9 de novembro de 2018 Educação Financeira

ITBI e outras taxas: por que pagar?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Quando pensamos dos gastos que teremos com a compra de um apartamento é necessário colocar na conta os pagamentos obrigatórios e necessários para finalizar o processo de compra e efetivar a transferência do imóvel para o seu nome. Somente então, você poderá chamar o seu apê de seu messsmo!

Para que você compreenda também essa parte “chatinha” e passe por ela sem sustos, vamos trazer algumas informações para te deixar preparado e alerta para esta etapa.

Vamos começar pelo ITBI. Você sabe o que é?

ITBI é a sigla de Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis, taxa cobrada pela prefeitura que deve ser paga para efetivar a transferência do imóvel para o proprietário. Sem o pagamento do ITBI, a documentação do seu apartamento não será liberada.

O pagamento do ITBI é obrigatório?

Sim. Toda vez que é feito o registro de imóvel, o ITBI deve ser recolhido. Dessa forma, se você não pagar o ITBI, não poderá finalizar a transferência do bem para o seu nome.

No caso dos imóveis da Yticon, administrados pelo Patrimônio de Afetação, se o ITBI não for pago, quando o empreendimento for concluído e entregue aos moradores, não será possível dar baixa e encerrar o sistema. Então, fique atento aos prazos para pagar tudo certinho.

Como é feito o cálculo do valor deste imposto?

Depende da prefeitura, mas em geral o valor do ITBI gira em torno de 2% do valor de compra e venda do imóvel, descrito do contrato. O valor declarado é a Base de Cálculo para se chegar ao valor do imposto.

Como o ITBI pode ser pago?

Em Londrina, o pagamento pode ser feito dentro de um prazo de 30 dias, e só é possível dar entrada no cartório com o documento pago.
Por isso, é fundamental que o futuro proprietário se antecipe e faça uma reserva financeira para efetuar o pagamento de forma programada. A equipe de vendas da Yticon atualiza os clientes no período adequado, sobre os futuros desembolsos para que ele possa se programar.

No caso dos imóveis MCMV, também é necessário pagar o ITBI?

Em qualquer caso de transferência de imóvel, é obrigatório recolher este imposto. No caso dos apartamentos MCMV, a Yticon efetua o pagamento do ITBI para agilizar o processo de entrega das chaves (e todas as custas inerentes ao registro, como FUNREJUS e custas cartoriais).

Quando o ITBI deve ser pago?

Nesta fase, além do ITBI, é necessário somar outros recolhimentos obrigatórios (e com valores expressivos). Caso financie, é necessário registrar o contrato de financiamento no cartório, neste caso também deverá recolher a guia de ITBI junto a Prefeitura.

Fique atento:
• Cartório: taxa de registro
• Funrejus (Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário): corresponde a 0,2% do valor da escritura do imóvel
• Despesas com a escritura ou com o financiamento do imóvel

Especialistas do setor financeiro orientam que seja feita uma reserva de 5% do valor do imóvel, somente para o pagamento dessas custas. Alguns bancos oferecem a opção de incluir todo o valor das despesas finais no financiamento, mas como serão embutidos juros no valor das prestações também sobre as taxas, faça simulações incluindo essas custas para decidir qual a melhor opção para você.

ITBI

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!