1 de dezembro de 2023 Como comprar um Yticon

Adega na decoração: dê um toque elegante no seu apartamento com 4 passos

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
adega-na-sala-de-casa

Na busca por um lar que reflita seu estilo e paixões, a ideia de incorporar uma adega na decoração da sala tem ganhado cada vez mais adeptos. Para quem curte reunir os amigos, relaxar no fim do dia ou aproveitar momentos românticos, a adega é a escolha perfeita. Mas como trazer essa ideia para a realidade? 

Neste artigo, a Yticon preparou 4 passos simples e acessíveis para transformar sua sala de estar em um espaço acolhedor, pronto para abrigar seus vinhos favoritos e proporcionar momentos memoráveis de descontração. Confira:

1- Escolha o tipo de adega para sala ideal para você

Existem dois tipos de adegas disponíveis: as artesanais, que são feitas de madeira ou metal, e as climatizadas, que tem controle de temperatura. Veja as duas opções a seguir, onde a artesanal está sobre a climatizada:

adega

Na versão artesanal, a adega é dividida em vários compartimentos para armazenar as garrafas de vinho. Ela pode ser posicionada tanto no chão – como um móvel – quanto suspensa na parede. A adega artesanal pode ser de um tamanho padrão ou ser feita sob medida para combinar com seu estilo e se integrar bem ao espaço disponível.

Já a adega climatizada é indicada para quem prefere manter o vinho na temperatura ideal para o consumo. Além de manter a bebida bem climatizada, este tipo de adega é elegante e sofisticado. 

Independentemente de qual seja sua escolha, é importante manter a adega em um lugar sem exposição solar e com boa umidade do ar. Por isso, evite locais perto de janelas. 

2- Combine sua adega com o restante da decoração

A adega na decoração da sala, para além de sua funcionalidade, pode se tornar uma peça central, sendo protagonista do ambiente. Para isso, é preciso integrá-la à paleta de cores, formas e estilo do seu apartamento.
Se sua sala segue uma pegada mais moderna ou industrial, as adegas em metal ou com detalhes em couro são as que mais combinam. Mas, se sua sala possui móveis mais rústicos, as adegas construídas com madeira são escolhas

adega-no-apartamento-yticon

3- Faça uma boa organização de vinhos

Muito mais do que só ter uma decoração elegante para adega de vinhos, é preciso assegurar a qualidade deles. Para isso, especialistas recomendam armazenar garrafas de vinho na posição horizontal. Essa prática está relacionada com a manutenção da qualidade do vinho ao longo do tempo.

Quando as garrafas são armazenadas deitadas, o vinho fica em contato constante com a rolha, minimizando a entrada de ar na garrafa e impedindo que a rolha resseque. Se as rolhas permanecerem úmidas e em bom estado, a vedação é mais eficaz, o que ajuda a preservar as características do vinho por mais tempo.

adega-em-apartamento

No entanto, é importante mencionar que nem todos os vinhos exigem essa posição específica na organização de vinhos. Os com tampas de rosca ou vedantes alternativos, por exemplo, não dependem da umidade da rolha e podem ser armazenados de pé.

Além disso, vinhos destinados a consumo mais imediato podem não ser tão sensíveis às condições de armazenamento quanto os vinhos de guarda. Portanto, é sempre bom verificar as recomendações específicas para o tipo de vinho que você possui.

Esteticamente, é indicado manter a organização de vinhos sempre em dia para realçar a aparência da adega. Para isso, você pode separá-los por tipo, região ou safra. Não deixe a adega vazia, porque isso faz com que ela perca o charme e a essência, já que os vinhos são a parte mais importante da decoração. 

4- Elabore uma decoração elegante para adega de vinhos

Criar uma adega elegante pode transformar não apenas o espaço dedicado aos vinhos, mas também o ambiente como um todo. Primeiro, deixe próximo da adega os itens essenciais, como taças, saca-rolhas, descanso para copos, decanter, corta-gotas, fechadores a vácuo e cortadores de lacres. Esses itens podem estar sobre prateleiras ou balcões de madeira. Painéis com frases relacionadas ao nicho, quadros de rolhas e espelhos também são boas opções para complementar o ambiente.

adega-painel

A iluminação também desempenha um papel fundamental na decoração elegante para adega de vinhos.  Escolher luminárias pendentes e arandelasque proporcionem uma luz suave e difusa realça a estética, ao mesmo tempo em que preserva a atmosfera intimista. Incorporar spots direcionados para destacar rótulos especiais ou peças decorativas adiciona um toque de glamour à sua adega para sala. 

adega-na-sala

Outra opção: cervejeira 

Além de um espaço voltado apenas para vinhos e espumantes, você também pode desfrutar de uma cervejeira no apartamento. Ela é um compartimento climatizado feito especialmente para guardar cervejas, águas, sucos e outros tipos de bebidas na temperatura perfeita para consumo. 

Em alguns casos específicos, as cervejeiras podem ser usadas como adega. Para isso, é importante optar por uma que tenha as duas funções disponíveis, já que o vinho precisa ficar em uma temperatura diferente das demais bebidas. 

No decorado do Auguri, por exemplo, na sacada há uma cervejeira que também pode ser usada como adega. 

adega-em-casa

Tenha sua adega particular em um apartamento Yticon! 

Seja você um apreciador de vinhos ou esteja começando a se encantar pelo mundo das uvas e dos barris, os apartamentos Yticon oferecem o ambiente perfeito para criar sua própria adega na decoração da sala. 

Com metragens cuidadosamente projetadas, cada unidade proporciona espaço suficiente para acomodar uma coleção crescente, permitindo que você acrescente ao seu lar um refúgio dedicado ao prazer de degustar vinhos finos. Conheça todos os empreendimentos e entre em contato hoje mesmo

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!