7 de março de 2024 Meu Apê

Cômodo funcional: 4 ideias para ter mais praticidade no apartamento!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
comodo-funcional

Em um mundo onde a versatilidade e a praticidade são cada vez mais valorizadas, a tendência de adaptar os espaços residenciais para atender às múltiplas necessidades do cotidiano tem se tornado uma realidade cada vez mais presente. 

Em apartamentos, por exemplo, onde o espaço é mais compacto, a criatividade na utilização dos ambientes torna-se essencial para garantir funcionalidade sem comprometer o conforto e a estética. Assim, a transformação de diferentes áreas da casa com a praticidade dos cômodos funcionais surge como uma solução inteligente e eficaz. 

Para te ajudar a implementar isso no seu espaço, a Yticon preparou este artigo para explicar o que significa cômodos funcionais e 4 ideias de ambientes funcionais que podem facilitar ainda mais o seu dia a dia. 

O que é um cômodo funcional? 

Um cômodo funcional é um espaço em uma residência projetado e organizado de forma a atender a uma ou mais finalidades específicas de forma eficiente e prática. Em contraste com os espaços tradicionais, que muitas vezes têm uma finalidade única e definida, o benefício do cômodo funcional é ser projetado para ser versátil e adaptável às variadas necessidades do morador.

Outro benefício de um cômodo funcional é maximizar o uso do espaço disponível, proporcionando soluções práticas e eficazes para as atividades diárias. Isso pode envolver o uso inteligente de móveis modulares, organizadores de parede, iluminação adequada e elementos decorativos que ajudam a criar ambientes que são tanto utilitários quanto esteticamente agradáveis.

Agora que você já sabe o que significa cômodos funcionais, confira 5 tipos de ambientes que você pode implementar no seu apartamento:

1 – Espaço para atividade física no escritório, sala ou quarto

Seja antes ou depois da faculdade ou trabalho, praticar exercícios físicos faz toda a diferença no bem-estar de qualquer um, além de ser ótimo para a saúde. Fazer exercícios dentro de casa é uma prática que “explodiu” durante a pandemia e permaneceu até hoje para muitos que se encantaram com a praticidade envolvida. Porém, para um bom rendimento, é preciso organizar um espaço adequado e, nessa hora, a praticidade do cômodo funcional é sua melhor amiga! 

Você pode criar um ambiente multifuncional no seu escritório, integrando espaço para trabalho e atividade física. Ou, se preferir, você pode incluir esse ambiente em seu quarto ou mesmo na sala de estar. Basta reservar um espaço para o tapete de yoga ou de exercícios. Você também pode definir um local específico para manter equipamentos de exercício compactos, como halteres. Na decoração, o uso de plantas naturais pode trazer frescor ao ambiente.

mulher-realizando-alongamento

Se esse estilo de cômodo funcional faz sentido para você, saiba que nos empreendimentos Yticon os apartamentos contam com opções  de 2 ou 3 quartos. Com isso, você tem um cômodo inteiro para poder personalizar da forma como quiser! Conheça a planta do empreendimento Sunny Downtown, lançamento Yticon em Londrina que será entregue em junho de 2024, próximo ao Boulevard Londrina Shopping: 

planta-com-comodos-funcionais

Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja se mudar ainda esse ano para um apartamento novo. Entre em contato e saiba mais! 

2 – Cantinho da leitura na sacada

Além de ser um espaço para reunir os amigos e a família, a sacada também pode se tornar seu refúgio tranquilo para leitura e relaxamento. Para isso, você só precisa personalizar o ambiente com uma cadeira ou poltrona confortável, almofadas macias e uma mesinha de apoio para os livros, objetos de decoração e sua xícara de café ou chá.

varanda

Você também pode adicionar uma luminária de leitura ajustável para garantir uma boa iluminação durante a leitura à noite. Se quiser algumas indicações para iniciar suas leituras, conheça os livros mais vendidos de 2023!

3- Home office na sala de estar 

Ainda pensando num ambiente para trabalho e estudo, também é possível criar um cantinho de escritório funcional na sua sala de estar, mantendo a praticidade e a estética do ambiente. 

Para isso, escolha uma escrivaninha compactaou bancada suspensa na parede, de forma que se integre bem à decoração da sala. Se não tiver gaveteiros no móvel, você pode montar uma estante e utilizar caixas organizadoras para armazenar documentos e materiais de escritório. Adicione uma cadeira confortável que possa ser facilmente movida para outros lugares da sala quando necessário. Tenha como inspiração o espaço home office junto com a sala de estar no Cosmopolitan, lançamento Yticon em Maringá:

comodo-funcional-sala

Lembre–se que a organização é a chave para a praticidade do cômodo funcional, então volte tudo ao lugar quando terminar de utilizar o espaço e mantenha qualquer papel, documento e outros utensílios nos seus devidos lugares. Uma boa dica é decorar com plantas, iluminação em spots e artes inspiradoras.

4- Cantinho do estudo no quarto

Se você é daquelas pessoas que gosta de estudar no conforto do quarto, a praticidade do cômodo funcional vai ser a solução perfeita para você focar nos estudos em seu lugar preferido da casa.

Escolha uma mesa compacta que se encaixe bem no espaço disponível e organize prateleiras ou nichos acima da mesa para armazenar livros, materiais de escritório e objetos decorativos. Uma boa opção de mesa que otimiza bastante espaço é as em formato de L, como esta do decorado Hype, lançamento Yticon em Londrina:

comodo-funcional-quarto

Para a decoração, invista em objetos que representem sua personalidade e inspirem seu foco e criatividade, mas que também possam dar um toque profissional ao ambiente, como um porta lápis personalizado, mini vasos, ampulheta, globo terrestre e pêndulo. 

Planeje seu cômodo funcional num Yticon! 

Depois de conhecer todos os benefícios de um cômodo funcional, esperamos que você não perca mais tempo e corra para planejar o seu! Independentemente do seu estilo e preferências, um cômodo funcional é sempre útil para otimizar a rotina e facilitar as tarefas diárias.         

Para isso, você pode aproveitar os lançamentos Yticon para poder ter um cantinho para chamar só de seu e personalizar do jeito que quiser! Todos os empreendimentos contam com área de lazer e de serviços completa, além de apartamentos com diversas opções de plantas. Conheça todos eles clicando aqui e entre em contato!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!