22 de abril de 2020 Educação Financeira

Descubra dicas de como usar WhatsApp e chats na sua empresa!

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Os meios de comunicação deram grandes passos com a chegada da internet, especialmente nos celulares. Se antes você tinha um grande custo com mensagens de texto, agora pode usar WhatsApp e chats sem nenhuma dificuldade — até mesmo empresas do ramo imobiliário se beneficiam bastante com isso.

Se você tem um negócio, então já deveria usar o WhatsApp Business em seu dia a dia, um perfil especial do aplicativo com recursos exclusivos para empreendedores. Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe este post!

Por que é importante usar WhatsApp e chats em sua empresa?

Ficar para trás na tecnologia é sempre caminho certo para ficar para trás nos rendimentos. Por isso que você deve se adaptar aos canais de comunicação que trazem maior sucesso para sua empresa. Veja aqui alguns dos benefícios do WhatsApp Business.

Atendimento a qualquer hora

Um chat com respostas automáticas não está restrito ao horário comercial. Mesmo que você não possa responder imediatamente, seus pedidos ficam registrados e podem ser respondidos facilmente.

Qualificação de leads

O WhatsApp Business também oferece ferramentas de qualificação de leads, ou seja, categorização de seus potenciais clientes. Para quem pretende maximizar a rentabilidade, esse tipo de avaliação é fundamental.

Melhor experiência do cliente

O WhatsApp já é a ferramenta de comunicação preferida do grande público. Nada mais lógico que começar a usá-la como parte de seu sistema de atendimento e tornar o contato mais acessível.

Como usar WhatsApp e chats para ganhar mais rentabilidade?

Agora que você entendeu a importância da ferramenta, é hora de ver como usá-la de verdade. Confira, a seguir, algumas dicas para maximizar sua rentabilidade com o seu chat.

Tenha um contato dedicado para a empresa

O mais importante é separar o telefone pessoal do empresarial, especialmente para os pequenos empreendedores. Acredite, isso poupa bastante dor de cabeça e alguns riscos.

Explicite o horário de atendimento

Como já mencionamos, ninguém vai obrigar você a responder uma chamada às 3 horas da manhã, a menos que esse seja o seu horário comercial. Deixe na sua descrição uma mensagem explicando seu horário de trabalho e o período que os clientes podem esperar uma resposta.

Crie respostas automáticas

Em alguns casos, você pode estar ausente ou o lead só precisa de uma informação básica. Nesse contexto, basta acessar seu aplicativo e programar uma mensagem automatizada com o conteúdo desejado — acredite, isso é melhor que deixar o seu cliente no vácuo.

Prepare a equipe para usar a ferramenta

Não pense que pelo WhatsApp ser uma ferramenta comum que o atendimento por chat não exige um preparo. Se você tem uma equipe de atendimento, então todos precisam saber usá-la corretamente e para isso servem os treinamentos.

Faça a análise de suas métricas

Essa ferramenta também permite avaliar suas métricas de desempenho, como número de atendimentos, quais deles estão concluídos, etc. Uma boa olhada nesses números ajuda a avaliar a qualidade do seu trabalho.

Com essas dicas, você já pode usar o WhatsApp e chats com mais eficácia em seu negócio. Depois que se acostumar, sentirá bem de perto a grande diferença que eles fazem em sua rentabilidade.

Quer tirar outras dúvidas? Então deixe um comentário no campo abaixo e responderemos em breve.

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