4 de janeiro de 2024 Meu Apê

Tons pastéis: 4 combinações para elevar o conforto da sua decoração

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
tom-pastel

Quando se trata de criar um refúgio dentro de casa, poucas coisas têm o poder transformador de uma decoração com tons pastéis. Essas cores suaves e delicadas possuem uma capacidade única de elevar o conforto e a sensação de tranquilidade em qualquer ambiente. 

Para que você saiba como usar tons pastéis na decoração, a Yticon preparou este artigo com 4 combinações que você pode fazer utilizando essas cores! Mas, primeiro, vamos entender o que são tons pastéis. Confira: 

O que são tons pastéis? 

Tons pastéis são cores de baixa saturação, obtidos a partir da mistura de uma cor saturada com uma grande quantidade de branco, resultando em uma paleta de cores suaves e claras. 

Eles são frequentemente utilizados na decoração de interiores devido à sua capacidade de criar uma atmosfera tranquila e relaxante nos ambientes. Se você quiser entender melhor sobre o poder das cores, pode conferir o artigo sobre cromoterapia!.

Além disso, a decoração com tons pastéis têm a incrível habilidade de ampliar espaços. Em ambientes menores, como apartamentos ou quartos compactos, a aplicação dessas cores pode criar a ilusão de um espaço mais amplo e arejado, contribuindo para uma sensação de leveza e liberdade.

tons-pasteis

Depois de entender o que é cor pastel, separamos 4 combinações de como usar tons pastéis na decoração. Confira: 

1- Tons pastéis com branco 

A combinação entre tons pastéis e o branco é uma escolha clássica e elegante. O branco atua como uma base neutra, realçando a suavidade e a delicadeza dos tons pastéis. Essa combinação cria uma atmosfera mais clean e arejada, permitindo contrastes sutis e destacando as cores suaves, resultando em ambientes mais amplos e luminosos.

Seja com tons pastéis nas paredes, móveis ou acessórios, uma dica importante é estabelecer um ponto focal no ambiente, reservando o tom pastel para uma peça de destaque na decoração. Além das opções citadas, também é possível utilizar tons pastéis em almofadas, mantas ou até mesmo numa obra de arte. Veja uma inspiração de tons pastéis combinados com a cor branca: 

sala-tom-pastel

2- Tons pastéis com tons brilhantes 

A combinação entre uma paleta de cores suaves com tons brilhantes ou vibrantes pode resultar em um belo contraste na decoração, adicionando energia e vivacidade ao ambiente. No entanto, é essencial equilibrar o uso dessas cores para evitar sobrecarregar visualmente o espaço.

Para isso, aposte em detalhes, como almofadas, objetos decorativos ou uma única parede pintada com uma cor mais vibrante num ambiente que já tenha decoração com tons pastéis. Esses itens têm o poder de criar um ponto focal interessante sem dominar completamente o ambiente. 

Algumas inspirações de tons pastéis com cores vibrantes são: 

  • Verde pastel com rosa neon
  • Azul pastel com laranja brilhante ou verde limão
  • Verde e lavanda com rosa coral

No decorado Solar Di Milano, lançamento Yticon em Londrina, a parede da sala de estar conta com uma pintura setorizada com azul pastel e laranja vibrante. Confira:

casa-com-tom-pastel

Além de tons pastéis nas paredes, essas combinações também podem ser aplicadas numa manta sobre uma poltrona ou até mesmo num tapete no quarto. 

3- Tons pastéis da mesma paleta 

Trabalhar com tons pastéis da mesma paleta de cores suaves ou que tenham cores semelhantes é uma excelente abordagem para uma decoração harmoniosa. Ao selecionar tons pastéis dentro da mesma família de cores, é possível criar uma sensação de continuidade em todo o ambiente.

Se você quiser se manter dentro das novas tendências, pode fazer esse tipo de decoração com a cor do ano de 2024, a Peach Fuzz, um tom pastel em pêssego aveludado. Tê-la como cor do ano reforça como as cores pastéis estão em alta, indicando que serão vistas em várias decorações no ano que vem! 

tom-pastel-na-casa

A combinação de múltiplos tons pastéis provenientes da mesma paleta proporciona profundidade visual sem comprometer a suavidade característica dessas tonalidades. Por exemplo, explorar diferentes nuances de azul pastel ou rosa claro em camadas pode resultar em um ambiente delicado e sofisticado.

Uma ótima inspiração para tons pastéis monocromáticos é enriquecê-los com elementos em branco ou preto para gerar contrastes dentro do campo harmônico.

4- Estampas em tons pastéis 

A inclusão de estampas em tons pastéis é uma ótima maneira de incluir uma variedade visual em um ambiente. Padrões florais, listras suaves, xadrezes delicados ou estampas geométricas em tons pastéis têm o poder de adicionar textura e personalidade à decoração. Aplique essas estampas em tons pastéis na parede, roupa de cama, tapete e até almofadas.

casa-cor-pastel

Porém, é essencial considerar o equilíbrio. Utilizar estampas em uma escala adequada e combiná-las com áreas mais neutras ou sólidas ajuda a manter a harmonia no ambiente, evitando sobrecarregar visualmente o espaço.

Se a intenção é criar uma atmosfera mais contemporânea e eclética na decoração com tons pastel, uma opção é misturar diferentes tipos de padrões e estampas em tons pastel. Não é necessário manter uma paleta monocromática, mas é importante garantir o uso de uma gama de cores semelhantes para evitar uma poluição visual excessiva no ambiente. Para contribuir com equilíbrio e suavidade ao ambiente, a aplicação de detalhes em branco pode ser uma ótima estratégia.

E aí, pronto para decorar seu próprio espaço com tons pastéis?

Depois desse artigo, esperamos que você saiba o que é cor pastel e qual a melhor forma de decorar o seu lar! Lembre-se sempre que decorar um espaço é um exercício de expressão pessoal, onde cada escolha reflete sua identidade e estilo de vida.

E quando se trata de decorar um apartamento próprio, a experiência se torna ainda mais especial. Ter a liberdade de personalizar cada canto de acordo com seus gostos e necessidades é um privilégio que proporciona um sentimento de pertencimento e satisfação inigualáveis. Afinal, é no espaço que chamamos de nosso lar que construímos memórias e vivemos momentos especiais.

Se você ainda não garantiu seu apartamento próprio para decorar da forma que preferir, conheça todos os empreendimentos Yticon e entre em contato! Vamos juntos realizar seu sonho!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!