6 de abril de 2021 Educação Financeira

Conheça a importância da educação financeira e como ela pode ajudar a realizar seus sonhos!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Quando pensamos em crise financeira, logo vem à nossa mente a imagem de países. É como se esse tipo de descontrole só fosse possível em uma nação. Não é. Por falta de educação financeira, muitas pessoas experimentam momentos difíceis em suas vidas — ainda que a economia do país esteja indo bem.

Mas o que é educação financeira? Muitos acham que se trata de uma fórmula mágica para ganhar dinheiro. Bem, esse é o oposto de se educar financeiramente.

Por exemplo: investir no mercado financeiro. Muitos brasileiros passaram a fazer isso nos últimos anos, devido às promessas de alta lucratividade. Sem a devida educação financeira, isso leva ao prejuízo.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), só 0,1% dos investidores que investem R$ 100 ao dia têm lucros nessa operação. Viu a importância da educação financeira?

Educação financeira evita prejuízos

Nem todas as pessoas perdem o seu dinheiro em investimentos na bolsa. Algumas acabam se endividando em ações mais simples, como usando o cartão de crédito.

Das famílias endividadas no Brasil, mais de 77% devem à operadora de cartão de crédito. Isso ocorre porque um conceito básico da educação financeira é desrespeitado: gastar menos do que as suas receitas.

Muita gente ainda acha que o cartão de crédito é uma fonte de receita, quando, na verdade, ele é um empréstimo pré-aprovado. Por isso, usar esse empréstimo para comprar futilidades aumenta muito suas chances de se endividar.

Educação financeira garante investimentos

Investir em si mesmo é fundamental para o seu crescimento pessoal. Esse investimento pode ser em qualquer área da sua vida que você queira melhorar, como a sua saúde, moradia, educação etc.

Quando você coloca dinheiro no desenvolvimento da sua vida, você não está gastando, mas investindo. Entender a diferença disso é muito importante para evitar que você evite os investimentos, os confundindo com gastos.

Nesse caso, a educação financeira pode ajudá-lo fazendo com que você analise os seus gastos, cortando os desnecessários e direcionando esse capital para algo que faça a sua vida melhorar.

Educação financeira ajuda você a se planejar para o pior

Você deve entender que momentos de instabilidades vêm e vão. Por isso, o primeiro passo é construir uma reserva de emergência, capaz de pagar suas dívidas essenciais por cerca de seis meses.

Você também deve se preparar para garantir a sua moradia, pois essa é uma necessidade essencial. Estudar as taxas de juros e garantir um valor para dar a entrada do financiamento são ações essenciais para você sair do aluguel e construir o seu patrimônio.

Para você ter uma ideia, a taxa de inflação sobre o aluguel subiu cerca de 20% em 2020. É uma alta muito agressiva. Dependendo do imóvel, esse valor é mais caro do que o de um financiamento.

A educação financeira nos ajuda a refletir sobre essas coisas, fazendo com que saiamos do modo automático e comecemos a pensar de forma mais crítica sobre a nossa vida — e isso é fundamental.

Quer uma última dica de educação financeira? Curta nossa página no Facebook. Sempre publicamos conteúdos educativos lá!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!