30 de junho de 2022 Como comprar um Yticon

Como comprar um apartamento na planta? Veja tudo o que você precisa saber!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Planejamento do Imóvel Yticon

Sair do aluguel, conquistar a casa própria, investir em um empreendimento com preço mais em conta… Esses são alguns dos objetivos de muitas pessoas e uma ótima maneira de alcançá-los é a compra de um apartamento na planta

Mas, afinal, você sabe o que é e como funciona comprar um apartamento na planta? A Yticon compilou todas as informações que você precisa para garantir que o processo seja o mais tranquilo possível. Vamos falar das etapas, dos índices utilizados, dicas importantes e muito mais. Confira!

Etapas da compra de um apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta significa que você fará um investimento em um imóvel que ainda será construído  ou está em construção. Ele pode ser dividido em três etapas básicas: lançamento; construção; vistoria e entrega das chaves. 

Basicamente, na primeira, o imóvel está pronto para ser vendido, mas não construído. Então você pode conhecer mais detalhes do projeto. 

Na segunda, como o próprio nome já diz, é a hora do empreendimento sair do papel e tomar forma. 

Por fim, a terceira é quando você vai vistoriar se o imóvel está dentro dos padrões prometidos e, estando tudo certo, recebe as chaves do seu novo apê.

Índices utilizados no momento de compra

Para se planejar financeiramente, uma etapa importante é entender quais índices costumam ser usados na hora de estabelecer detalhes sobre o financiamento. Estamos falando dos índices que geralmente são usados como referências para estabelecer valor das parcelas de imóveis em construção.

Analisando Cartão Yticon

Você já os conhece? Veja abaixo informações a respeito de cada um.

  • INCC ou Índice Nacional de Custo de Construção: este índice, que é feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), calcula mensalmente o aumento dos custos dos insumos que são utilizados em construções habitacionais.
  • CUB ou Custo Unitário Básico: feito pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país e também calculado mensalmente, ele visa determinar o custo global da obra perante a lei. Assim, assegura aos compradores os valores reais dos custos de materiais de construção, mão de obra e equipamentos.
  • IGP-M ou Índice Geral de Preços – Mercado: usado para medir a inflação (aumento de preços), ele é divulgado mês a mês pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).

Informações importantes sobre as opções de pagamento

Ainda em relação a valores, saber quais são as formas de pagamento disponíveis e como é a funcionalidade de cada uma delas é muito importante para comprar um apartamento na planta. Pois, dependendo da forma de pagamento escolhida, é ela quem vai guiar o andamento da compra do imóvel.

Corretor apresentando imóvel Yticon
  • Pagamento à vista: essa opção é recomendada, principalmente, para quando se tem dinheiro guardado. Pois ela te dá maior poder de negociação e probabilidade de conseguir descontos.
  • Financiamento Imobiliário: uma das formas mais utilizadas no país, no financiamento, o banco faz o empréstimo do dinheiro necessário e você devolve a quantia com juros, mas em várias parcelas, geralmente. Saiba mais sobre como financiar um imóvel!

Para imóveis na planta, o pagamento é dividido em duas partes, uma que acontece antes da entrega das chaves e a outra, depois. A primeira parte, normalmente, é o momento de quitação do valor de entrada. Depois, já com as chaves, o pagamento das parcelas.

Vale destacar que as parcelas pagas antes da entrega das chaves não são financiadas, ou seja, não possuem juros. Apenas a correção monetária com base no Índice Nacional de Construção Civil será aplicada sobre essas parcelas. 

Além disso, caso opte por fazer o financiamento diretamente com a própria construtora, a vantagem é a isenção de juros durante a construção do imóvel. Nesta fase, a construtora corrige os valores seguindo o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

  • Consórcio imobiliário: embora funcione de modo parecido com o financiamento, ele tem um sistema um pouco diferente de contemplação. Enquanto no financiamento você já sai com o dinheiro após a assinatura do contrato, no consórcio você precisa esperar ser sorteado ou então fazer um lance ao longo dos meses de contrato.

Preços mais baixos, mais segurança e valorização: são muitas vantagens de comprar na planta

Chegou a hora de falarmos sobre os benefícios de comprar um apartamento na planta.

Casal comemorando conquista da casa nova
  • Preços mais acessíveis e flexibilidade na negociação: você pode estar se perguntando “mas por que o preço é mais acessível neste caso?”. Como estamos tratando de um imóvel novo, as construtoras costumam fazer preços e condições diferenciadas, justamente para atrair compradores. Então você pode conseguir uma condição especial.
  • Menor necessidade de reparos e reformas grandes: você pode acompanhar todo o processo da construção, além de poder deixar o espaço com a sua cara, porque conseguirá solicitar a personalização da planta em alguns casos.
  • Grandes chances de valorização: ele tende a valorizar em torno de 20% a 35% durante a obra e gera a construção de um patrimônio financeiro familiar, proporcionando maior segurança.
  • Maior tempo de planejamento e organização para a mudança: enquanto seu apartamento está em construção, você pode fazer as compras com mais calma, evitando estresse e garantindo mais economia para o seu bolso. Para saber mais, acesse esse texto do nosso blog.

Até o momento, passamos por: como comprar, como funciona financiar, qual a valorização e as vantagens de comprar um apartamento na planta. Vamos, por fim, te dar 5 dicas de como ter uma conquista bem sucedida.

Dicas essenciais para fazer uma boa compra

Analisando as dicas para fazer uma boa compra
  1. Verifique a credibilidade da Construtora: conheça a empresa que você está contratando, veja se teve problemas em alguma obra e confira a credibilidade que ela construiu ao longo dos anos. A Yticon, por exemplo, tem 13 anos de experiência no mercado imobiliário e possui a forte credibilidade como um dos seus diferenciais.
  1. Conheça todos os detalhes do projeto: utilize os recursos que você tem a seu favor (visitar o decorado, analisar o material de apoio oferecido pela construtora, tirar suas dúvidas etc) para te ajudar a entender o que esperar no momento da entrega e conferir se tudo foi feito conforme o prometido;
  1. Analise prazo de entrega e condições de pagamento: com isso, decida se concorda esperar durante aquele tempo e as condições de pagamento estabelecidas, analisando se estão dentro do seu orçamento;
  1. Visite a região do estande em diferentes horários: mesmo que seja um apartamento na planta, você pode visitar a rua da sua futura residência, o estande de vendas e o decorado em diferentes dias e horários. Dessa forma, você entra em contato com a rotina daquela região e entende se a dinâmica te agrada;
  2. Cuidados com as burocracias para evitar desgastes: registre toda a negociação. Como fazer isso?  Confirme via e-mail o que foi combinado, separe os documentos, guarde folders e folhetos, tire uma foto da maquete do projeto e, o mais importante, leia atentamente o contrato.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para comprar um apartamento na planta, chegou a hora de escolher qual se encaixa melhor nas suas necessidades e desejos e adquirir o apartamento dos seus sonhos.

Na Yticon, além de anos de tradição em Londrina e região, confiança, credibilidade e qualidade no nosso trabalho, temos uma variedade de empreendimentos com imóveis na planta disponíveis para você. 

Dentre eles, o Vibe e o Up Residence são grandes destaques! O primeiro está localizado na região Sul de Londrina (PR), próximo à barragem do Lago Igapó e tem 5 opções de plantas. O segundo fica em Maringá, com uma localização privilegiada, infraestrutura completa de serviços, diversas vias de acesso e 3 opções de plantas.

Não deixe de conferir mais opções neste link e fale com um de nossos corretores.    

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!