Descubra agora como fazer porta temperos para sua casa!
Provar uma comida bem temperada é um prazer sem igual. Por isso que tantas pessoas guardam alguns vidros com vários tipos de especiarias na cozinha. Contudo, eles podem ocupar bastante espaço e deixar o visual bem poluído. Mas, e se você soubesse como fazer porta temperos artesanais e personalizados?
Isso mesmo! Com um pouco de disposição e inspiração, é possível fazer seus próprios porta temperos e integrá-los com a decoração da cozinha. E o melhor de tudo: não é tão difícil quanto parece. Basta ter algumas instruções para dar os primeiros passos.
Para ajudar você com isso, trouxemos aqui algumas ideias de como fazer porta temperos para seu apartamento. Confira.
Use tubos de ensaio tampáveis
Um dos recipientes mais comuns para vários temperos são os tubos de ensaio com tampa e algum tipo de vedação. Você pode comprar esses itens separadamente em lojas de decoração ou como parte de algum outro produto. Dessa forma, quando o conteúdo for consumido, a embalagem poderá ser usada para outra finalidade.
É uma opção bem versátil, pois os tubos não ocupam muito espaço e podem ser facilmente arranjados junto a outros aspectos da sua decoração. Por isso, vale a pena investir nessa ideia.
Prateleiras nas paredes
Outra opção comum é dispor os potes de vidro ou acrílico nas prateleiras, principalmente as de compensado, madeira e metal. Dessa forma, você cria um espaço simples e elegante, o qual combina com os recipientes dos temperos e pode ser facilmente reorganizado.
Prateleiras com pequenos padrões, principalmente aqueles que combinam com o resto dos azulejos e esquema de cores da cozinha, são muito bem-vindos. Apenas tenha em mente que, por segurança, deve haver uma barra para impedir os recipientes de tombarem.
Pendurados em alumínio ou inox
Para quem prefere manter os saquinhos de tempero ou só gosta de tê-los suspensos, um suporte de alumínio ou inox com ganchos pode ser a melhor alternativa disponível. Com ele, você terá bastante praticidade, pois pode pendurar saquinhos de tempero ainda fechados e utilizá-los na medida do necessário.
Também existem embalagens plásticas com ganchos. Isso permite que você armazene esses temperos com mais segurança e ainda os utilize como parte de um porta temperos suspenso.
Embalagens de balas
Não estamos falando daquelas embalagens de papel, mas sim daquelas caixinhas que podem ser abertas e fechadas e não são biodegradáveis. Elas são simples, compactas e só precisam de uma limpeza adequada para serem utilizadas novamente. Ótima ideia para quem deseja economizar e reaproveitar recursos.
Ímãs suspensos
Por fim, mas não menos importante, você também pode utilizar sua geladeira como um porta temperos! Para isso, fixe um ímã em potes já utilizados, de preferência com cola adequada ou com uma faixa. Assim, basta colocá-los ao lado da geladeira e você terá uma prateleira simples e elegante.
Com essas ideias, você já pode começar a pensar em como fazer porta temperos que complementam a sua cozinha. Mesmo algo simples pode contribuir bastante com a organização e decoração da sua residência.
Achou essas ideias interessantes? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a se inspirarem.
COMENTÁRIOS: