11 de outubro de 2023 Meu Apê

5 melhores modelos de persianas para seu apartamento! 

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
persiana-na-janela

Assim como as cortinas tradicionais, as persianas têm a função de controlar a luminosidade e ventilação que entram no ambiente, mas com um toque mais moderno e elegante. Por serem versáteis e estarem disponíveis em diversos modelos, formatos, cores, tecidos e materiais, as persianas vêm ganhando cada vez mais espaço em projetos arquitetônicos. Além de cumprirem com excelência seu objetivo, elas também podem ser usadas para aprimorar a decoração de diferentes cômodos. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com a definição do que é persiana e os cinco melhores modelos de persianas para você se inspirar e implementar os que mais gostar em seu apartamento.  

O que é persiana? 

A persiana é um tipo de cortina fixa utilizada na parte interna de janelas ou portas de vidro. Uma das suas principais vantagens é a possibilidade de controlar a entrada de iluminação e ventilação de acordo com a abertura total ou parcial da persiana.  

Esse modelo de cortina pode ser controlado por cordões, correntes ou motores, baseado em um sistema de roldanas. Dentre as variações de fechamento, elas podem ser: padrão (com uma cordinha para puxar e travar); monocontrole (com haste para girar e fechar); ou motorizado (com uso de controle remoto). 

Para a instalação, é importante procurar uma empresa especializada e que saiba como fazer todo o procedimento de forma segura e eficiente. Para a limpeza, em geral, é recomendado o uso de espanadores e pano úmido, mas pode variar de acordo com o modelo e tecido da persiana. O mais recomendado é consultar um profissional. 

Agora que você já sabe o que é persiana e as informações principais sobre instalação e manutenção, conheça os melhores modelos de persianas para um ambiente moderno e confortável: 

1- Persiana Double Vision 

A persiana Double Vision é uma opção elegante de persiana para seu apartamento. Ela apresenta dois tipos de tecidos paralelos (um atrás do outro) que se intercalam em faixas horizontais, permitindo o bloqueio da luz de acordo com a forma que são alinhadas. 

No decorado do Sunny Downtown, lançamento Yticon em Londrina, a Persiana Double Vision é utilizada na porta de correr entre a sala de estar e a sacada.

melhores-modelos-de-persianas

O estilo Double Vision é uma tendência em persiana para apartamento que proporciona um visual único e moderno, além de criar um ambiente delicado e aconchegante. Antes de escolher, uma dica é analisar bem a diversidade de cores possíveis, como branca, cinza, preta e bege e analisar qual se encaixa melhor na decoração. As texturas variam desde tecidos translúcidos ou double screen até semi-blackout. Por não serem totalmente bloqueadoras da luz, não são indicadas para dormitórios.

2- Persiana Romana 

Uma das opções mais elegantes de persianas para seu apartamento é a persiana romana, conhecida por seu estilo clássico que combina muito bem com dormitórios e escritórios. Feita de tecido leve, ela funciona com um cordão na lateral que, quando puxado, faz–a subir na horizontal e criar dobras no tecido.

persiana-na-casa

Esse modelo também é uma tendência em persiana para apartamento, especialmente devido à sua versatilidade de materiais possíveis. Pode ser confeccionado em diversos materiais, como poliéster e bambu, conferindo um modelo mais rústico. Além disso, há versões em tecidos nobres, como seda ou fibras naturais, que ficam muito bem em locais com baixa ou média intensidade de luz solar. 

Se você pretende utilizar esse modelo em quartos, salas ou escritórios, as persianas de madeira, blackout ou tela solar bloqueiam de forma mais eficaz a luz solar, proporcionando maior privacidade e controle da luminosidade. 

Assim como as persianas, os quadros também podem dar um destaque a mais no ambiente. Confira aqui nosso artigo sobre dicas de quadros para a sala de estar. 

3- Persiana Horizontal 

Outro modelo que entra nas tendências em persiana para apartamentos mais tradicionais é a horizontal, composta por lâminas horizontais e um mecanismo que permite girar ou recolhê-las para controlar a luminosidade que entra no ambiente. São ótimas persianas para decoração do apartamento com variadas possibilidades de cores, como cinza, branco, preto e dourado. 

Veja como no decorado do Urban, lançamento Yticon em Maringá, as persianas horizontais foram usadas em diferentes cômodos:

o-que-persiana

É um modelo versátil que pode ser utilizado em diversos ambientes, proporcionando um estilo despojado e contemporâneo. Para escritórios e quartos infantis, os materiais mais indicados são PVC, por ser antialérgico e resistente, e alumínio, por ser resistente e de fácil manutenção. Se for utilizar em dormitórios, optar pela de madeira é uma boa escolha. 

4- Persiana Rolô

Assim como o nome diz, a persiana rolô faz com que a cortina seja enrolada em torno de uma barra central. Isso acontece com o auxílio de uma corrente ou cordão ao lado e, dessa forma, é possível ajustá-la de acordo com a abertura desejada. 

Para te inspirar, veja como a persiana rolô deu um toque especial no dormitório do Carmel, lançamento Yticon em Londrina:

persiana-no-quarto

É uma escolha excelente de persiana para decoração do apartamento, que oferece ampla variedade de modelos, como blackout, isolante térmico e bambu, além de opções com tecidos finos ou mais grossos. Essa persiana pode ser usada praticamente em qualquer cômodo, a única indicação é que em escritórios, quartos e salas sejam utilizados modelos blackout, poliéster, ABS ou acrílico. Na cozinha, os melhores são os modelos de fibra natural, juta e linho.

Se você quer combinar itens de decoração com a persiana, precisa conhecer os objetos de decoração que deixam o apartamento incrível. Clique aqui e confira nosso artigo! 

5- Persiana Celular

A persiana celular oferece elegância, estilo e tecnologia aos ambientes. É feita com células em formato sextavado, bem parecido com um favo de mel quando vista lateralmente, uma ótima opção de persiana para a decoração do apartamento. Pode ser formada por camadas simples, duplas ou triplas, com tecidos com tecnologia anti-envelhecimento, o que garante o formato original das células. 

Esse tipo de persiana proporciona conforto térmico e acústico, sendo possível utilizá-la em salas de jantar, estar ou banheiros. Elas também oferecem soluções inovadoras para o controle da luminosidade, filtrando 100% de raios UV. 

Veja como a persiana celular foi utilizada na sala de estar do decorado do Malibu, lançamento Yticon em Londrina: 

persianas-na-sala

Como escolher persianas para seu apartamento? 

Além de entender o que é persiana e conhecer os melhores modelos, também é preciso saber como escolher os persianas para o seu apartamento. Para isso, considere dois fatores principais: a quantidade de luminosidade que você quer no ambiente e o estilo de decoração presente no cômodo. 

De forma genérica, para dormitórios, prefira as persianas rolô e romana, pois bloqueiam 100 % a luz. Para a sala de estar e sala de jantar, as mais indicadas são as persianas rolô, double vision e celular, por serem mais decorativas e permitirem entrada de luz suave. Para banheiros e cozinhas, escolha persianas de fácil manutenção, como a horizontal, double vision e rolô.

Já para escritórios, as persianas mais modernas, como a romana e a horizontal, são as melhores! Inspire-se no espaço home office do decorado do Venice Downtown, lançamento Yticon em Londrina: 

opcoes-elegantes-de-persianas-para-seu-apartamento

Agora, com certeza você já sabe como escolher persianas para o seu apartamento, mas e definir as cores certas para pintar cada cômodo? Você também sabe? Confira nosso artigo completo sobre esse assunto clicando aqui

Com este artigo completo, esperamos que você tenha encontrado sua preferida entre as diversas opções elegantes e modernas de persianas para o seu apartamento! Também é importante que você tenha entendido como escolher persianas para o seu apartamento, principalmente porque ela é um item de destaque no ambiente. 

Se você ainda não tem um apartamento para chamar de seu, a Yticon tem os melhores empreendimentos com diferenciais exclusivos, como veneziana nos dormitórios, bancadas de granito e piso laminado em áreas secas. Aproveite para conhecer todos eles clicando aqui e mande-nos uma mensagem! Vamos conversar sobre a realização do seu sonho do apartamento próprio.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!