31 de março de 2020 Meu Apê

Descubra como pode ser fácil instalar o ar condicionado

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

O calor voltou e percebemos que os ares-condicionados têm se tornado cada vez mais comuns nos lares brasileiros. Há quem não viva mais sem o ventinho fresco, principalmente aqueles que moram em regiões onde as temperaturas sobem bastante. Sem dúvidas, esse equipamento é um ótimo investimento, afinal, ele proporciona conforto térmico e, por isso, deixou de ser um artigo de luxo e se tornou essencial.

Entretanto, é preciso saber como instalar o ar-condicionado para que ele funcione corretamente e não haja problemas em seu uso. Pensando nisso, preparamos este post para explicar melhor sobre o assunto: os modelos existentes, materiais necessários e um passo a passo de instalação. Acompanhe!

Descubra os tipos de aparelhos de ar-condicionado

O mercado oferece vários tipos de ares-condicionados, cada um deles com características próprias. Conhecê-los melhor possibilitará que você escolha o melhor modelo para o seu caso. A seguir, veja quais são os principais.

Ar-condicionado portátil

Essa é uma boa opção para quem busca mobilidade, pois esse modelo é independente e não requer instalação especial. Basta que fique próximo a uma janela, pois, ao remover o calor e a umidade do ambiente, ele deve ventilar o ar quente para fora do imóvel. Uma das maiores vantagens é a possibilidade de levá-lo para diferentes cômodos do apartamento. No entanto, ele é mais barulhento e geralmente não é tão eficiente quanto outros aparelhos.

Ar-condicionado de janela

Esse tipo de aparelho é compacto e formado por uma única peça. Por isso, precisa ser instalado em uma janela ou abertura na parede. Desse modo, o sistema de escape de ar quente fica para o exterior do imóvel, enquanto o sistema de retorno de ar frio fica voltado para o interior.

Esse modelo é mais indicado para resfriar ambientes não muito grandes. Contudo, devido à sua tecnologia mais antiga, pode ser bastante barulhento e consumir mais energia.

Ar-condicionado split

Esse modelo é mais moderno que o de janela. Sendo assim, apresenta pouco ruído e maior potência de refrigeração, embora tenha um tamanho menor. É dividido em duas partes: a evaporadora, que fica dentro do ambiente para projetar o ar refrigerado, e a condensadora, que é instalada para o lado de fora.

Há uma grande variedade de ar-condicionado split, o que o torna bastante versátil. Os principais tipos são: hi-wall, multisplit, piso-teto, cassete, quatro lados e canto-teto.

 Saiba se é possível instalar um ar-condicionado em seu apartamento

Antes de tudo, é imprescindível consultar o manual do proprietário para verificar a possibilidade da instalação de um ar-condicionado em seu apê. Nesse documento consta qual o modelo apropriado e o qual é o local onde ele deverá ser fixado. Nem todos os prédios contam com uma infraestrutura e, nesses casos, é preciso contratar um profissional especializado para prepará-la, se esse serviço for autorizado no condomínio.

Ainda, vale lembrar que você só deverá fazer a instalação do aparelho caso tenha conhecimento. Caso contrário, haverá problemas tanto na estrutura do seu imóvel quanto no funcionamento do ar-condicionado, resultando em prejuízos para você.

Veja como instalar o ar-condicionado

Após confirmar se é possível instalar um aparelho de ar-condicionado em seu apartamento, é necessário atentar para os detalhes a seguir:

  • a energia elétrica precisa ser desligada antes da instalação do aparelho;
  • o local escolhido não deve ficar próximo a gases inflamáveis;
  • modelos de janela e split devem ficar entre 1,5m e 1,8m de altura e na parte central do ambiente;
  • o aparelho deve ficar nas paredes maiores para tornar a distribuição de ar mais eficiente;
  • a saída de ar não pode ficar obstruída;
  • a mangueira de drenagem deve sempre ficar abaixo da unidade interna.

Com relação aos materiais, basicamente você precisará de:

  • tubos em cobre com espessuras adequadas para a carga térmica específica do modelo de ar-condicionado;
  • tubos de isolamento térmico;
  • tubos de PVC para drenar a água;
  • fiação elétrica conforme a carga do equipamento;
  • disjuntor e tomada exclusivos para o aparelho.

Dependendo do modelo escolhido, pode ser que sejam necessários outros materiais para a instalação. Vale lembrar que para que o ar-condicionado funcione corretamente é fundamental que ele seja instalado adequadamente, obedecendo à risca todas as recomendações do fabricante e do manual do proprietário.

Agora que você já sabe como instalar o ar-condicionado, já pode escolher o melhor modelo e aproveitar a climatização do seu ambiente. Mesmo que você tenha um certo conhecimento sobre o processo de instalação, o ideal é contratar um especialista, pois ele tem experiência e conhecimento técnico para fazer o procedimento da forma mais adequada.

Quer mais dicas sobre cuidados com o lar e sobre o mercado imobiliário? Então, siga nossa página nas redes sociais e acompanhe os melhores conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest e LinkedIn.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!