22 de maio de 2020 Morar Sozinho

Confira 8 dicas de mudança organizada que você deveria adotar

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Seguir nossas dicas de mudança é fundamental para organizar seu novo apê de maneira fácil, prática, sem estresse e, o melhor, com menos despesas. Você verá que mudar de apartamento não precisa ser aquele misto de terror e bagunça que todos pensam que é!

Se você já escolheu seu apartamento a ansiedade deve estar a mil para começar essa nova fase da sua vida, não é mesmo? Ao mesmo tempo, deve bater um desânimo só de pensar em fazer a mudança, pois a grande parte das histórias é recheada de estresse, transtornos e prejuízos.

A boa notícia é que com um bom planejamento, mudar de apartamento pode se transformar em um processo bem mais rápido e simples do que você imagina. Para isso, basta seguir as dicas de mudança que listamos neste post. Coloque-as em prática e certamente você evitará muitas dores de cabeça!

Por que planejar a mudança?

A mudança de apartamento envolve uma série de detalhes e, por esse motivo, o assunto causa arrepios em todo mundo que precisa enfrentar esse processo. Encaixotar os pertences, desligar serviços (como a internet e a TV a cabo), atualizar o endereço para correspondências, encontrar uma empresa de frete, desmontar e montar móveis são apenas alguns dos passos a serem seguidos.

Sendo assim, é fundamental fazer um planejamento. Um cronograma tornará tudo mais simples e evitará que alguma coisa fique para trás. Tenha esse programa sempre em mãos e risque assim que cada uma das tarefas for finalizada.

Quais são as melhores dicas de mudança?

Para que você não esqueça de incluir nenhum item em seu checklist, nós separamos as melhores dicas do que precisa ser feito para facilitar a sua mudança. Anote!

1. Defina a data e o horário para a mudança

O primeiro passo é definir quando a mudança será feita. Então, verifique as regras dos condomínios — tanto do qual você está saindo quanto do seu novo endereço. Fale com os síndicos ou com outros responsáveis e faça os devidos agendamentos. Em seguida, marque a data e o horário com a empresa que fará o transporte.

Aliás, não deixe para contratar a transportadora em cima da hora. O ideal é definir isso com pelo menos uma semana de antecedência. Faça pesquisas de preços, horários e considere contratar uma que ofereça também o serviço de montagem e desmontagem dos móveis.

2. Meça seus móveis

Mesmo que você já tenha em mente onde cada móvel ficará, é essencial medir cada peça e os locais onde pretende colocá-las. Dessa maneira, você terá certeza que sua mobília caberá nos ambientes e que tudo ficará disposto de forma harmônica.

No novo apartamento, faça marcações com fita crepe no chão, indicando a posição correta dos móveis. Assim, os carregadores saberão exatamente onde deixar cada item e evitará mais trabalho para você. Também é importante medir as entradas para ter certeza de que todos os móveis passarão pelas portas.

3. Defina o que será levado

Aproveite que terá que tirar tudo dos armários e reflita sobre o que você não utiliza mais. Por que levar itens sem utilidade, como roupas que não servem mais, brinquedos quebrados e equipamentos estragados para o apartamento novo?

Pratique o desapego! Além de diminuir a quantidade de objetos a serem carregados, ajudará na organização do novo lar. O que não tem mais serventia poderá ser doado ou, até mesmo, vendido em um bazar.

4. Separe os objetos por caixas

Uma das melhores dicas de mudança é organizar seus itens por caixas. Escreva nelas a que ambiente pertencem e não misture objetos de cômodos diferentes em uma mesma caixa, mesmo que sobre espaço. Agrupe os itens de acordo com a utilidade, como higiene, alimentação, decoração, e assim por diante.

Aliás, deixe as de tamanho menor para itens pesados, como livros e louças. As maiores devem ser utilizadas para coisas volumosas e leves, a exemplo de almofadas e cobertas.

Ainda, é importante numerá-las e anotar essa informação. Ao chegar em seu novo endereço, verifique se alguma está faltando. Uma boa ideia é guardar as roupas em malas de viagem. Dessa forma, ficam bem organizadas e fáceis de serem levadas.

5. Redobre os cuidados com itens frágeis

Objetos delicados merecem mais atenção. Embale-os com plástico bolha ou jornal. Não deixe espaço na caixa para que os itens não fiquem balançando e quebrem pelo contato entre eles.

Complete os espaços vazios com plástico ou papel para evitar o atrito. Também é importante escrever “frágil” e “este lado para cima” nas caixas. Assim, quem carregá-las saberá que é preciso ter mais cuidado.

6. Prepare a caixa da primeira noite

Provavelmente você não terá tempo para desembalar e organizar tudo no primeiro dia. Então, coloque em uma caixa tudo que precisará com mais urgência, como:

  • escovas de dentes;
  • shampoos;
  • sabonete;
  • toalhas de banho;
  • carregador de celular;
  • roupa para trocar;
  • papel higiênico;
  • roupas de cama;
  • copos;
  • pratos;
  • talheres;
  • remédios de uso habitual.

7. Tire fotos dos cabos

Antes de desligar TVs, aparelhos de som, computadores e outros eletrônicos e eletrodomésticos, tire fotos de todas as conexões dos cabos. São muitos equipamentos e os fios podem ser confundidos por serem muito parecidos.

O ideal é armazenar os cabos juntos ao aparelho correto durante a mudança. Se isso não for possível, etiquete cada um deles.

8. Desempacote a bagagem por prioridade

Quando a mudança estiver no apartamento novo, é hora de começar a desempacotar tudo. Primeiramente, veja se os móveis estão no lugar que deseja que fiquem e se as caixas estão nos cômodos a que pertencem.

Em seguida, limpe os armários e as estantes, pois, durante o trajeto, a desmontagem e a montagem podem sujar os móveis. A melhor opção é começar a organizar pelos cômodos mais utilizados, como banheiro, cozinha e quartos.

Talvez não seja possível arrumar tudo em apenas um dia. Por isso, pense em suas prioridades, no que deve estar organizado até o final do dia, como banheiro, utensílios, mantimentos, roupas de cama, entre outros. Logo o seu apartamento estará organizado e pronto para que você aproveite bons momentos em seu novo lar.

Anotou todas as dicas de mudança? Como você viu, fazer um planejamento bem detalhado é o segredo para que esse processo seja tranquilo, sem imprevistos nem prejuízos. Siga cada uma delas e você poderá curtir seu novo apê com tranquilidade mais rápido do que imagina!

Quer mais dicas para esse momento? Então não deixe de ler nosso post com 5 dicas para organizar a mudança para um apartamento novo!

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!