afinal, isso é algo que interfere bastante na rotina de uma residência e, por isso, deve ser resolvido o mais rápido possível

Quando o problema ocorre, o que se faz, a princípio, é buscar soluções caseiras para desentupir o vaso sanitário. Sendo assim, o objetivo deste artigo é exatamente esse: ajudar a resolver essa questão com algumas dicas simples. Acompanhe!

O que fazer para desentupir vaso sanitário?

A seguir, listamos algumas formas de desentupir o vaso sanitário rapidamente. Confira!

Utilize o desentupidor 

Esse método é o mais óbvio e, geralmente, é a primeira opção para desentupir um vaso sanitário. Trata-se de um utensílio muito comum em qualquer residência e sua função é desobstruir a passagem de água. 

Seu funcionamento ocorrepor meio de sucção, gerada pela força manual — que acaba facilitando a passagem do que, possivelmente, esteja obstruindo a tubulação. No entanto, lembre-se de que ao usar um desentupidor, aconselha-se a utilização de luvas para evitar o contato com dejetos e outras sujidades presentes na água.

Aposte na água sanitária

Já essa medida depende muito da causa do problema. Se o causador for excremento, a água sanitária pode desobstruir a tubulação. No entanto, caso o entupimento seja causado por outros materiais, como panos e plásticos, essa estratégia não resolverá.

Para desentupir o vaso sanitário com água sanitária, é só jogar uma determinada quantidade do produto e esperar por cerca de três horas. Depois desse tempo, ative a descarga.

Recorra à água quente

Essa técnica é muito eficaz no caso de entupimento provocado por excesso de dejetos e papel higiênico. O objetivo é derreter a gordura, que, porventura, esteja obstruindo a passagem de água pela tubulação.

Para isso, encha um balde com cerca de um litro de água quente, que pode ser do chuveiro ou aquecida no fogão. Para facilitar o processo, você pode adicionar um pouco de detergente.

Após fazer a mistura, despeje todo o conteúdo do balde no vaso e aguarde por cerca de cinco minutos para que a gordura derreta. Por fim, dê descarga para que o que esteja obstruindo a água siga pela tubulação. 

Use um pano de chão

Nesta dica, você deve tomar cuidado para que o tecido não desça pela tubulação e piore a situação, além de, logicamente, utilizar uma luva para proteger as mãos. Para iniciar o processo, introduza todo o pano de chão no vaso e o empurre na direção do cano. Depois, ative a descarga e puxe o pano ao mesmo tempo. 

Recorra a um cabide de arame

Essa técnica é para aqueles casos em que você tenha certeza que o entupimento é por algum objeto que esteja preso no início da tubulação, que pode ser papel, absorvente, brinquedo das crianças ou qualquer outro item que tenha caído por acidente.

Para isso, pegue um cabide de arame e o abra, de forma que ele fique no formato na letra “V”. Depois, introduza-o no vaso, fazendo movimentos circulares, tentando puxar o objeto.

Em muitos casos, essa técnica pode resolver o problema. Porém, não se esqueça das luvas de silicone para proteger suas mãos antes de começar, pois você vai retirar o agente que ficou preso.

Vede completamente a entrada de ar

Nessa técnica, vamos começar vedando o assento do vaso sanitário com um saco de lixo ou papel filme. Verifique se não existe nenhuma passagem de ar. Após isso, feche a tampa do vaso e se sente sobre ela. Por fim, acione a descarga por cerca de 30 segundos.

Contrate um profissional

Se após todas essas tentativas, o vaso se mantiver entupido, melhor não insistir mais, pois podem ocorrer danos no sistema hidráulico. O próximo passo, então, será buscar uma solução profissional, pois, dessa forma, o especialista saberá fazer um diagnóstico preciso do problema e resolver a situação.

Quais são as principais causas de entupimento sanitário?

Na rotina de um apartamento, certos cuidados merecem total atenção para que todos os sistemas funcionem perfeitamente. Sendo assim, é importante ressaltar que alguns itens se destacam como os principais causadores do entupimento de vaso sanitário, como:

  •  papel higiênico — de acordo com a Norma Brasileira 8160/ABNT, item 3, o vaso sanitário se destina apenas para despejo de dejetos humanos, sendo o papel higiênico é um dos causadores de entupimento;
  • absorvente — esse item é fabricado com materiais que provocam entupimento, por isso não deve ser descartado em vaso sanitário;
  • fio dental — apesar de parecer inofensivo, o produto é fabricado com um material sintético que não se desfaz, e quando se mistura a outros materiais descartados no vaso, pode provocar esse transtorno;
  • pequenos objetos — é bem comum que itens do dia a dia caiam no vaso sanitário, provocando a obstrução na tubulação.

Como você viu neste conteúdo, existem muitas formas de desentupir vaso sanitário com medidas caseiras. No entanto, dependendo do problema, somente os serviços de um profissional experiente poderão resolver essa questão!

Gostou deste post? Você já passou por esse transtorno no seu apartamento? Então, sinta-se à vontade para deixar um comentário contando sobre a sua experiência ou alguma sugestão eficaz que resolva o problema!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!