16 de outubro de 2020 Morar Sozinho

Aprenda 4 dicas essenciais de mesa posta para iniciantes!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Uma das coisas mais prazerosas de ter o próprio apartamento é poder receber a família em ocasiões especiais, chamar os amigos para descontrair após um dia de trabalho ou, ainda, preparar um jantar romântico para a pessoa amada. Nessas situações, uma mesa bonita e bem-arrumada faz toda a diferença, pois demonstra o quanto você se preocupou em agradar os convidados e fazer com que eles se sentissem à vontade.

A boa notícia é que montar uma bela decoração para a sua mesa não é uma tarefa difícil e pode ser feita com o que você já tem ou gastando bem pouco. Anote as dicas de mesa posta para iniciantes que separamos neste post e torne os momentos das refeições ainda mais especiais!

1. Escolha o estilo da ocasião

O primeiro passo para uma mesa posta com elegância é definir a ocasião. Afinal, situações, como um café da manhã, um almoço em família, um lanche descontraído com os amigos ou um jantar sofisticado, exigem estilos diferentes de decoração. Em seguida, é preciso escolher o cardápio da ocasião.

Esses dois pontos serão o seu norte para a escolha de todos os outros elementos, como modelo e quantidade das louças e talheres, lugares à mesa e a necessidade ou não de outro móvel para acomodar as comidas e as bebidas.

2. Escolha as cores da sua mesa

O próximo passo para arrumar sua mesa é escolher uma paleta de cores para a decoração. Esse ponto é fundamental para fazer uma composição harmônica e elegante. Além disso, as cores dão o tom do estilo escolhido, que estará presente na toalha, nos talheres, nos pratos, nos itens decorativos e nos demais elementos utilizados.

É importante ter bastante cuidado com a mistura de estampas. O excesso pode causar a sensação de poluição visual e criar a impressão de desorganização. Desse modo, se você optou por uma toalha ou um jogo americano estampado, prefira louças e sousplats lisos, em tons neutros ou com algum que faça parte da paleta de cores. O contrário também vale, ou seja, pratos estampados ficam melhores em toalhas lisas.

Mesa Posta – Apartamento Decorado Villa das Paineiras

3. Aposte nos detalhes

Uma das melhores dicas de mesa posta para iniciantes é investir em detalhes. Então, se você tiver louças lisas e em tons neutros, poderá utilizá-las em todas as ocasiões. Basta mudar os acessórios, como toalha de mesa, jogo americano, sousplat, copos e guardanapos para ter uma decoração totalmente diferente.

Alguns elementos enriquecem muito a decoração de uma mesa, como flores ou velas. Ao utilizar plantas, prefira arranjos menores, pois os altos ou volumosos podem bloquear a visão e atrapalhar a interação entre as pessoas. No caso das velas, opte pelas não perfumadas para que não interfiram no aroma da comida.

Mesa Decorada – Apartamento decorado Cosmopolitan

4. Organize os itens na mesa

A disposição de todos os elementos não apenas deixa a mesa mais bonita, como também facilita para que as pessoas se sirvam. Entenda o que não pode faltar e como cada item deve estar colocado:

  • toalha para ocasiões mais formais ou jogo americano para encontros mais simples;
  • sousplat, que serve como base para o prato e garante mais sofisticação à decoração da mesa;
  • prato ao centro de cada lugar reservado ao convidado;
  • faca à direita, com o fio voltado para o prato;
  • garfo à esquerda;
  • colher de sobremesa acima do prato, com o cabo para a direita;
  • copos e taças acima do prato, à direita;
  • guardanapo dentro ou ao lado do prato, sempre à direita.

Como você viu, é possível arrumar uma mesa linda utilizando os itens que já tem, reaproveitando outros ou gastando pouco. Seguindo as nossas dicas de mesa posta para iniciantes, você fará uma decoração incrível para receber seus convidados com elegância e tornar o momento inesquecível.

Gostou das dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais. Assim, outras pessoas também saberão como fazer uma mesa linda para todas as ocasiões!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!