12 de novembro de 2019 Morar Sozinho

Pensando em morar sozinho? Veja essas 4 dicas para se planejar da maneira certa!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Morar sozinho é o sonho de muita gente, mas a verdade é que esse sonho pode se tornar rapidamente em um problema se não houver um excelente planejamento da parte de quem quer se mudar. Quer você ainda more com os seus pais ou esteja dividindo aluguel com alguém, se morar sozinho está nos seus planos, esse guia é o ideal para ajudá-lo.

Vamos mostrar como se planejar para que a mudança corra como o esperado e que dicas todo mundo precisa conhecer bem antes de dar esse grande passo. Continue a leitura para descobrir se você está pronto!

1. Estime os custos de morar sozinho

O primeiro passo para morar sozinho é estimar quanto isso vai custar. Quer você alugue ou compre um apartamento, diferentes regiões de uma mesma cidade podem oferecer preços bastante distintos. Por isso, é preciso definir onde quer se instalar e que tipo de vida planeja levar.

Considere quanto dinheiro gasta hoje com suas contas básicas (telefone, internet e outras prestações, como a do carro) e some isso ao aluguel ou parcela do seu novo apartamento, além de entrada e outros custos. Assim, você terá uma base de quanto custa para fazer esse sonho virar realidade.

2. Procure estabilidade financeira

Sair de casa sem estabilidade financeira é uma grande cilada. Por isso, é imprescindível que você tenha uma vida profissional estável para dar esse passo. Um emprego fixo, ou bons rendimentos como profissional liberal vão permitir que você explore várias opções ao sair de casa e que consiga até mesmo comprar um apartamento na planta enquanto ainda mora com seus pais.

Para financiá-lo será necessário dispor de bom crédito na praça, por isso, organize-se financeiramente, pague suas dívidas e considere se inscrever para o Cadastro Positivo. Essas iniciativas ajudarão você a ter um nome mais sólido para conseguir cartas de crédito maiores.

3. Economize e determine prioridades

Todos gostamos de viajar e sair com os amigos, mas quando há algo tão importante em jogo quanto morar sozinho é hora de revisitar as suas prioridades. O que você quer ter conquistado nos próximos cinco anos, a independência financeira ou uma porção de noites mal dormidas?

Liste o que é importante para você e faça adaptações no seu estilo de vida para conseguir poupar mais dinheiro. Assim, ao sair de casa, você terá não apenas o que precisa pagar para conseguir um apartamento, mas também uma reserva de emergência caso aconteça um imprevisto.

4. Financie um apartamento

Ao longo deste artigo citamos duas opções para morar sozinho: o aluguel e a compra de apartamento. A maioria das pessoas que sai de casa o faz sem sequer considerar que poderia utilizar o dinheiro que guarda para comprar um imóvel próprio.

Edificações na planta são mais em conta do que apartamentos que já foram entregues pois o valor da entrada pode ser parcelado durante a obra. Com um bom planejamento você consegue começar a comprar e pagar o seu imóvel antes de fazer a mudança e só sai de casa quando tiver a garantia de um lar completo e pronto para morar.

O financiamento pode ajudá-lo com isso. Juntando os valores que somou em seu FGTS, economias e sua renda mensal é possível adquirir um espaço só seu.

Morar sozinho é uma experiência única. O amadurecimento e crescimento pessoal proporcionados por essa decisão são incomparáveis com qualquer outro que você experimentará na vida. Não ter horário para entrar ou sair ou que dar satisfações a alguém é uma liberdade enorme, mas que vem com uma porção de responsabilidades.

Por isso, prepara-se antes de sair de casa. Pesquise muito, organize-se financeiramente e tome essa decisão de maneira consciente, quando for o melhor momento para você.

Gostou dessas dicas? Acha que está pronto para morar sozinho? Comprar um apartamento será um aspecto importante dessa grande mudança. Por isso, não deixe de ler nosso guia sobre aquisição de imóvel!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!