22 de fevereiro de 2024 Meu Apê

6 Itens que não podem faltar na decoração de quarto infantil

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
crianca-com-brinquedo

Em busca de garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável de seus filhos, os pais de crianças pequenas buscam cada vez mais criar um ambiente que seja seguro, funcional e visualmente atrativo

Com esse propósito em mente, a Yticon preparou este guia completo, feito para oferecer inspirações e orientações aos pais na organização do quarto infantil. Ele vai te ajudar a transformar o espaço infantil em um ambiente cativante e cheio de aconchego! Acompanhe nossa seleção de itens essenciais para montar um quarto infantil:

1- Cama confortável e segura

É fundamental garantir que a criança tenha uma noite de sono tranquila e segura, e isso começa com a escolha adequada de móveis para o quarto da criança, sendo o principal deles a cama. Dependendo da idade e das necessidades específicas da criança, pode-se optar por diferentes tipos, como a cama box, beliche (caso sejam irmãos), ou até mesmo um berço, oferecendo proteção e conforto durante os primeiros anos de vida. 

Ao escolher uma cama para criança, priorize a segurança! Certifique-se de que a cama seja estável, tenha barreiras de segurança para evitar quedas e seja feita de materiais seguros, livres de substâncias tóxicas. 

Segundo especialistas, caso a criança ainda durma no berço, é importante deixá-lo sem protetores, almofadas, travesseiros ou bichos de pelúcia. Esses objetos podem fazer com que a criança sofra algum acidente ou seja superestimulada e não consiga dormir. 

Já o colchão do berço deve ser firme, ocupando todo o espaço interno, sem vãos nas laterais. A altura do berço deve medir no mínimo 60 centímetros e a distância entre uma trave e outra deve ser menor do que seis centímetros, para que ela não passe a perninha e acabe se machucando.

berco-crianca

2- Objetos de armazenamento

Para manter a acessibilidade e organização do quarto infantil, é fundamental investir em soluções de armazenamento adequadas. Prateleiras, nichos, armários, caixas organizadoras e cestos são essenciais para guardar brinquedos, roupas e outros pertences da criança de forma organizada e prática.

crianca-quarto

Trocador, cesto para roupa suja e poltrona de amamentação são outros itens essenciais que facilitam muito o dia a dia da criança. Para combiná-los com o restante da decoração, aposte em cores neutras, como o marrom, bege, branco e cinza. 

Além desses itens essenciais para montar um quarto infantil, também é importante investir em móveis para quarto de criança, como uma estante, guarda-roupa e mesa de cabeceira. Só tome cuidado com as quinas e objetos pontiagudos que podem estar expostos. Para eles, é possível utilizar protetores de quinas e cantos para evitar que a criança sofra algum acidente. 

Esses móveis para quarto de criança ajudam a maximizar o espaço disponível e facilitam o acesso aos itens, tornando o ambiente mais funcional e acolhedor. Além disso, também são capazes de incentivar a criança a ser organizada com seus próprios brinquedos. 

3- Cantinho para brincar

É crucial proporcionar à criança um espaço onde ela possa brincar e estimular sua imaginação livremente. Algumas dicas de design para essa área no quarto infantil é montá-la num tapete estilo tatame com almofadas macias, mesinha, lápis de colorir, massinha e uma variedade de brinquedos e jogos adequados à sua faixa etária.

decoracao-infantil

Ao oferecer um ambiente propício para a brincadeira, você promove o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, além de proporcionar momentos de diversão e aprendizado. Lembre-se que a segurança também é importante nessa hora, então procure telar as janelas do quarto para evitar acidentes. 

Além de ambientes internos, as crianças têm à disposição espaços externos para diversão nos condomínios da Yticon. Entre eles, destacam-se a brinquedoteca, ideal para os pequenos, e o playground, perfeito para entreter as crianças maiores.  

No empreendimento Auguri, lançamento Yticon em Londrina, há uma área de lazer específica para a interação entre crianças: 

quarto-grande-crianca

Já pensou em ter esse espaço disponível para o seu filho sempre que ele quiser? Entre em contato e conheça todos os tipos de plantas! 

4- Iluminação adequada

Garantir uma iluminação suave e ajustável é essencial para criar um ambiente aconchegante, especialmente durante a noite. Um item essencial para montar um quarto infantil é uma luminária de mesa ou abajur ao lado da cama em luz quente para proporcionar uma luz suave e relaxante. 

Outra dica de design para quarto infantil é investir em uma cortina ou persiana que seja ajustável, permitindo que a quantidade de luz solar que entra no ambiente seja controlada. Assim, a criança não corre o risco de ser incomodada. 

Se quiser, pode conferir os 5 melhores modelos de persianas para o seu apartamento! 

5- Elementos decorativos 

Incluir elementos decorativos que reflitam os interesses e a personalidade da criança é uma maneira eficaz de fazer uma decoração de quarto infantil mais acolhedora e estimulante. 

Quadros, obras de arte diversas, almofadas temáticas, luminárias personalizadas e outros itens decorativos podem ser adicionados na decoração de quarto infantil para criar um ambiente atraente para a criança. Esses elementos não apenas contribuem para a estética do quarto, mas também incentivam a criança a se sentir mais conectada ao seu espaço, promovendo um senso de pertencimento e conforto. 

quarto-crianca

Se quiser conhecer outras dicas de design para quarto infantil, conheça 5 tendências de decoração! 

6- Parede personalizada  

Outra maneira encantadora de decorar o quarto infantil é por meio da pintura, papel de parede ou desenhos personalizados na parede. Com essas opções, é possível transformar uma parede em um mural temático, como uma floresta encantada, um jardim lúdico ou um céu estrelado. Confira algumas inspirações:

quartos-de-criancas

Além disso, efeito de pintura degradê, formas geométricas, desenhos de personagens favoritos da criança, animais ou mesmo estilos customizáveis, como parede de quadro-negro, são opções criativas que tornam o quarto único.

Hora de montar o quarto infantil dos sonhos! 

Investir em um quarto infantil bem projetado e equipado é uma decisão que vai além do aspecto estético. É uma escolha que impacta diretamente no desenvolvimento e no bem-estar das crianças. 

Ao proporcionar um ambiente seguro, funcional e visualmente atraente para os pequenos, os pais estão criando um espaço onde suas crianças podem crescer, aprender e se desenvolver de forma saudável e feliz. 

Se está nos seus planos fazer um cantinho desse para os seus filhos, a Yticon oferece empreendimentos de até 3 dormitórios, com diversas opções de plantas e área de lazer completa para divertir os pequenos! Conheça todos eles e entre em contato!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!