11 de fevereiro de 2020 Morar Sozinho

Vai morar junto? Entenda como conviver de forma leve e harmoniosa

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Há muitos momentos marcantes na história de um casal. Mas nada se compara à hora de decidirem morar juntos, seja por meio da união estável ou uma grande festa de casamento. De qualquer forma, é uma nova fase que se inicia. E, como toda mudança, além dos momentos maravilhosos, traz também alguns desafios.

Mas com as dicas deste post, ficará mais fácil encará-los e fazer com que o relacionamento seja ainda mais harmonioso no qual prevalece o amor, o respeito e o companheirismo. Acompanhe!

Não abram mão da individualidade

Ao morar junto, é normal que o casal passe a fazer todas as atividades na companhia do outro. A longo prazo, isso pode trazer grandes problemas, pois um (ou ambos) pode acabar dependente da presença do outro a ponto de não fazerem nada separados, a não ser trabalhar.

O ideal é continuar fazendo as atividades que vocês faziam sem o parceiro. Então, se um sempre encontrou os amigos nas terças-feiras para um jogo, deve manter esse compromisso. Se antes de morar junto o outro costumava encontrar os amigos semanalmente, isso deve permanecer. Além de movimentar mais o cotidiano, fará com que tenham assuntos variados para conversar.

Conversem sempre

Após um desentendimento no namoro, é normal que cada um vá para sua casa para esfriar a cabeça. Entretanto, isso não é possível quando o casal mora junto. Por isso, é fundamental que vocês aprendam a conversar para resolver os pequenos conflitos do dia a dia.

A comunicação é essencial no relacionamento pois aumenta a conexão entre o casal. Mais do que ouvir, é preciso compreender o que o outro tem a dizer. Ao falar, procure utilizar sempre um tom suave e as palavras certas. Se ainda estiverem irritados um com o outro, combinem de conversar quando ambos estiverem mais calmos para evitar uma discussão.

Colaborem nas tarefas

Manter um lar bem organizado e limpinho requer tempo e esforço. Por isso, é preciso dividir as tarefas domésticas. Muitas vezes, a divisão é desequilibrada e uma das partes acaba se sentindo sobrecarregada, o que é razão para muitas brigas.

Ambos precisam ser responsáveis pela manutenção do apê do casal. Conversem sobre o que cada um deve fazer e mantenham o compromisso de realizar o que foi pedido conforme foi combinado.

Dividam as despesas

Morar junto requer dinheiro. A primeira decisão sobre isso é onde morar: se vão comprar ou alugar um imóvel. Além disso, há outras contas, como luz, água, internet, gás, supermercado, IPTU. Definir o que cada um deverá pagar evitará muitas discussões. Então, o orçamento familiar deve ser controlado e acompanhado pelos dois. Para isso, façam uma planilha com todas as despesas e as responsabilidades de cada um.

Enfim, morar junto com a pessoa que escolhemos para passar o resto da vida é maravilhoso. A experiência será ainda melhor se houver muito diálogo, respeito, intimidade tolerância e companheirismo. Essa é a base para um relacionamento tranquilo. Tenham isso em mente e aproveitem essa nova fase na vida de vocês!

Se você gostou desse conteúdo, então vai adorar nosso conteúdo. Curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as publicações!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!