20 de abril de 2020 Meu Apê

Como conter a disseminação do coronavírus no condomínio? Entenda aqui

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Como você já deve saber, o mundo inteiro está em alerta por causa da disseminação do coronavírus, uma infecção altamente contagiosa e ainda sem tratamento definido. A doença em si não é das mais graves, o problema é ter mais pessoas infectadas do que os sistemas de saúde são capazes de dar conta.

Por isso, existem diversos incentivos para “achatar a curva”. O isolamento social, tentar ficar em casa o máximo possível para não se infectar e não espalhar a doença, é uma das melhores atitudes. No entanto, o que fazer em um condomínio, onde várias pessoas estão próximas todos os dias.

Para que você não tenha muitos problemas, aqui estão algumas dicas para não promover a disseminação do coronavírus no seu condomínio. Confira.

Suspenda as festas e visitas

Pode ser óbvio, mas ainda é importante reforçar. Reuniões com grandes grupos, especialmente com pessoas de fora, apresentam vários riscos de infecção. O ideal é não sair de casa e isso vale para todas as pessoas que iriam até você. Sendo assim, dê preferência às ligações e chamadas on-line.

Evite circular muito por áreas comuns

Qualquer lugar por onde uma pessoa infectada passa também pode conter o vírus por algum tempo. Sendo assim, o ideal é não ficar parado por muito tempo em áreas como corredores, locais de lazer e afins, especialmente se houver alguém com a doença nas proximidades.

Ao usar o elevador, cuidado redobrado. Só utilize o elevador se estiver sozinho ou com a família que vive com você. Se seu vizinho estiver no elevador, deixe-o subir primeiro e você pega o próximo.

Tente não sair com animais

Bichinhos de estimação não são permitidos em todos os condomínios. Se você tem um, saiba que ele também pode trazer o vírus. Apesar de não ficarem adoecidos, o microrganismo pode ficar armazenado em seu pelo levar a doença para as pessoas que tiveram contato com ele. Por isso, vale a pena dar um banho em seu pet e não sair muito para passear.

Atenção redobrada com a limpeza

A equipe de limpeza do edifício tem uma tarefa muito importante para evitar a disseminação do coronavírus no seu condomínio e, para cumprir esse papel, eles devem tomar alguns cuidados extras no dia a dia.

Usar luvas, máscaras e óculos reduz as chances de que eles mesmos sejam infectados. Além disso, é necessário ter atenção especial para limpar maçanetas, corrimãos e afins, pois os espaços têm alta chance de conterem o vírus.

Álcool em gel e lenços

Desinfetar-se é sempre uma boa atitude, especialmente antes de voltar para casa. Carregar um pouco de álcool em gel e alguns lenços, por exemplo, pode salvar de uma infecção mais vezes do que você imagina. Além disso, é uma boa ideia colocar algumas caixas em áreas públicas do condomínio.

Liberar empregados não essenciais

Alguns colaboradores, como os de limpeza, segurança e manutenção, não podem ser totalmente liberados de suas funções. Entretanto, é importante reduzir suas escalas e dispensar alguns deles, especialmente os que forem parte de grupos de risco. Isso também reduz as chances de que o vírus entre no condomínio e comece a se espalhar.

Com essas dicas, será bem mais fácil conter a disseminação do coronavírus no seu condomínio. Mesmo que as atitudes sejam trabalhosas e seja necessário impor certas regras, vale lembrar que a crise vai passar, assim como qualquer outra. O importante é reduzir os danos enquanto isso.

Tem alguma dica sua que você deseja compartilhar? Então deixe um comentário logo abaixo!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!