9 de outubro de 2020 Morar Sozinho

Entenda como higienizar compras de mercado corretamente durante a pandemia

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Com o surgimento da pandemia, os cuidados com a higiene pessoal e com a limpeza da casa tiveram que ser redobrados. Do mesmo modo, é preciso saber como higienizar compras de mercado para evitar a disseminação do novo coronavírus e proteger você e sua família.

Apesar de todas as recomendações que devem ser seguidas pelos estabelecimentos comerciais, ainda há risco de contaminação por meio das embalagens pois os itens ficam expostos ao público. Por esse motivo, elaboramos este post explicando como você deve proceder com as compras de acordo com cada tipo de mercadoria.

Entenda como higienizar embalagens plásticas

Grande parte dos produtos que compramos no supermercado vem em embalagens de plástico ou metálicas. Elas podem ser higienizadas utilizando um pano umedecido em um pouco de álcool gel a 70%. No entanto, para garantir que toda a superfície fique livre não apenas do novo coronavírus, como também de bactérias e outras impurezas, utilize uma esponja e lave com água e sabão.

A melhor opção é separar uma esponja somente para a higienização das compras de mercado. Lembre-se de que todos os itens devem passar por essa limpeza, não apenas os gêneros alimentícios que estejam embalados.

Saiba o que fazer com os itens de papelão

Nesse caso, o ideal é descartar tudo o que puder, principalmente com produtos que venham em caixas de papelão e cujo conteúdo já é protegido por outra embalagem, como os tubos de pasta de dente. As mercadorias que não puderem ser retiradas das caixas devem ser higienizadas com um pano levemente umedecido com álcool a 70%.

É importante não molhar demais a embalagem, pois a ideia é apenas limpar a superfície. Não esqueça de limpar também o local no qual você apoiou as mercadorias para serem desinfectadas. Prefira bancadas fáceis de serem limpas, como mármore ou vidro e evite as de madeira, pois o material é poroso e pode acumular as impurezas.

Lave bem as frutas, verduras e legumes

Como são itens que ficam bem mais expostos, os vegetais requerem um cuidado maior, mesmo os cujas cascas serão descartadas para o preparo das refeições. Então, prepare uma solução com uma 1 colher de água sanitária para cada litro de água limpa. Deixe todas as frutas, verduras e legumes submersos por aproximadamente 15 minutos.

Em seguida, lave-os em água corrente e deixe secar naturalmente. Mas, atenção: nem toda água sanitária é adequada para a desinfecção dos alimentos. Por isso, sempre confira no rótulo se a marca pode ser utilizada para essa finalidade.

Limpe ou descarte as sacolas

O ideal é sempre utilizar sacolas ecológicas, pois não prejudicam o meio ambiente. Assim que chegar do supermercado, lave-as com água e sabão. Se forem feitas de plástico, basta secar com um pano. Por sua vez, se forem de tecido, coloque-as para secar no sol.

As sacolas fornecidas pelo estabelecimento também devem ser desinfectadas. A melhor opção é utilizar um pano umedecido com álcool a 70%, guardá-las por no mínimo 3 dias em local separado para reaproveitá-las ou descartá-las da maneira adequada para que sejam recicladas.

Agora que você já sabe como higienizar compras de mercado, não deixe de tomar os devidos cuidados após a desinfecção: limpe bem as superfícies em que manuseou os produtos e não deixe de lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool em gel assim que terminar.

Quer mais conteúdos exclusivos como esse? Então assine a nossa newsletter para receber os materiais direto em seu e-mail!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!