14 de março de 2024 Meu Apê

Como criar um cantinho de leitura inspirador no seu apê?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
canto-de-leitura

Ler é um hábito muito saudável e quem tem uma rotina de leitura percebe o impacto positivo que isso tem em diversos aspectos na vida: oratória mais fluída, vocabulário mais rico, criatividade aguçada e por aí vai!

Se você tem o hábito de ler ou colocou essa prática como uma de suas metas para 2024, é hora de planejar seu cantinho da leitura! Com um cantinho de leitura adequado, tudo fica mais fácil e com certeza você terá um incentivo maior para devorar seus livros e manter uma rotina de leitura. 

Para te ajudar nesse processo, a Yticon separou dicas importantes para criar um ambiente aconchegante e inspirador. Confira:

Escolha o cômodo ideal

O primeiro passo é definir em qual cômodo você gostaria de montar seu cantinho de leitura. Você pode escolher um cantinho de leitura na sala, no seu quarto, no seu escritório (se houver) ou mesmo na varanda

Reflita sobre algumas questões: qual local do apartamento é mais silencioso? Onde você se sente mais confortável? É um local bem arejado ou com ar-condicionado? Existe um espacinho ideal para encaixar esse cantinho de leitura sem atrapalhar a dinâmica do dia a dia?

Depois de definir, separe o espaço, talvez você precise mudar alguns móveis de lugar. E, então, parta para as próximas etapas!

Pense na iluminação

A luz natural é a mais indicada para leitura. Ela é capaz de naturalmente te estimular e te ajudar a ter mais foco. Então locais próximos às janelas ou à varanda são ideais.

canto-de-leitura-na-varada

Porém, se você pretende ler à noite, invista em abajures e posicione-os estrategicamente em seu cantinho de leitura, evitando forçar sua visão e criando um ambiente bem iluminado que realmente incentive a leitura. Você também pode apostar em iluminação em spots, trazendo mais elegância ao local.

A luz branca te ajuda a ficar mais alerta, porém pode atrapalhar seu sono. Já a luz amarela é ideal para um ambiente aconchegante, estimulando a tranquilidade e paz interior. É a mais indicada para períodos noturnos. 

Tenha móveis adequados

Seja um cantinho de leitura na sala ou outro ambiente, você precisa de alguns móveis básicos. O ideal é que você tenha uma cadeira confortável e uma mesinha de apoio, caixa organizadora, gaveteiro, prateleira ou nichos para armazenar os livros, cadernos, canetas e objetos decorativos.

cantinho-de-leitura

Se preferir, opte por uma cadeira que possa ser ajustável, permitindo que você deite as costas quando necessário ou até levante os pés, ficando inclinado. Assim você conseguirá passar mais tempo entretido em seu livro, sem precisar pausar a leitura por conta de desconfortos. 

Para aprimorar esse ambiente aconchegante, você pode adicionar um tapete peludo, escolher uma manta quentinha e algumas almofadas. 

Se for um cantinho de leitura infantil, basta adaptar os itens para aqueles mais adequados ao tamanho e gostos das crianças, prezando pelo conforto e organização.

Use uma decoração inteligente

A dica aqui é apostar no minimalismo! É importante ter um espaço clean e livre de poluição visual para que você não se distraia com facilidade e possa aproveitar suas leituras ao máximo! Então opte por cores neutras e destaques apenas em pontos específicos.

Uma boa dica é utilizar estrategicamente objetos de decoração e quadros que te inspirem, podendo apostar em frases motivacionais ou figuras que te remetam a bons sentimentos. Você também pode apostar em uma decoração com plantas, trazendo mais frescor ao seu ambiente.

canto-leitura-na-sala

Já a decoração de cantinho de leitura voltado à educação infantil é importante trazer uma proposta mais lúdica, utilizando ilustrações que agradem a criança para que ela entenda que ler é muito divertido. 

Invista em estimulantes naturais

Se você quer incrementar seu cantinho de leitura, que tal investir em velas aromáticas, incensos ou difusores de óleo essencial? Os óleos essenciais Vetiver, Peppermint e Frankincense têm propriedades que ajudam a estimular a concentração e o foco de forma natural! Existem também incensos e velas aromáticas com essa mesma função, basta se guiar pelas indicações nas embalagens e adicionar esse toque especial ao seu ambiente aconchegante.

livros-na-mesa

Deixe o local sempre organizado

Nosso interior é fortemente influenciado pelo exterior. Então se o cantinho de leitura estiver sempre bem organizado, as chances de você conseguir se manter motivado a cumprir sua rotina de leitura é muito maior! Por outro lado, caso esse cantinho fique desorganizado, pode ser que você evite ficar nele. 

Então, sempre que terminar de ler, guarde os livros e canetas, dobre a manta, organize as almofadas, limpe o local e lembre-se de utilizar porta-copos caso você goste de tomar um chá ou café enquanto lê. 

Hora de criar um cantinho de leitura no seu Yticon!

Se você ainda não garantiu um apartamento Yticon para chamar de seu e decorar do jeito que você sempre quis, precisa conhecer os empreendimentos da Yticon em Londrina, Maringá e Campinas! Eles são projetados para diferentes estilos de vida, todos completos com áreas de lazer e serviços, focando em sua máxima qualidade de vida. 

Além de ler em casa, você pode ler em alguma área de lazer ao ar livre ou ir à brinquedoteca, caso tenha crianças na família. Confira o espaço Connect Zone e a Brinquedoteca do Auguri, lançamento Yticon em Londrina:

espaco-de-lazer
quarto-de-leitura

Fale conosco e saiba mais! Temos certeza que encontraremos o imóvel ideal para você.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!