11 de janeiro de 2024 Morar Sozinho

Energia elétrica e circuitos em apartamento: saiba como funcionam!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
circuito-eletrico

Você já imaginou como é feita toda a rede elétrica de um apartamento? Mesmo que não conheça todas as etapas de forma técnica, sabe que esse processo precisa ser feito de maneira detalhada para funcionar com excelência e, além de tudo, ser totalmente seguro. 

Mas, além do cuidado com a construção de circuitos elétricos seguros em apartamentos e instalação de tomadas e interruptores, é necessária também uma atenção dos moradores no momento de usá-los, principalmente no que diz respeito às voltagens específicas de cada área. 

Para você que está interessado em se mudar para um novo apartamento e quer entender melhor sobre como são realizados todos os processos de instalação elétrica e como funciona a voltagem, a Yticon preparou este artigo com o passo a passo de como tudo é feito: 

1- Criação de um projeto elétrico residencial

O projeto elétrico residencial é o primeiro passo para a formação do sistema de energia elétrica no apartamento. Ele é elaborado por um profissional habilitado, como um engenheiro eletricista, e serve como um guia para a instalação adequada de circuitos elétricos seguros em apartamento. 

O planejamento e execução de um bom projeto elétrico é essencial para evitar problemas como sobrecargas, curtos-circuitos e incêndios causados por instalações elétricas inadequadas. Além disso, contribui para a eficiência energética e o correto funcionamento dos equipamentos elétricos da residência.

circuitos-eletricos

2- Fiação

Após o projeto, inicia-se a instalação da fiação. Os condutores elétricos (fios) são passados pelo interior das paredes, lajes e conduítes conforme o planejamento do projeto. 

Os fios fase são os responsáveis pela alimentação elétrica que possibilita o funcionamento dos equipamentos. Já o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, fazendo parte das medidas de proteção contra sobretensões e choques elétricos. Cada fio possui uma cor específica para identificação: preto ou vermelho para fase, azul para neutro e verde ou amarelo para terra. 

Os condutores são conectados nos quadros de distribuição, onde são organizados e conectados aos disjuntores e dispositivos de proteção. Para a criação de circuitos elétricos seguros em apartamentos, existem etapas específicas, como: 

1- Criação de circuitos em apartamentos separados para diferentes áreas, como cozinha, banheiros, áreas de serviço, quartos e áreas sociais.

2- Cada circuito é dimensionado de acordo com a carga elétrica prevista para aquele ambiente e são instalados dispositivos de proteção, como disjuntores e dispositivos diferenciais-residuais (DRs). Esses equipamentos são capazes de desligar a energia automaticamente caso identifiquem algum problema.

3- Os cabos elétricos são roteados de acordo com o projeto, evitando cruzamentos com cabos de alta tensão ou fontes de interferência, e são identificados adequadamente para facilitar manutenções futuras.

4- Todo o sistema elétrico converge para o quadro de distribuição, onde os circuitos são conectados aos disjuntores correspondentes. 

painel-eletrico

3- Instalação de tomadas, interruptores e dispositivos

Após a instalação dos condutores, são feitas as conexões nos pontos específicos de instalação, como tomadas, interruptores, luminárias e demais dispositivos elétricos.

Uma vez concluída a instalação, é realizada uma verificação minuciosa para garantir que todos os circuitos estejam funcionando corretamente. Testes de continuidade, tensão e aterramento são feitos para assegurar a integridade do sistema elétrico.

4- Energização e uso

Após todos os testes e verificações, o sistema elétrico do apartamento está pronto para ser energizado. Os moradores podem então utilizar a energia elétrica no apartamento de forma segura, utilizando os equipamentos e dispositivos instalados.

familia-em-casa-yticon

Diferença entre voltagens residenciais 

Depois de ter entendido como é feito o planejamento e instalação de energia elétrica e circuitos em apartamento, também é importante saber como funciona a voltagem das tomadas. Confira: 

Como funciona a voltagem das residências no Brasil?

A voltagem residencial padrão pode variar entre 110V (atualmente 127V) ou 220V em diferentes regiões do país. Não há uma diferença técnica significativa entre voltagens residenciais, além da tensão disponível nas tomadas, que influenciam apenas no funcionamento de dispositivos elétricos projetados para voltagens específicas. 

Nas cidades em que há empreendimentos Yticon, como Londrina (PR), Maringá (PR), Campinas (SP) e Cambé (PR), a voltagem padrão é de 127V. Por causa disso, o mais indicado é que os moradores comprem eletrônicos e eletrodomésticos que sejam compatíveis com este tipo de voltagem. Se um aparelho for incompatível com a voltagem do apartamento, ele será danificado com o uso contínuo. Uma alternativa é utilizar um transformador de voltagem ou optar por aparelhos bivolts. 

Os aparelhos bivolt possuem capacidade de funcionar em diferentes voltagens residenciais, como 127V e 220V. Eles contam com adaptação automática ou manual a diferentes tensões elétricas, eliminando a necessidade de adaptadores ou transformadores. Eles também são benéficos porque oferecem versatilidade e flexibilidade para uso em diferentes regiões e sistemas elétricos, simplificam o uso em viagens ou mudanças de residência, e são mais convenientes e econômicos, pois não necessitam de acessórios extras para funcionar em diferentes voltagens.

Um bom exemplo de aparelho bivolt são os próprios carregadores de celular, que funcionam bem em tomadas 220V ou 127V sem nenhum risco. Dessa forma, durante uma viagem ou mudança de apartamento, você não precisa se preocupar! 

Quer morar com segurança? Conte com uma construtora experiente! 

Atuando há 15 anos no mercado da construção civil, a Yticon sabe que a segurança elétrica desempenha um papel crucial na edificação de um apartamento. Por isso, a incorporadora entrega apartamentos construídos segundo os mais rígidos padrões de segurança elétrica, com equipes especializadas que planejam e executam cada detalhe do sistema elétrico. 

A utilização de fiação de qualidade, dispositivos de proteção eficazes e a conformidade com as normas técnicas mais rigorosas são elementos fundamentais em todos os nossos empreendimentos.

Por isso, ao escolher a Yticon, você não apenas adquire um apartamento de qualidade, mas também usufrui da tranquilidade de viver em um ambiente seguro. Entre em contato hoje mesmo e conheça todos os empreendimentos! 

Se você gostou desse conteúdo, confira outros artigos no blog da Yticon: 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!