23 de outubro de 2020 Meu Apê

4 dicas para uma melhor ergonomia durante o home office!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

O trabalho remoto veio para ficar. Aliás, essa é uma prática que tende a aumentar. No entanto, a liberdade de trabalhar em casa nem sempre traz conforto, podendo evoluir para problemas mais graves, como lesão por esforço repetitivo (LER), escoliose, hiperlordose e outros. Para evitar que isso aconteça, é fundamental prezar pela ergonomia no home office.

Essa expressão se refere à adequação do local de trabalho para proporcionar comodidade ao trabalhador. Com isso, você preserva a saúde, aumenta a produtividade e eleva a qualidade de vida. Então, anote as dicas a seguir e adapte seu espaço para realizar suas atividades da melhor maneira possível!

1. Escolha os móveis certos

Nada de trabalhar no sofá ou na mesa de jantar. Por mais confortável que pareçam, esses móveis não permitem que você mantenha a postura correta. Ficar em uma posição errada por várias horas ocasionará dores. Por isso, você deve optar por um mobiliário específico para o trabalho.

A cadeira deve permitir que seus joelhos e quadris formem um ângulo de 90° enquanto seus pés devem encostar totalmente no chão. A altura da mesa varia conforme a estatura de cada um, mas geralmente varia entre 65 a 75 cm. Ao sentar-se na cadeira, o braço e o antebraço devem ficar em um ângulo de 90° em relação ao tampo da mesa. Se possível, invista em móveis planejados, que otimizem o espaço e que sejam feitos sob medida para proporcionar o máximo de conforto.

2. Posicione os equipamentos corretamente

O ideal é que a tela do computador fique a uma distância de 50 cm a 75 cm dos olhos, com inclinação de 10° a 20° em relação à mesa. Isso dará mais conforto visual e evitará as dores no pescoço. Se o monitor não tiver regulagem de altura, utilize uma base para que ele fique bem posicionado. Por sua vez, se você utiliza notebook, existem suportes ajustáveis que permitirão que ele fique na posição certa. Nesse caso, é interessante usar um teclado auxiliar, que substituirá o do laptop.

3. Utilize apoios para o pescoço, braços e costas

O mercado oferece uma grande variedade de produtos que promovem a ergonomia no home office. Os apoios são extremamente importantes e grande parte dos modelos são versáteis, podendo se adaptar aos mais diversos tipos de estação de trabalho. O apoio para os pés é indispensável caso eles não encostem totalmente no chão.

Existem também apoios para o pescoço, que ajudam a relaxar a cabeça e evitar torcicolos e dores nos ombros. As almofadas para a cervical são fáceis de serem encontradas e melhorarão sua postura caso sua cadeira não tenha o tipo de encosto adequado. Se ela não tiver apoio para os antebraços, você pode encontrar modelos que são encaixados na mesa, proporcionando mais conforto para digitar e não deixando que os pulsos fiquem tensionados.

4. Cuide da iluminação e ventilação

Além dos móveis, outros elementos também devem ser levados em consideração em seu home office para garantir sua produtividade e conforto. Sendo assim, o ambiente deve ser bem iluminado, de modo que não haja sombra sobre o monitor nem sobre a mesa. Na hipótese de a iluminação ser insuficiente, aposte em luminárias sobre a bancada de trabalho. A ventilação também é um aspecto importante, pois favorece a renovação do ar e o conforto térmico.

Investir em ergonomia no home office é fundamental não apenas para o seu desempenho e disposição para trabalhar, mas também para preservar sua saúde física e mental. Além das dicas acima, faça pausas e alongamentos para evitar dores musculares e aumentar seu bem-estar.

Não deixe de compartilhar este post nas redes sociais para que outras pessoas também saibam como adequar o ambiente de trabalho!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!