17 de julho de 2020 Morar Sozinho

Aprenda agora dicas para entreter crianças durante a quarentena!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A quarentena imposta pela pandemia de coronavírus é um período difícil para qualquer pessoa. Ter a rotina alterada de forma tão profunda, por um tempo indeterminado e sob riscos de comprometer sua saúde é altamente estressante.

Para as crianças, que parecem ter uma energia infinita para queimar, a limitação das atividades pode ser especialmente entediante. Sem escola, esportes e atividades ao ar livre, o confinamento é ainda mais complexo.

A receita para minimizar esse aborrecimento é usar a criatividade. Neste post, preparamos uma série de dicas para entreter crianças e ajudá-las a superar de forma mais divertida o momento de restrições pelo qual passamos. Confira!

Estimular a leitura e a escrita

Ler e escrever são habilidades que devem ser estimuladas em todos os momentos, independentemente da idade das crianças e de estar, ou não, em quarentena. Mas este momento de restrições pode ser uma ótima oportunidade para se criar o hábito da leitura.

E há diversas formas de se fazer isso. Transformar a leitura em uma brincadeira é um ótimo atalho. Estimule seu filho a criar histórias com seu personagem favorito e transformá-las em um livro ou gibi, por exemplo.

Fazer com que a leitura seja parte de uma brincadeira ajuda a fortificar o hábito sem que as crianças percebam. Experimente adquirir um livro de charadas infantis e as desafie para que encontrem a solução de uma ou duas por dia. Essa é uma das dicas para entreter crianças que ainda apresenta um fundo educativo.

Buscar meios criativos de realizar as atividades escolares

Aliás, transformar as atividades escolares em brincadeiras é uma forma muito eficiente de deixá-las menos estressantes. Se em tempos normais nem sempre é fácil garantir a realização dessas tarefas, em quarentena, é preciso criatividade para manter tudo em dia.

Por mais aprimoradas que sejam as atividades online da escola, o suporte dos pais para engajar as crianças é essencial. Além das atividades com os professores, torna-se necessário criar rotinas específicas para as tarefas a fim de manter a produtividade em alta.

Mas, acima de tudo, precisamos ter bom senso, já que a quarentena é um período de exceção para todos. Portanto, seja compreensivo e não cobre as crianças excessivamente.

Realizar passeios virtuais em locais atrativos

Claro que a quarentena é muito ruim para as crianças, mas imagine como seria se ela ocorresse alguns anos atrás, quando não se tinha a internet como aliada. Hoje, é possível realizar, de forma virtual, diversas atividades e passeios.

Boa parte dos museus, por exemplo, oferece tours virtuais que permitem conhecer os acervos de forma interativa. Até uma simples busca no Google Maps a alguma cidade turística pode ser um programa diferente. Só cuidado para não exagerar. A Internet não deve funcionar como uma “babá virtual” para ocupar as crianças.

Essas são apenas algumas dicas para entreter crianças durante a pandemia do coronavírus. Existem milhares de outras atividades que você pode desenvolver com o seu filho, adaptadas à sua realidade. O segredo é usar a criatividade e envolvê-lo ao máximo. Além de reduzir o estresse do confinamento, será possível até estreitar ainda mais sua relação com as crianças.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal agora curtir a nossa página no Facebook e receber, sempre em primeira mão, conteúdos como este?

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!