10 de dezembro de 2020 Morar Sozinho

Aprenda aqui como fazer um painel ripado elegante para o seu lar!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Você já deve ter visto imóveis decorados com painéis ripados, uma solução que garante mais modernidade e arrojo para o ambiente. Que tal criar, no seu próprio lar, o clima de sofisticação e elegância dessa decoração?

Neste post, vamos dar algumas dicas sobre como fazer um painel ripado para transformar o seu apartamento. Por mais ousado que pareça, essa alternativa de decoração pode ser aplicada em diferentes ambientes sem envolver, obrigatoriamente, um grande investimento. Confira!

O que é um painel ripado?

Em um painel ripado, são utilizadas tiras de madeira dispostas de forma paralela, a fim de criar um efeito de uniformidade na decoração. É uma ótima opção para garantir dinamismo e profundidade a uma decoração ao substituir paredes lisas, por exemplo.

Além do elemento estético, o uso de painéis ripados na decoração garante alguns benefícios. Eles são fáceis de aplicar e também protegem a parede que cobrem. São, ainda, uma alternativa para cobrir cabos e equipamentos sem comprometer a circulação de ar, que evita o aquecimento das máquinas.

Também conta a seu favor o fato de ser um elemento de decoração sustentável, principalmente quando é feito à base de materiais ambientalmente corretos — como a madeira de reflorestamento.

Como fazer um painel ripado?

Fazer um painel ripado pode ser mais simples do que parece. Com algumas habilidades básicas, é possível transformar o seu apê com essa técnica. Confira alguns passos básicos para fazer o seu painel.

Verifique e meça a parede

O primeiro passo para fazer um painel ripado é verificar se a parede onde ele será instalado está corretamente aprumada. Isso interfere diretamente em uma instalação perfeita dos painéis. Com a superfície em condições adequadas, é preciso medir exatamente a área a ser coberta para cortar as ripas corretamente.

Escolha o tipo de madeira

A escolha do tipo de madeira tem influência no acabamento do painel e também no seu custo final. Madeiras mais nobres — como o freijó e a imbuia — são mais sofisticadas, mas podem encarecer o seu projeto.

Porém, os painéis feitos com MDF laminado também apresentam excelentes resultados e são soluções mais econômicas.

Prenda as ripas no painel

A fixação das ripas no painel é uma etapa que exige atenção. Para que ele fique perfeito, é necessário precisão, tanto na medição das ripas quanto no seu corte. Fique atento também ao distanciamento entre elas.

Depois de cortadas, as ripas devem ser coladas e grampeadas ao painel que servirá de sustentação.

Fixe o painel na parede

A etapa final vai ser fixar o painel na parede do seu apartamento. Para isso, você pode medir com antecedência o ponto onde o painel será colocado e deixar aquele espaço sem a ripa. Depois de fixá-lo, cole as ripas faltantes.

Após a fixação, é preciso aplicar sobre o painel um verniz à base de água para dar acabamento e proteger a madeira.

O que achou das nossas dicas sobre como fazer um painel ripado para o seu lar? Não é tão difícil como parece, não é mesmo? Então mãos à obra! É hora de usar a criatividade e transformar a decoração do seu apê.

E para saber de mais dicas legais sobre decoração, basta curtir nossa página no Facebook. Lá, você fica por dentro de todas as nossas novidades sobre o assunto.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!