20 de abril de 2023 Morar Sozinho

5 dicas de como organizar um guarda-roupa funcional

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Acabou de se mudar e quer comprar um novo guarda-roupa ou está com muita roupa acumulada e precisa reorganizar o seu? A Yticon preparou dicas que, com certeza, vão te auxiliar nesse momento.

Escolher um guarda-roupa funcional e arrumar as roupas de forma organizada pode ser uma atividade desafiadora, mas que valerá muito a pena para otimizar tempo e espaço. 

Nossas dicas para guarda-roupa organizado também te ajudarão a manter a qualidade e a durabilidade das roupas, além de facilitar seu dia a dia quando precisar escolher algum “look”. 

O que é um guarda-roupa funcional?

Para que um guarda-roupa seja funcional, ele precisará ter o móvel com o tamanho ideal para encaixar perfeitamente no cômodo escolhido, além de ter espaço suficiente para que todas suas roupas fiquem bem acomodadas. 

Algumas opções de guarda-roupas podem funcionar melhor em espaços menores, como os com portas de correr ou os planejados. Gavetas e cabideiros também são partes essenciais de um guarda-roupa funcional.

guarda-roupa-cor-gelo

Depois de escolher seu guarda-roupas ideal, veja as dicas de como manter um guarda-roupa bem organizado e funcional:

1 – Defina quais roupas serão mantidas, doadas ou consertadas 

A primeira atitude que você precisa ter para garantir uma boa organização de guarda-roupa é escolher quais roupas serão mantidas e quais precisam de reparo ou serão doadas. 

Este processo é muito importante para que você não acumule peças que já não usa mais. Então, aproveite também para vestir suas roupas novamente e ter certeza que elas te servem e se ainda combinam com o seu estilo atual.

mulher-erguendo-camisa-rosa

Lembre-se que os espaços da nossa casa são um reflexo da nossa vida. Ou seja, quando você decide fazer a limpa nas suas peças de roupas e ter apenas o necessário, a sua mente se beneficia e é confortada por um ambiente organizado. 

2 – Invista em peças básicas

Para ter boas combinações de roupas e manter um guarda-roupa funcional, existem algumas peças “chave” que não podem faltar, independentemente de qual seja seu estilo. 

São elas: camisetas, camisas, vestidos, blazers e calças em tons neutros, como preto, branco, bege, marrom e cinza

Em geral, essas peças combinam muito bem com qualquer composição, inclusive com roupas coloridas, possibilitando criar diferentes opções de “looks” que podem ser usados diversas vezes.

mulher-no-closet-escolhendo-roupas

3 – Separe suas roupas por categoria 

Uma outra solução para resolver o problema de desorganização do guarda-roupas é separar as peças por categorias. Confira algumas sugestões e veja qual se adapta melhor ao seu dia a dia: 

  • Cores (do mais claro ao mais escuro, por exemplo);
  • Estações (considerando também a temperatura do ambiente); 
  • Tipos de eventos: casuais, formais, passeios ou festas. 
organizando-gavetas

Ao definir um espaço para cada uma das roupas, considere suas preferências (aquelas que você sabe que usa mais) e as condições do tempo na sua região. Por exemplo, se estiver calor, é melhor deixar os shorts e vestidos em lugares de destaque

A utilização de cabides na organização de guarda-roupa funcional é uma ótima opção para melhorar o armazenamento e a visualização das suas roupas. São ideais, caso você tenha muitas roupas e pouco espaço, já que eles podem servir de suporte para diversas peças ao mesmo tempo, além de evitar que elas amassem com mais facilidade.

mulher-organizando-guarda-roupa

4 – Teste combinações

Experimentar suas roupas e testar combinações também pode ser uma das soluções de organização de guarda-roupa. Quando você já sabe quais peças podem ser combinadas, você garante uma boa otimização de tempo.

Você verá o quanto isso vai ser útil quando precisar montar um look às pressas ou estiver sem ideia do que vestir. Você poderá, inclusive, economizar na compra de novas roupas ao descobrir um novo mundo de possibilidades com as que você já tem!

jovem-ajustando-roupa-no-corpo

5 – Utilize caixas, cestos e separadores

Caso seu guarda-roupa não disponha de tantas gavetas, utilizar cestos e caixas funcionam muito bem! Com elas, é possível setorizar suas peças, principalmente as roupas de cama e de banho, e otimizar melhor os espaços.

Investir em separadores menores também é super interessante para aproveitar melhor os espaços disponíveis. Mais conhecidos como colmeias, eles são ideais para peças pequenas, como meias e roupas íntimas.

homem-organizando-guarda-roupa

O Hype, empreendimento da Yticon, em Londrina, tem 82m² privativos e um espaço ideal para closet, em que você pode montar seu guarda-roupa funcional. Confira:

closet-cinza

Agora que você já sabe como montar um guarda-roupa funcional, é só aproveitar todas nossas dicas para guarda-roupa organizado e montar um espaço que atenda às suas necessidades. 

Como vimos, essa atitude traz muitos benefícios: organizar sua mente, otimizar tempo e espaço, preservar a qualidade das roupas, economizar dinheiro e te ajudar a montar os melhores “looks”! 

Aproveite para também conferir como organizar sua cozinha e o espaço para home office em casa!

Conheça nossos empreendimentos e não perca mais tempo: garanta seu apê na planta com a Yticon! Fale conosco. 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!