30 de abril de 2021 Educação Financeira

Aprenda como usar cartão de crédito a seu favor aqui!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Você sabe como usar cartão de crédito de uma maneira segura? Por oferecer diversos benefícios e facilidades, não é difícil encontrar alguém que já tenha entrado em muitas dívidas por conta dele. Por isso, é extremamente importante utilizá-lo de forma inteligente.

O cartão de crédito precisa ser visto como um aliado da sua saúde financeira e não como uma oportunidade para gastar sem limites, porque, desse jeito, o resultado pode ser um mar de dívidas.

Neste post, reunimos algumas dicas e cuidados para utilizá-lo com segurança e de forma saudável.

Lembre-se de pagar a fatura

A primeira etapa para evitar dívidas no cartão de crédito é ficar de olho na fatura e realizar o pagamento antes do vencimento. Como os juros nesse tipo de cartão, geralmente, são bem mais altos, se você esquecer de pagar a fatura pode se prejudicar com o acúmulo deles.

Uma boa dica para que isso não aconteça é se programar para fazer o pagamento sempre antes ou, no máximo, na data em que o boleto vence. Dessa forma, você não precisará se preocupar com multas por atraso.

Faça um controle de gastos

Uma das formas mais inteligentes de usar o cartão de crédito a seu favor é anotar e ter controle de todos os gastos que você faz com ele. Não é uma boa ideia esperar a fatura chegar para, só então, descobrir o quanto gastou naquele mês. O ideal é ter essas informações de antemão para que suas finanças pessoais não sejam prejudicadas.

Caso o seu cartão disponibilize um aplicativo no qual você tem acesso sobre todas as vezes que ele for utilizado, é uma boa ideia checar com frequência e ir anotando tudo. Com essa prática, o controle se torna bem mais prático e você não corre o risco de tomar um susto com o quanto gastou.

Estabeleça um teto de gastos

É extremamente importante colocar um limite para as suas compras. Dessa forma, você não perde o controle e gasta demais com elas. Analise o quanto você ganha por mês e, logo depois, defina um valor máximo para consumir por mês utilizando o cartão.

Depois, é só ficar de olho nos gastos e anotar todas as despesas. Assim, você não corre o risco de ultrapassar esse limite que criou. Para não ultrapassar o teto de gastos definido, é só utilizar a função de ajustes do limite do cartão, caso ele ofereça essa facilidade.

Negocie a anuidade

Se, mesmo antes já era possível negociar a anuidade do cartão, atualmente, com o tanto de ofertas de opções gratuitas, é quase uma obrigação explorar essa opção. Caso tenha um histórico de pagamentos na data certa, as chances de conseguir uma boa negociação são muito altas.

Você pode entrar em contato e dizer, por exemplo, que recebeu um outro cartão de graça e que, por isso, está pensando em cancelar o que cobra a anuidade. Com a concorrência acirrada, é bem capaz do responsável não medir esforços para reduzir bastante essa taxa — se não zerar de uma vez por todas.

Agora você já sabe como usar cartão de crédito de forma segura. Lembre-se sempre de que as dicas postadas aqui ajudarão você a ter um orçamento mais controlado e, com isso, evitará ter dores de cabeça por conta de dívidas não planejadas.

Para receber mais conteúdo tão relevante quanto este, curta a nossa página no Facebook. Por lá, sempre postamos ótimas dicas que poderão te ajudar!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!