11 de abril de 2024 Meu Apê

Decoração Boiserie: traga o estilo clássico e contemporâneo para seu apartamento 

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
decoracao-diy

Uma das maiores tendências em decoração nos dias atuais é a mistura de estilos. Seguir um único padrão está fora de moda, e o segredo agora é saber selecionar diferentes estilos e aplicá-los de forma estratégica, traduzindo sua personalidade e gostos.

Se você está buscando uma decoração clássica, mas também contemporânea para enriquecer seus ambientes, saiba que a decoração Boiserie pode ser a alternativa perfeita. Neste artigo, vamos explorar o que é decoração Boiserie, seus diferentes modelos, e o melhor: como fazer você mesmo (DIY) no seu apartamento.  

O que é decoração Boiserie?

A decoração Boiserie é uma técnica de decoração de interiores originada por volta do século XVIII, na França. O estilo é caracterizado por molduras decorativas aplicadas nas paredes, geralmente dispostas em padrões simétricos. 

Essa técnica pode ser utilizada em todos os ambientes da casa, abrangendo hall de entrada, salas, quartos, cozinhas, corredores e até banheiros, só é necessário se atentar ao material mais adequado para cada espaço.

boiserie-diy

Em sua origem, era utilizada para ajudar no isolamento térmico do ambiente, mas, ao longo do tempo, transformou-se em uma expressão artística arquitetônica da nobreza francesa. A técnica é reconhecida por sua elegância clássica e atemporal, sendo capaz de acrescentar textura, profundidade e um toque de luxo aos espaços. 

A união do clássico com o contemporâneo

A decoração Boiserie tem ganhado cada vez mais espaço no mundo do design de interiores, fazendo um excelente trabalho ao combinar o melhor dos dois mundos: a elegância do estilo clássico com a sofisticação da estética contemporânea.

A decoração clássica e contemporânea preserva características de época ao mesmo tempo em que atribui um aspecto jovem e moderno para os ambientes. Essas diferentes propostas se fundem e se complementam, criando uma atmosfera harmônica e convidativa.

Para fazer uma boa decoração clássica e contemporânea, você pode, por exemplo, criar painéis de Boiserie em uma parede (estética clássica) e depois pintá-la com cores ousadas e vibrantes (estética contemporânea), ou então trazer cores cintilantes em tapetes, almofadas e mobiliário. Outras formas de fazer essa mesclagem é com o uso de móveis, objetos decorativos, luminárias e quadros contemporâneos, criando um ambiente cheio de personalidade e estilo.

decoracao-diy-boiserie

Estilos de Boiserie

Os painéis de Boiserie geralmente apresentam padrões simétricos, florais ou até mesmo figuras elaboradas. Eles podem ser adaptados para complementar uma ampla variedade de estilos de decoração, desde os mais tradicionais até os mais contemporâneos. 

Decoração boiserie tradicional: possui designs elaborados, muitas vezes com detalhes em relevo, arabescos e figuras decorativas esculpidas à mão. 

decoracao-boiserie

Decoração boiserie moderna: possui linhas mais retas e propostas mais simples, ornando perfeitamente com estilos diversos.

boiserie

Faça você mesmo: crie sua decoração boiserie

Os painéis de Boiserie representam uma decoração clássica e contemporânea que pode ser feita com diversos materiais: madeira (a mais tradicional nessa técnica), gesso (com molduras pré-fabricadas), metal, poliuretano, MDF, PVC e EVA – esses quatro últimos são resistentes à umidade. 

Para fazer você mesmo essa decoração clássica diy, recomendamos o uso de EVA – um tipo de espuma sintética que se destaca por sua leveza, flexibilidade e fácil manuseio.  

Você vai precisar de:

  • Fita de Boiserie em EVA autocolante
  • Régua
  • Nível e fita métrica (existem aplicativos em smartphones que também podem servir com essas funções)
  • Trena (opcional, se já tiver fita métrica)
  • Guia ou esquadro
  • Lápis e borracha
  • Estilete
  • Água com detergente
  • Tintas
  • Rolo e pincéis
  • Massa corrida (para acabamentos)
  • Cola de alta fixação (para manutenção)

Passo a passo:

  1. Escolha o design: Antes de começar sua decoração clássica diy, planeje o layout da sua Boiserie. Para isso, você pode pesquisar modelos no Pinterest, Google ou em perfis nas redes sociais que estejam dentro do nicho da decoração. Decida onde você quer instalar os painéis e como deseja que eles sejam dispostos. Depois, decida as medidas de cada peça.
  2. Marcação na parede: utilizando lápis, régua, nível e fita métrica, marque os locais na parede onde você deseja instalar os painéis, fazendo os moldes. Caso precise apagar e refazer, é só usar a borracha.
  3. Corte dos painéis: use o estilete para cortar os pedaços da fita de Boiserie de acordo com as medidas definidas na etapa de escolha de layout. Com a guia ou esquadro, corte as bordas em um ângulo de 45º para se encaixarem umas nas outras. Dica Yticon: mergulhe a lâmina do estilete na água com detergente antes de fazer os cortes, isso ajuda a impedir que a lâmina fique grudando na cola da fita.
  4.  Preparação da parede e aplicação: limpe bem a parede e, se preciso, corrija imperfeições. Inicie a colagem seguindo os moldes desenhados na parede. Tire o plástico que protege a cola somente no momento da aplicação. Esteja sempre utilizando o nível para se certificar que está tudo alinhado corretamente. Depois de colar, pressione a peça para que fixe bem.
  5. Finalização e acabamentos: passe massa corrida nas quinas dos painéis (encontro entre uma borda e outra), podendo aplicar com o dedo ou com um pincel. Use a massa também para preencher áreas nas quais a fita não ficou tão rente à parede, isso é normal acontecer por conta das oscilações presentes em qualquer parede. Pode ser que algumas partes acabem descolando com o tempo, mas basta aplicar com pincel um pouco de cola de alta fixação e ir fazendo a manutenção.
  6. Pintura: agora, chegou a hora de pintar sua parede! Com um pincel, pinte os painéis de forma uniforme. Depois, pinte a parede com rolo ou pincel. Se preferir, você pode pintar os painéis de outra cor. Para isso, proteja os arredores dos painéis com uma fita.

Pronto! Agora é só admirar sua decoração Boiserie caseira e aproveitar o visual elegante e sofisticado que ela adiciona ao seu espaço!

Garanta seu Yticon!

Agora que você sabe tudo sobre essa decoração clássica diy que combina perfeitamente com um estilo contemporâneo, planeje a compra do seu próprio apartamento para personalizá-lo como quiser. Os empreendimentos Yticon têm toda a qualidade, inovação e modernidade que você precisa para viver bem!

Confira também:

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!