16 de agosto de 2019 Educação Financeira

Como financiar um imóvel: conheça os 7 passos fundamentais

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Comprar o apartamento próprio está entre as conquistas que indicam progresso e bem-estar. Inclusive, porque uma propriedade tem valor muito além do material, representando segurança e autonomia.

Para viabilizar todos esses benefícios, o financiamento imobiliário se destaca como excelente alternativa. Por meio dele você conquista um lugar para chamar de seu, sem precisar pagar o valor integral à vista. Desse jeito, pode parcelar a aquisição em até 35 anos, dependendo do financiamento escolhido.

Quer saber tudo sobre como financiar um imóvel e concretizar a meta de ter o seu próprio espaço? Venha conosco e conheça os 7 passos essenciais para financiar o futuro apê!

1. Analise os rendimentos pessoais e familiares

O primeiro dos passos para você ter sucesso ao financiar um imóvel consiste em calcular a totalidade da sua renda mensal. Ter o valor dos recebimentos bem claro é fundamental para definir o preço do apartamento que você poderá comprar.

Isso porque a quantia que você comprovar servirá como base para avaliar a sua capacidade de pagamento. Veja que compor renda com outras pessoas é uma possibilidade, mas será preciso elas também participarem da contratação do crédito.

Avalie também suas despesas, assim como seus gastos mensais fixos e variáveis. Conhecendo estes valores, você poderá encaixar melhor as parcelas de seu financiamento sem passar nenhuma dificuldade.

2. Faça uma simulação do financiamento

A simulação do financiamento ajuda a descobrir o custo aproximado do seu futuro apê. Essa informação é bastante útil para perceber como a aquisição se encaixa no orçamento.

Bancos públicos e privados dispõem dessa ferramenta na internet, sem nenhum compromisso. Para usar suas funcionalidades, basta acessar o site da entidade bancária e inserir os dados solicitados.

Isso feito, quase que no mesmo instante você saberá o valor aproximado das parcelas. Tenha em mente que o valor de cada prestação não pode ser superior a 35% da sua renda bruta mensal.

Não deixe de consultar nossa equipe especializada e se o empreendimento que você está adquirindo possui alguma condição especial.

3. Escolha o crédito adequado ao seu perfil

As diferentes linhas de crédito imobiliário disponíveis no mercado podem confundir um pouco quem pensa em como financiar um imóvel. Portanto, é preciso conhecer quais são esses financiamentos — para escolher o mais alinhado com o seu perfil.

As opções de crédito imobiliário em vigor no país incluem os financiamentos operados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e com recursos da carteira hipotecária.

Essas modalidades de financiamento se diferenciam pela origem dos valores que emprestam. As taxas de juros cobradas e os índices usados para corrigir as prestações também são diversos, dentre ambos os tipos de crédito.

E para amortizar a dívida ou fazer sua quitação, cada um desses financiamentos permite usar uma espécie de recurso. Assim, considerar todas essas variáveis é imprescindível para saber qual financiamento é o melhor para você.

Se você se enquadra em algum dos programas habitacionais do Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida, terá benefícios que incluem juros mais baixos e até parte do valor do imóvel subsidiado.

4. Esteja com o seu nome em ordem

Comprar um imóvel parcelado depende de estar com o crédito em ordem, pois só assim se consegue aprovar a solicitação junto à financiadora.

Afinal, problemas relacionados a compromissos financeiros implicam em dificuldades para a obtenção de novos créditos. Por isso, antes de pedir um financiamento imobiliário, é importante verificar a situação do seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Caso esteja com pendências, o ideal é buscar sua regularização, para só então apresentar o pedido de financiamento. A relevância desse cuidado é bastante alta, já que uma solicitação recusada demanda esperar um tempo antes de refazer o pedido.

5. Avalie os recursos que podem servir como entrada

Atualmente é possível financiar até 80% do valor de um imóvel, portanto é importante que avalie como fará o pagamento dos 20% de entrada, e caso não tenha o valor à vista, procure a Yticon e veja possibilidades de parcelamento.

Se você conta com saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é bom saber que é prevista a liberação desse recurso para compra de imóvel — isso, desde que atendida uma série de requisitos ligados à utilização do Fundo. As regras para utilização do FGTS na aquisição do imóvel, estão disponíveis aqui.

As quantias depositadas no FGTS poderão ser usadas agora ou no futuro, pois as somas ali vinculadas também servem para reduzir as prestações do imóvel, bem como para quitar o financiamento. Procure pela instituição onde você fez ou fará o financiamento se informe-se das opções.

6. Encontre o imóvel dos sonhos

Resolvido quanto você pretende pagar pelo imóvel, é hora de encontrar os apartamentos que se encaixam nessa faixa de preço. Provavelmente você já tenha uma ideia da configuração do seu imóvel ideal e da localização preferida.

Agora está na hora de você procurar a Yticon e ver qual de nossos produtos atende melhor as suas exigências. Temos certeza que encontrará uma opção perfeita.

7. Junte toda a documentação para requisitar o crédito

É preciso juntar diversos documentos e comprovantes ao solicitar um financiamento imobiliário. Essa papelada vai ser entregue à entidade financiadora e servirá de base para a análise cadastral.

O processo todo vai correr mais rapidamente se você tiver com tudo separado e pronto. A relação dos papéis que você deve ter em mãos abrange suas comprovações de identidade, estado civil e rendimentos.

Até aqui você viu como financiar um imóvel, e que esse é um procedimento repleto de opções e detalhes. Para ter sucesso com esses trâmites, ter o apoio de uma boa construtora é crucial. Afinal, o atendimento de profissionais experientes ajuda a direcionar as escolhas e solucionar os entraves. Nesse caso, a aquisição do imóvel tende a ser agilizada, pois contará com as orientações de quem entende a fundo de financiamento imobiliário.

A Yticon disponibiliza uma equipe altamente qualificada para estar ao seu lado na compra do futuro lar. Com o nosso foco na qualidade e o conceito de garantia de entrega, oferecemos as mais vantajosas condições para você adquirir o seu apê!

Se você gostou das dicas, continue conosco e descubra agora o que avaliar na hora de comprar um apartamento!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!