27 de agosto de 2019 Educação Financeira

Quais são as taxas ao comprar um imóvel novo? Descubra aqui!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Ao comprar um imóvel, é necessário ficar atento aos gastos que estão relacionados a essa aquisição, incluindo as taxas de imóvel novo, relacionadas, por exemplo, ao pagamento de tributos.

Muita gente se esquece desse detalhe e é pega de surpresa pela necessidade de arcar com o pagamento desses custos. Sendo assim, é importante se planejar para conseguir lidar com todas essas obrigações sem que elas gerem dores de cabeça.

Por isso, identificamos neste artigo esses gastos, explicamos seus valores e informamos quando há a possibilidade de obter descontos. Preparado para entender mais sobre as taxas de imóvel novo?

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Comecemos por um imposto municipal. Seu valor equivale a 2% do valor de venda do imóvel. O pagamento é necessário para transferir a propriedade do bem a você, depois do financiamento assinado ou a escritura emitida.

Em algumas cidades, existem descontos ou isenções. Contudo, isso precisa ser verificado junto à prefeitura do seu município.

Funrejus

Esse é um tributo cobrado no estado do Paraná. Ele custa 0,2% do valor cobrado pelos custos cartoriais do negócio. As informações para emissão da guia de pagamento para esse imposto podem ser lidas no site do Tribunal de Justiça do Paraná. Servidores estaduais são isentos do pagamento.

Escritura Pública

A escritura pública é realizada em um tabelionato de notas. Ela deixa registrada as condições do negócio, a descrição do bem adquirido as informações sobre as partes envolvidas etc. Além disso, ela é obrigatória para dar prosseguimento à transferência de propriedade.

A escritura só é exigida quando o imóvel é adquirido sem financiamento, já que nestes casos, o próprio contrato de financiamento tem força de escritura. Caso você faça a compra sem financiamento, procure nossa equipe de incorporação para mais detalhes.

Registro do imóvel

O registro do imóvel é feito em um cartório de imóveis específico da sua cidade. Os imóveis são divididos entre alguns cartórios, de acordo com a sua localização.

A boa notícia é que é possível obter 50% de desconto no pagamento das taxas cartoriais cobradas pelo registro de imóvel. Para isso, o comprador deverá estar registrando o seu primeiro imóvel.

O comprador deverá escrever um documento informando que tem direito ao desconto, de acordo com a Lei de Registros Públicos (Lei 6015/73) e entregar esse documento ao profissional que o atender no cartório. Caso as taxas já tenham sido pagas, não é possível reaver os valores. Negócios realizados à vista não têm direito ao desconto. É importante verificar com o cartório competente do imóvel onde você está adquirindo, qual o documento necessário e as regras para conseguir o desconto.

Como vimos, as taxas de imóvel novo existem e devem ser pagas para garantir a propriedade do comprador sobre a sua compra. Muitos desses custos podem ser incluídos no financiamento. Consulte a instituição onde você está pleiteando o financiamento para mais detalhes sobre isso.

Ainda tem dúvidas sobre taxas ao comprar um imóvel novo? Confira mais informações sobre o ITBI e outras taxas clicando aqui ou entre em contato com a equipe da Yticon.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!