25 de agosto de 2020 Morar Sozinho

Customização de eletrodomésticos: 4 cuidados para não danificá-los

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Ter uma cozinha prática, bonita e personalizada é um dos principais objetivos quando se fala em reforma e decoração. Mais do que escolher os revestimentos e optar pelo encaixe perfeito dos móveis planejados, um bom projeto de cozinha passa também pela aquisição de equipamentos ou mesmo pela customização de eletrodomésticos.

Entre as técnicas utilizadas nesse tipo de personalização estão a pintura e o envelopamento. Porém, além da estética é preciso atenção para não danificar os equipamentos, prejudicando seu desempenho ou comprometendo sua vida útil.

Neste post, listamos alguns cuidados importantes para proteger seus eletrodomésticos na hora da customização. Confira!

1. Limpe o eletrodoméstico

Fazer uma boa limpeza no eletrodoméstico antes de customizá-lo é fundamental para obter o melhor resultado. Se houver alguma sujeira no aparelho, o acabamento da peça pode ser comprometido. A limpeza é ainda mais importante quando a personalização é feita com adesivo, já que a presença de poeira prejudica a adesão do material no equipamento.

Deixar o eletrodoméstico pronto para a transformação é bastante simples. Basta um pano com água e um pouco de sabão neutro para remover todas as partículas e gorduras eventualmente presentes. Utilize uma toalha para secá-lo e siga em frente com a customização.

2. Tenha cuidado ao lixar

Alguns eletrodomésticos precisam ser lixados antes da pintura ou do envelopamento a fim de garantir melhor aderência do material a ser aplicado. Essa etapa é ainda mais fundamental caso o adesivo seja escolhido como acabamento, pois ele necessita de uma superfície lisa para fixação. Em seguida, utilize um pano seco e limpo para eliminar todos os resíduos. Mesmo que existam alguns pontos de ferrugem, não há problema em realizar o envelopamento, desde que o equipamento seja previamente lixado.

3. Utilize tinta apropriada para eletrodomésticos

Caso a técnica escolhida para a customização seja a pintura, é fundamental escolher uma tinta apropriada para uso em eletrodomésticos. As lojas de materiais de construção têm diferentes opções de materiais para realizar esse trabalho, como o epóxi e o esmalte sintético.

A pintura pode ser feita com pincel ou rolo, sendo mais indicado utilizar as tintas epóxi ou esmalte sintético. Existem também as tintas em spray, com aplicação mais simples, e os compressores para pintura, que espalham a tinta igualmente, resultando em um melhor acabamento, além de serem práticos e de aplicação ágil.

4. Remova itens que não serão customizados

Antes de customizar seu eletrodoméstico, retire todas as partes que não serão pintadas ou envelopadas, como os puxadores, botões e os adesivos com a marca do equipamento. Caso utilize tinta, é preciso tomar outros cuidados, como proteger o chão e as paredes para que não sejam pintados também. O ideal é forrar o entorno do eletrodoméstico para evitar surpresas desagradáveis ao final do trabalho.

Inspiração para a customização

A customização dos eletrodomésticos é uma forma extremamente versátil de modificar a decoração da sua cozinha. Com criatividade, é possível transformá-la em um cômodo novo, outra personalidade, sem precisar de nenhuma obra ou compra de novos móveis ou equipamentos. 

A adesivagem, por exemplo, permite imprimir ao ambiente desde um visual mais sóbrio, simulando o uso de materiais nobres, até um clima mais lúdico, com imagens de personagens ou paisagens diversas. Tudo vai depender do seu próprio perfil e da harmonia com o restante da decoração da sua casa.

Esses são os principais cuidados que se deve ter na hora de decorar a cozinha e aplicar a customização de eletrodomésticos. Com essas medidas, você garante o estilo do seu lar sem prejuízo nos seus equipamentos.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe estas informações em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como customizar eletrodomésticos!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!