30 de outubro de 2020 Educação Financeira

O que é e como descobrir o meu score de financiamento imobiliário?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Adquirir seu apartamento próprio é um grande passo, por isso é muito importante que você tenha conhecimento do que pode impactar na aprovação ou reprovação do seu financiamento, caso você opte por financiá-lo. Um dos principais fatores que impactarão no resultado de sua análise de crédito é o Score.

Se você ainda não conhece esse indicador, saiba que é importante se familiarizar com ele antes de solicitar um financiamento, visto que é um critério que pode afetar suas chances de aprovar seu financiamento imobiliário. Depois de entender melhor o score, é possível usá-lo da forma certa na hora de planejar essa compra.

Neste post, vamos explicar o que é o score de financiamento imobiliário, como ele funciona e o que é levado em conta em seu cálculo. Acompanhe!

O que é o score de financiamento imobiliário e para que ele serve?

De forma bem simples, o seu score é um indicador que reflete o quão provável é que você pague todas as parcelas de um acordo ou dívida, arcando com os juros, sem atrasos ou perdas. Ele apresenta um número que vai de 0 a 1000. Quanto mais elevado, mais confiável você é para o financiamento.

Existem três categorias desse score. De 0 a 300, é o risco mais elevado. Entre 300 a 700, há um gradiente de risco e 700 pontos ou mais é considerado um bom score.

Como o score de financiamento imobiliário é calculado?

Há muitos fatores que são levados em conta na hora de estabelecer esse score, muitos dos quais você pode ativamente trabalhar, influenciar e/ou alterar. Veja aqui alguns dos principais.

Perfil de quem solicita

Idade, localidade e carreira são fatores que pesam bastante na hora de fazer a análise do seu score. Nenhuma instituição financeira faz uma aprovação de financiamento sem pensar primeiro se o solicitante tem um perfil com alto risco de inadimplência.

Histórico de crédito

Outro fator levado em conta é o histórico de crédito do solicitante. Se uma pessoa já é conhecida por ser boa credora, honrando as dívidas que assume, suas chances de cumprir o pagamento de uma nova também são maiores. Da mesma forma, alguém com contas em aberto, especialmente atrasadas, tem maiores chances de não cumprir suas obrigações.

Nível de renda

Naturalmente, a sua capacidade de pagar tudo também afeta seu score de financiamento imobiliário. Pessoas com carreiras seguras e renda estável tendem a ser mais bem colocadas, já que é menos provável que não deem conta dos custos.

Busque uma ferramenta de cálculo

Em última instância, a melhor forma de fazer o cálculo é buscando uma empresa especializada, que tem uma ferramenta para calcular o score de cada solicitante. Muitas delas disponibilizam essa simulação em seus sites, sendo fácil encontrá-las.

Agora que você entende melhor o score de financiamento imobiliário, pode levá-lo em conta na hora de planejar a compra do seu apartamento. Com a ajuda do corretor qualificado, será mais fácil fazer essa escolha para investir em seu imóvel e encontrar o que você procura.

Quer continuar recebendo nossas novidades? Então siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube para acompanhar tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!