28 de janeiro de 2020 Educação Financeira

Quais são as principais modalidades de pagamento de imóveis?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A compra de um apartamento é bastante diferente da aquisição de outros bens. Por se tratar de um item de valor muito maior, o financiamento é a categoria mais popular de pagamento para esse tipo de compra. Mas como funcionam as modalidades de pagamento de imóveis e qual delas é a ideal para que você consiga conquistar o apartamento próprio?

Neste artigo, mostramos como você pode usar desde o FGTS até os consórcios e financiamentos para adquirir seu novo lar. Confira!

Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é um programa do governo para facilitar a aquisição de imóveis próprios no país. Proponentes com renda de até R$ 9 mil reais podem subsidiar parte de seus apartamentos. Os valores diferem dependendo da faixa de renda de quem faz a solicitação até a localização do imóvel.

Os recursos são repassados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, responsáveis por articular os financiamentos entre construtoras e proponentes.

Utilizando o FGTS no pagamento

O FGTS é um dos recursos mais utilizados para a compra de imóveis e ele pode ser combinado com modalidades de financiamento como o Minha Casa Minha Vida. Trata-se de um recurso no qual é utilizada uma parcela ou todo o valor do FGTS do cliente para a aquisição de um bem imóvel ou de material de construção.

Também é possível utilizar o FGTS como parte da entrada, o que torna essa modalidade de financiamento bastante atraente na compra de imóveis novos ou usados, na planta ou prontos para morar.

Todos os imóveis comprados com FGTS estão sob o regime SFH de amortização, ou seja, podem ter custo máximo de R$1,5 milhão.

Consórcio de imóvel e carta de crédito

A carta de crédito imobiliário é um documento com valor real que o consumidor pode utilizar para adquirir um bem. Casas, apartamentos, terrenos e outros tipos de imóveis residenciais e comerciais, todos podem ser adquiridos com uma carta de crédito, uma das modalidades de financiamento mais utilizadas no Brasil.

As cartas são resultado de um consórcio, sistema de pagamento em que o consumidor contribui mensalmente com valores e pode dar lances para quitar a dívida mais cedo e adquirir a sua carta de crédito rapidamente.

As cartas de crédito são emitidas por instituições financeiras, com detalhamento do valor exato a que se tem direito e do prazo para utilizá-lo. Elas podem ser utilizadas para comprar imóveis de mesmo valor ou de valor superior ao descrito na carta de crédito. Caso o montante na compra do apartamento seja maior que o da carta de crédito, o comprador precisa ter esse valor em mãos, não pode financiar o restante.

Mas fique atento: as cartas de crédito não estão isentas de tributação e mesmo os consórcios pagos para adquiri-las são reajustados anualmente pelo INCC e possuem uma taxa de administração.

Não importa como você vai financiar o seu apartamento: um bom parceiro poderá ajudá-lo a fazer isso com muito mais facilidade e conseguirá orientá-lo para a decisão com melhor custo-benefício e que se encaixa no seu estilo de vida.

Por isso, procure uma construtora competente como a Yticon e deixe que nossos consultores ajudem você a entender qual modalidade de pagamento de imóveis é mais interessante para a sua família.

Agora que você conhece as modalidades de pagamento de imóveis, que tal começar a procurar o seu? Fale com a equipe da Yticon agora mesmo e descubra as unidades disponíveis!

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!