24 de janeiro de 2020 Educação Financeira

Independência financeira: planeje-se para sair da casa dos pais

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Em algum momento, todos precisam “sair do ninho”, conquistar sua autonomia e ter a própria casa. Porém, a menos que você já tenha passado por essa experiência, deve estar com um monte de dúvidas e inseguranças sobre o assunto. O caminho para sair da casa dos pais e conquistar a independência financeira é bem desafiador, mas está longe de ser impossível.

Se pretende seguir esse caminho, tem algumas coisas que você deveria fazer para facilitar um pouco o processo. Isso não eliminará toda a ansiedade, mas certamente aumentará suas chances de ter sucesso nessa empreitada.

Quer descobrir como prosseguir? Então, siga as dicas a seguir para planejar sua mudança e conquistar a independência financeira tão desejada!

Planeje seu orçamento com antecedência

Aquilo que mais pesa para quem sai da casa dos pais é ter que se sustentar por conta própria. Claro, você já sabe disso, mas não é difícil encontrar histórias de gente que começou a sentir essa ideia “óbvia” na pele. O melhor a fazer é planejar seu orçamento com bastante cuidado.

Coloque em uma lista todos os gastos que espera ter e compare com sua fonte de renda. Contas, aluguel, entre outras coisas que façam parte do seu estilo de vida. No fim de tudo, adicione mais 20% como margem de erro. Se os números ainda baterem, significa que você tem ao menos alguma segurança.

Se possível, faça um teste

Antes de sair de casa, tente fazer um teste de orçamento. Passe alguns meses cobrindo despesas de casa, como aluguel, contas, comida, entre outras coisas. Isso não só deixa mais claro a quantia que gasta, como também já acostuma você a toda essa dinâmica de receber e já ter que desembolsar. Se conseguir lidar bem com isso, já será meio caminho andado.

Tenha sempre um fundo de emergência

Aproveitando que você ainda não tem tantas responsabilidades, é uma boa ideia montar um fundo de reserva para casos de emergência. Se guardar a maior parte do seu dinheiro agora, pode ter alguns meses de folga assim que se mudar, além de recursos para comprar móveis e eletrodomésticos, coisas que você, definitivamente, vai precisar.

Esteja pronto para algumas concessões

Não pense que você vai ter tudo exatamente como quer, mesmo com todo esse planejamento. A independência financeira quase sempre envolve fazer escolhas, geralmente entre sair para se divertir hoje e ter dinheiro para as compras de mês logo depois. Estabeleça seu limite e evite passar da sua cota.

Considere o financiamento de apartamento

O aluguel é uma opção para quem está saindo de casa, mas a compra de um imóvel também pode ser uma excelente ideia, especialmente se você já tem alguma estabilidade prevista para os próximos anos. O financiamento permite adquirir um imóvel com mais facilidade, além de ser um ótimo investimento. Mesmo que você se mude no futuro, pode recuperar seu dinheiro ou colocar o apartamento para alugar. Utilizando essas dicas, já é possível se preparar para sair da casa dos pais e obter sua independência financeira. Com foco e disciplina, as dificuldades com certeza serão menores.

Achou essas dicas úteis? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como elas podem conseguir sua autonomia!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!