8 de março de 2021 Educação Financeira

Selic e financiamento imobiliário: entenda aqui qual a relação entre os dois conceitos!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Você sabe qual a relação entre a taxa Selic e o financiamento imobiliário? Se você está procurando o apartamento ideal para comprar, deve levar em consideração uma série de fatores e esse índice é um deles, visto que impacta diretamente no preço total a ser pago.

A seguir, entenda como essa taxa é calculada, de que forma ela interfere na economia e por que é preciso saber seu valor antes de contratar um financiamento de imóvel.

Mas, afinal, o que é a taxa Selic?

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. O termo parece complicado, mas seu conceito é bem simples. Trata-se de um índice que é utilizado para o cálculo de todas as taxas cobradas pelos bancos e instituições financeiras em suas transações. Por esse motivo, também é chamada de taxa básica de juros.

Essa taxa é utilizada para calcular os juros das mais diversas modalidades de crédito, inclusive de financiamentos imobiliários. Também é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e nas aplicações em títulos públicos federais. Ainda, regula as taxas dos cartões de crédito e da poupança. Isso faz com que a Selic seja uma ferramenta extremamente importante para o governo controlar a economia do país.

Como seu valor é determinado?

O Banco Central conta com um Comitê de Política Econômica (Copom), cujo objetivo é traçar e acompanhar a política monetária do país. Entre suas funções está a de definir o valor da taxa Selic. Para isso, seus membros se reúnem a cada 45 dias seguindo um calendário estipulado no ano anterior. Normalmente, essas reuniões duram 2 dias.

O comitê analisa questões técnicas, perspectivas para a economia global, panorama nacional e internacional, comportamento dos mercados, condições de liquidez e outros aspectos. Após uma avaliação minuciosa, os membros realizam uma votação e o valor do índice é divulgado.

De que forma essa taxa interfere na economia?

Comentamos que o governo utiliza a Selic para controlar a economia. Para entender como isso é feito na prática, pense no seguinte exemplo: se, por algum motivo, a inflação estiver muito alta, o Copom aumenta o índice. Desse modo, os juros ficarão mais altos e o consumo diminuirá. Conforme a lei da oferta e procura, os preços diminuem e a inflação acompanha a queda.

Por sua vez, se a economia do Brasil estiver enfraquecida e a inflação sob controle, o Banco Central reduz a taxa Selic para aumentar a oferta de crédito (devido aos juros mais baixos), melhorar o poder aquisitivo do consumidor e estimular o consumo.

Qual a relação da Selic com o financiamento imobiliário?

Embora não seja um índice específico do mercado imobiliário, a taxa Selic interfere diretamente no setor. Adquirir um imóvel requer um planejamento financeiro maior, sendo assim, isso faz com que a maioria dos compradores recorra a um financiamento. Com a taxa baixa, o crédito imobiliário se torna mais atrativo e acessível devido aos juros reduzidos.

Aliás, atualmente, a Selic atingiu o menor patamar da história: 2% ao ano. Sendo assim, esse é um momento excelente para quem deseja comprar um apartamento, tanto para morar quanto para investir.

Enfim, há uma ligação estreita entre a taxa Selic e o financiamento imobiliário. O índice baixo significa uma oportunidade ótima para finalmente conquistar um apartamento novo. Para isso, não deixe de consultar uma construtora de confiança para conhecer as condições e fazer uma negociação totalmente segura.

Quer mais dicas para acertar na compra do seu apê? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!