4 de outubro de 2019 Educação Financeira

Vale a pena quitar um financiamento imobiliário? Saiba aqui!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Para realizar o sonho do apê próprio, a maioria das pessoas precisa da ajuda de um financiamento. Afinal, não é qualquer um que tem dinheiro no banco para comprar um imóvel à vista. Porém, mesmo que o parcelamento não esteja atrapalhando o orçamento, pode valer a pena quitar um financiamento imobiliário com antecedência.

Como você já deve saber, nada impede de pagar algumas parcelas extras a cada mês ou mesmo adiantar toda a dívida. Essa costuma ser uma boa ideia em determinados contextos, mas é melhor observar algumas variáveis antes de tomar a sua decisão. Afinal, ainda é uma quantidade considerável de dinheiro.

Para ajudar a entender melhor esse esquema, listamos aqui alguns itens que você deve conferir para ter certeza se deve ou não quitar um financiamento imobiliário agora. Acompanhe.

Valor dos juros mensais

O primeiro item que sempre entra em jogo na hora de adiantar qualquer compra parcelada, inclusive o financiamento imobiliário, é a cobrança de juros. Em todo financiamento, é adicionada uma taxa de juros a cada pagamento, a qual representa o lucro do financiador. Quanto maior for o prazo da compra, maior é essa taxa.

A questão é que, se você adiantar algumas das parcelas, essa taxa não será totalmente aplicada, já que você está, efetivamente, reduzindo o prazo da compra. Dependendo do valor dos juros, isso representará uma economia considerável no seu orçamento. Converse com a financiadora e veja quanto desses juros podem ser descontados com um pagamento adiantado.

Outros investimentos para o seu dinheiro

Eliminar uma dívida parece sempre ser a decisão mais sábia. Porém, em alguns casos, seu dinheiro será melhor aplicado em outras finalidades. Por exemplo, investindo seus recursos em algum fundo que gere mais dinheiro para você e ajude a pagar o financiamento mais facilmente.

O importante aqui é calcular o rendimento e compará-lo com a economia que você teria ao quitar o financiamento. Dependendo da rentabilidade e do tamanho dos descontos que a financiadora oferece, provavelmente o retorno desse investimento será maior que o desconto obtido. Nesses casos, vale mais a pena pagar todos os juros.

Com essas informações, você já consegue decidir se vale mesmo a pena quitar um financiamento imobiliário. Não deixe de considerar nenhum dos fatores, pois cada um deles pode afetar de diferentes maneiras.

Tem mais algum ponto que você costuma olhar antes de tomar essa decisão? Conte-nos abaixo nos comentários.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!