Como ler planta baixa? Conheça seus principais elementos
Um dos medos de quem compra um imóvel na planta é se decepcionar com a construção quando ela for entregue. Mas, acredite, isso é bem raro. Para entender como será o seu imóvel, o indivíduo precisa saber como ler planta baixa, além de tirar todas as suas dúvidas com o corretor.
A planta baixa é uma espécie de mapa do imóvel. Quando lemos as informações desse desenho, conseguimos entender a distribuição dos espaços. Isso é fundamental para ajudar o morador a pensar a sua decoração, por exemplo.
É verdade que a planta baixa é um documento criado por arquitetos e engenheiros, mas não é preciso ficar anos na faculdade para conseguir interpretar esse documento — e é isso que vamos ensinar agora.
Quais são os elementos de uma planta baixa?
Quando você observar o desenho de uma planta baixa, verá que ele tem uma série de elementos representados, como as entradas do imóvel, dos cômodos, as espessuras das paredes, informações sobre as paredes e portas, a área útil dos cômodos etc.
Essas informações obedecerão um padrão, pois a planta baixa é um documento que deve respeitar as normas da ABNT.
Existe o uso de símbolos na planta baixa?
Sim, mas eles são mais usados nos documentos direcionados aos arquitetos e engenheiros. Normalmente, quando as plantas são direcionadas às pessoas leigas, o uso de símbolos é raro.
Então, a leitura da planta baixa que uma construtora fornecerá ao comprador de um apartamento será mais fácil, sem o uso de termos ou símbolos complexos e, caso existam, haverá uma legenda para auxiliar a leitura.
Como ler os diferentes elementos de uma planta baixa?
Em primeiro lugar, lembre-se de que a planta baixa representa a vista aérea do imóvel. É mais ou menos como se alguém removesse o telhado do local e tirasse uma foto de cima.
As paredes são representadas por linhas retas, paralelas entre si. Elas podem estar preenchidas com a cor cinza ou preta. Se você notar uma espessura diferente entre as linhas, isso pode indicar o uso de diferentes materiais, como drywall. O comprimento das paredes estarão numericamente especificados.
As janelas são representadas por linhas retas, com um tom e espessura do traço diferente das paredes. Elas mostram o comprimento das janelas e a espessura da esquadraria, além da posição da janela — informação fundamental para saber sobre a incidência de luz solar.
Já as portas são representadas sempre abertas, por uma linha curva que mostra a extensão do movimento que elas farão ao abrirem e fecharem, além de indicarem a direção para qual abrem.
Móveis e elementos que ocupam espaço dos cômodos, como pias e privadas, também são representados na planta baixa.
Você sabe o que é escala?
A escala de uma planta baixa mostra a proporção daqueles desenhos para a realidade. Essa informação está descrita na planta, junto aos dados do responsável pelo documento.
Na escala de 1:100, por exemplo, significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto). Então, não se esqueça de fazer esse cálculo na hora de pesquisar pelos móveis que decorarão o seu apê.
Agora que você sabe como ler planta baixa, não se esqueça de consultar com atenção esse documento para fazer sempre a melhor escolha na hora de pesquisar imóveis.
Aliás, não deixe de ler nosso artigo especial com dicas para comprar o primeiro apartamento. Temos certeza de que ele vai ajudá-lo muito.
COMENTÁRIOS: