11 de setembro de 2020 Meu Apê

Como fazer a reciclagem em casa? Confira os cuidados necessários!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Já faz tempo que a destinação correta do lixo deixou de ser responsabilidade exclusiva das autoridades para se tornar obrigação de todo cidadão. Atualmente, muitas empresas têm o dever de aliar crescimento econômico à preservação do meio ambiente. Até porque, sem o envolvimento de todos é impossível dar conta do volume de dejetos que produzimos todos os dias.

E, como conscientização nunca é demais, preparamos este conteúdo com informações sobre a importância da reciclagem em casa e dicas para você adotar a prática e contribuir não apenas com a sua cidade, mas com o planeta. Confira!

Por que é importante reciclar

Reciclar é garantir a perpetuação das condições de vida no planeta; trata-se de um ato com reflexos diretos na sustentabilidade. Por isso, a correta destinação do lixo deve fazer parte das obrigações da sociedade. Confira alguns benefícios deste ato.

Diminuição e prevenção de impactos ambientais

Os danos ocasionados pela destinação inadequada do lixo na natureza são gigantescos. Uma garrafa plástica abandonada no meio ambiente pode levar até 500 anos para se decompor. Já um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água potável. Quando se recicla, estes materiais ganham um novo uso, reduzindo a exploração dos recursos naturais.

Redução dos riscos à saúde pública

Com o descontrole sobre os dejetos produzidos pelo homem, a saúde pública fica em risco. Um exemplo é a proliferação dos lixões, onde o material é depositado sem nenhum tratamento ou controle sanitário. O crescimento das cidades e de suas populações amplia o depósito de lixo nesses locais, além de ser quase impossível encontrar novos espaços adequados para esse uso. Criada em 2010, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos determina a extinção destes locais, o que ainda não foi possível.

Diminuição de perdas econômicas

O ato de não reciclar reflete também na economia do país. Segundo a ONG Akatu, se todos os resíduos plásticos gerados no Brasil fossem reciclados, uma economia de R$ 5,7 bilhões seria gerada. Em contrapartida, a reciclagem funciona como uma verdadeira indústria, gerando renda para catadores e cooperativas.

Como separar corretamente nosso lixo

O primeiro passo é conhecer os tipos de dejetos que são produzidos em sua casa. O lixo orgânico é formado pelos rejeitos que não podem ser reaproveitados ou reciclados, como restos de alimentos, folhas, madeira etc. Já os resíduos recicláveis podem ser remanufaturados e reutilizados. Entre eles estão os plásticos, vidros, metais, entre outros. Estes materiais precisam ser armazenados separadamente e destinados à coleta seletiva.

O ideal é que cada tipo de material seja armazenado separadamente. Eles também devem ser limpos, uma vez que resíduos de alimentos e outros materiais orgânicos impedem a reciclagem. Informe-se junto à prefeitura de sua cidade a respeito da coleta seletiva e sobre a localização das unidades de reciclagem e coleta de itens especiais, como pilhas, baterias e óleo de cozinha.

O que a nossa omissão pode ocasionar

Não é preciso ir muito longe para verificar os prejuízos ocasionados pela falta de cuidados e pelo descarte inadequado de lixo orgânico ou reciclável. Além de comprometer a saúde pública, as perdas econômicas são enormes.

O lixo jogado nas ruas, por exemplo, entope os bueiros e gera enchentes. Nos lixões, o chorume produzido pelos dejetos contamina o solo e os lençóis freáticos e produz gases tóxicos. Já a reciclagem permite proteger e reduzir o uso de recursos naturais que são importantes para a vida e para a economia, como a água, a fauna, a flora e os minerais, como a bauxita, que vira alumínio.

Provavelmente você já conheça a maior parte das informações que passamos neste texto sobre reciclagem em casa. Porém, é sempre importante relembrar da nossa responsabilidade para a manutenção da qualidade de vida no planeta. E, além do saber, é fundamental colocar em prática estes bons hábitos.

Para continuar colaborando com a sustentabilidade do planeta, que tal compartilhar estas informações com os seus contatos em suas redes sociais?

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!