Quais são as expectativas para o mercado imobiliário em 2024?
Você já sabe quais são as expectativas para o mercado imobiliário 2024? No ano de 2021, mesmo com o contexto da pandemia e do isolamento social, o setor se mostrou bastante resiliente e conseguiu dar a volta por cima. O avanço da tecnologia no setor e a permissão para a continuidade das obras nos canteiros foram alguns dos fatores predominantes que justificaram o crescimento.
Por esse motivo, espera-se que o mercado se mantenha aquecido no futuro próximo e a previsão é de que o interesse dos investidores aumente ainda mais caso a inflação desacelere.
Neste post, abordaremos um pouco mais sobre essas expectativas e mostraremos algumas tendências para o próximo ano. Acompanhe!
Busca por áreas de lazer
Uma das tendências do mercado imobiliário para 2024 é a procura por imóveis que ofereçam áreas de lazer e espaços sociais, como academias e coworkings. Isso se dá pela vontade que as pessoas sentiram de passar mais tempo em seus próprios lares ou mesmo no condomínio.
Essa também pode ser considerada uma comodidade ainda maior para quem trabalha de maneira remota, já que esse estilo de vida que permite realizar várias tarefas profissionais e pessoais no mesmo espaço está em alta. Entre o que os compradores mais procurarão, aliás, têm grande destaque os jardins e os espaços abertos, além de outras áreas de lazer, já que elas proporcionarão diversas alternativas para quem passará mais tempo dentro do lar.
Processos menos burocráticos
Até pouco tempo atrás, era preciso se deslocar até a imobiliária para começar o processo de compra de um imóvel. A partir daí, então, a pessoa interessada listava as suas necessidades para o corretor enquanto ele oferecia as alternativas que combinavam com essas características.
Agora, principalmente por conta do distanciamento social, descobriu-se uma nova maneira de negociar o imóvel dos sonhos: online e com menos burocracia do que os processos anteriores. O que antigamente exigia visitas físicas, idas a cartórios e até autorização de fiadores, hoje já pode ser resolvido sem precisar sair de casa.
Assinatura de contrato eletrônica para a compra de imóveis já é uma realidade para muitas construtoras, sendo feita de forma rápida e a partir de qualquer lugar.
Mais preocupação com o meio ambiente
A busca por alternativas sustentáveis já é bastante forte em outros setores e ela está chegando cada vez mais forte no ramo imobiliário — e cresce mais a cada dia. Isso porque, contar com um imóvel que ofereça esse tipo de solução, além de contribuir positivamente com o meio ambiente, se torna uma alternativa para reduzir as contas mensais, como luz e água.
Além disso, os imóveis que investem na automação têm ganhado cada vez mais destaque. Isso porque as possibilidades apresentadas por meio dela trazem redução no consumo e oferecem mais praticidade para o dia a dia, uma segurança maior e a interação com ações inteligentes para facilitar a rotina — como ligar aparelhos elétricos e eletrônicos, acender e apagar as luzes, abrir e fechar cortinas, entre outros.
Processos mais tecnológicos
A tecnologia e toda a sua utilização no mercado imobiliário é uma das principais tendências para 2022 e para os próximos anos. Esses processos incluem, desde já, as visitas a imóveis feitas a partir de tours virtuais e com realidade aumentada, até a assinatura de documentos, feita de forma totalmente digital.
Essas facilidades estão bastante alinhadas com a diminuição da burocracia da qual falamos anteriormente, a fim de proporcionar mais facilidades no momento de compra de um imóvel.
Todo esse processo de locação digital se torna uma excelente saída para a realização de tarefas cada vez mais ágeis, como a assinatura de contratos fechados, influenciando diretamente no aumento da lucratividade.
IMÓVEIS EM PONTOS ESTRATÉGICOS
O imóvel ideal depende do perfil de cada família, mas algo que foi observado no ano de 2021 e que se fortalece em 2022 é a necessidade por conveniência. A proximidade de supermercados, farmácias e padarias ―, ficou em primeiro lugar como informação relevante na hora da escolha do imóvel, seguido por segurança na região e proximidade a meios de transportes.
O que faz sentido já que com o modelo híbrido, as pessoas precisarão ir ao escritório, e elas não querem mais passar horas no percurso entre residência e trabalho.
Procura por imóveis maiores
Após permanecerem mais tempo em casa durante a pandemia, algumas pessoas sentiram a necessidade por um espaço maior e essa é uma das tendências para 2024 – a busca por metragens maiores.
Não falamos de imóveis de alto padrão mas sim um upgrade – pessoas que antes viviam em apartamentos de 2 quartos agora procuram com três para montar um espaço de trabalho, ou buscam por varandas maiores para terem mais sensação de liberdade.
Imóveis com escritório
Ainda sobre as consequências do distanciamento social, a procura por imóveis com um espaço próprio para escritório, como dito anteriormente, aumentou consideravelmente. Como ainda não se sabe se as empresas voltarão com o esquema de trabalho presencial ou se manterão o home office, essa necessidade segue como uma das principais para o futuro próximo.
Alguns imóveis, aliás, já estão sendo anunciados com um cômodo exclusivo para esse fim — o que, com certeza, chama a atenção dos compradores em potencial. Em alguns casos, um dos quartos é convertido nesse espaço e, em outros, outras soluções são oferecidas, como coworkings dentre as áreas sociais do condomínio.
O mais importante é saber que, independentemente da escolha, a qualidade de vida aumentará com um espaço próprio disponível para esse fim.
Como você pôde perceber, as expectativas para o mercado imobiliário 2024 são bastante positivas, já que esse é um setor que não parou de crescer, mesmo com todas as adversidades da situação atual.
Para buscar o seu imóvel ideal e continuar acompanhando esse crescimento, a dica é consultar empresas sérias e dedicadas do ramo — como a Yticon.
Gostou do conteúdo deste artigo? Então, aproveite nossos conteúdos e veja como se preparar para comprar o seu primeiro apartamento!
COMENTÁRIOS: