Entenda como escolher um apartamento conforme o estilo de vida
Na hora de escolher o apartamento ideal para morar, é comum nos preocuparmos com fatores como preço, tamanho do imóvel, quantidade de cômodos, entre outros. Porém, há um ponto muito importante e que nem sempre é levado em consideração: o estilo de vida.
Afinal, não adianta escolher um apê com um preço bom, mas que seja distante do seu trabalho, por exemplo, pois isso gera custos a mais com locomoção, além do tempo gasto.
Do mesmo modo, um apartamento perto do seu trabalho ou da escola dos filhos, mas cujas parcelas do financiamento comprometem severamente seu orçamento, também não é uma escolha certa.
Então, é preciso refletir bastante sobre o que deseja e necessita em um lar. Além disso, é importante levar em conta como é o seu cotidiano. Isso fará com que você faça a melhor escolha e tenha mais qualidade de vida.
Por isso, separamos algumas sugestões que vão ajudar você na busca pelo imóvel ideal. Veja a seguir!
Analise o que sua família precisa
O primeiro ponto a ser levado em consideração são as necessidades da sua família. Para isso, vários aspectos devem ser colocados na balança, como: quantas pessoas vão morar no apartamento? Quantos banheiros são necessários? Quantos quartos? E quantas vagas na garagem?
Então, para analisar tudo isso, verifique o tamanho e a composição da família. Mas, não pense apenas no presente. Vá além. Reflita também a longo prazo. Por exemplo, se vocês são um casal, um apê menor e com apenas um quarto pode ser o ideal. Contudo, se pretendem ter filhos, devem escolher um local com mais quartos.
Afinal, um apartamento é um patrimônio que se compra pensando também no futuro. Da mesma forma, se vocês ainda não têm um carro, mas planejam comprar, vale a pena optar por um apê com vaga na garagem.
Pense em seu trabalho
Morar longe do trabalho pode atrapalhar bastante a sua rotina devido ao tempo desperdiçado em deslocamento e aos custos do trajeto diário. Então, para conciliar seu estilo de vida com a sua moradia, escolha um bairro próximo do seu trabalho. Ou, então, em uma região que seja perto de vias importantes para o caminho ou de pontos de transporte público.
Lembra que falamos sobre pensar a longo prazo? Isso também vale para a questão profissional. Na hora de escolher onde morar, leve em consideração se você planeja ficar bastante tempo no mesmo emprego ou se já tem planos de mudar.
Além disso, atualmente, tem sido cada vez mais comum trabalhar em casa, no chamado home office. Se esse já é o seu caso ou se está nos seus planos, é preciso que o apartamento tenha um espaço para montar sua estação de trabalho. O ideal é que tenha um cômodo, mesmo que pequeno, destinado apenas para isso. Dessa maneira, você poderá fechar a porta e focar tranquilamente, sem interrupções pela circulação de pessoas no lar.
No entanto, também, é possível montar um espaço de trabalho na sala de estar ou mesmo no quarto. Nesse caso, considere o tamanho dos ambientes para ver se é possível organizar uma área para que você possa trabalhar com conforto.
Preste atenção no seu lazer
Além de pensar em seu trabalho, é importante levar em consideração o seu lazer e o de sua família. Por exemplo, se você gosta de reunir os amigos e familiares para um almoço no final de semana, seria interessante optar por um apartamento com um salão de festas.
Verifique também se perto do apartamento há parques ou outros lugares onde você e sua família gostam de ir. Converse e analise quais atrações são importantes para a qualidade de vida de vocês. Afinal, essas atividades são fundamentais para manter o estilo de vida da família.
Avalie a possibilidade de ter um bichinho de estimação
Se você já tem ou quer ter um animalzinho de estimação em seu apartamento, esse é outro ponto a ser pensado. Um condomínio não pode proibir que os moradores tenham seus pets. No entanto, há regras e normas que devem ser obedecidas. Desse modo, antes de decidir onde morar, analise bem o que será permitido e reflita se é da maneira que você espera.
Também observe se o condomínio tem áreas comuns onde você possa passear com seu bichinho e se o entorno é um lugar tranquilo para as caminhadas. Ter um animalzinho é excelente para a qualidade de vida, mas é fundamental analisar se o local será o ideal para ele morar também.
Considere o espaço do apartamento
Muitas pessoas se impressionam mais com a quantidade de cômodos do que a dimensão total do imóvel. Se, por um lado, ambientes pequenos restringem bastante a disposição dos móveis, por outro, cômodos mais amplos permitem o replanejamento para atender às suas necessidades conforme elas forem aparecendo.
Logo, considere principalmente as dimensões dos ambientes, pois eles são mais flexíveis e oferecem mais possibilidades de adaptação futuramente. E não estamos falando apenas de reformas.
Por exemplo, um quarto pequeno pode ser o suficiente para um bebê, porém, pode ser que fique incômodo quando ele crescer e se tornar um adolescente. Nesse caso, é melhor optar por um apartamento com quarto que, a princípio, seja grande para uma criança pequena, mas que futuramente seja o ideal para seu filho.
Preze pela sua rotina
O lugar onde decidimos morar impacta diretamente em sua rotina. Sendo assim, o melhor é primeiro analisar como é o seu dia a dia e então escolher um apartamento que corresponda ao seu estilo de vida.
Além de avaliar os pontos anteriores, pense sobre como é a sua rotina e o que o lugar oferece para facilitar o cotidiano. Há condomínios que têm playground para as crianças se divertirem sem que seja preciso ir a outros lugares.
Outro exemplo é academia dos condomínios e quadras de esporte. Se você faz exercícios físicos, facilitará ter um espaço para isso a poucos metros do seu apartamento. E, se por acaso, essas atividades ainda não fazem parte da sua rotina, será um bom incentivo para começar.
Portanto, é de extrema importância priorizar seu estilo de vida na hora de escolher o apartamento ideal. Isso porque o lugar onde moramos influencia diretamente em todas as atividades do dia a dia. Por isso, busque por moradias que não apenas mantenham sua rotina, como também a estimulem a ser ainda melhor.
Quer mais dicas sobre o mercado imobiliário? Então, curta nossa página no Facebook e fique de olho em nossas publicações!
COMENTÁRIOS: