6 de maio de 2021 Educação Financeira

Entenda aqui o que é subsídio na compra de um imóvel!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Adquirir um imóvel é um dos grandes sonhos de muitas pessoas. No entanto, para alguns o desafio de alcançar essa meta é maior, já que o custo de investimento é alto. Felizmente, você ainda pode encontrar algumas formas de auxílio, começando por entender o que é subsídio na compra de um imóvel.

Você provavelmente já ouviu falar desse benefício ou tem alguma familiaridade com ele. Contudo, para que ele seja bem aproveitado, é preciso conhecer também os seus detalhes e especificações.

Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, vamos falar um pouco sobre o que é subsídio na compra de um imóvel, como ele funciona, quais seus benefícios e como você pode pedir o seu. Acompanhe.

O que é o subsídio na compra de imóvel?

De forma bem simples, o subsídio habitacional é um benefício oferecido pelo governo, o qual oferece um valor para auxiliar na compra de um imóvel para famílias de média e baixa renda.

A intenção aqui é clara: diminuir o valor e o total de parcelas que são pagas em imóveis e aumentar o número de pessoas com acesso à casa própria. Dessa forma, os compradores obtêm um desconto para o pagamento, o que contribui com a redução da desigualdade a longo prazo.

Quem tem direito e quanto recebe?

Primeiramente, o benefício só é concedido a famílias que não têm imóvel próprio. Ou seja, ele só pode ser obtido na compra do primeiro imóvel. Além disso, o tamanho do subsídio também é determinado pela renda bruta mensal dos beneficiários.

Outro item que será verificado é se você possui dependentes, caso possua, pode ainda ter um valor maior de subsidio liberado. Consulte com o seu corretor se é possível seu enquadramento também neste item.

Ao fazer o pedido, seu perfil passará por uma análise, a qual determinará se você tem direito ao benefício e de quanto ele será. Esses valores específicos variam com o tempo e as flutuações na economia. Sendo assim, para ter certeza dos detalhes e incluí-los em seu planejamento, é importante pesquisar os programas específicos que fornecem esse subsídio e suas normativas atuais.

Como ele contribui com a compra do seu imóvel?

A forma mais óbvia é, certamente, a redução do total a ser pago. Mesmo um subsídio habitacional de 10% a 15% já é de grande ajuda, pois pode representar a remoção de vários meses ou mesmo alguns anos do prazo total de pagamento.

Como solicitar esse subsídio na compra de um imóvel?

Primeiramente, você deve verificar em qual programa de subsídio habitacional você pretende se encaixar. O mais comum é o Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida.

Agora que você entende o que é subsídio na compra de um imóvel, pode começar o planejamento para solicitar o seu. Isso é importante para conseguir uma casa própria sem ter problemas com o pagamento.

Quer mais ajuda para se planejar e conquistar seu primeiro imóvel? Então entre em contato com a Yticon e veja como podemos auxiliar você.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!