1 de março de 2024 Educação Financeira

Planejamento financeiro para comprar apartamento em 5 passos!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
casal-comprando-apartamento-na-planta

Quem nunca sonhou em ter o próprio cantinho, não é mesmo? Aquele lugar que você pode chamar de seu, decorar do seu jeito e viver momentos especiais. Apesar de ser algo muito desejado, sabemos que o processo pode ser desafiador, mas com a orientação adequada você conseguirá tirar suas metas do papel e concretizar esse sonho com mais tranquilidade!  

Neste artigo, a Yticon vai falar sobre como se organizar financeiramente para comprar imóvel, quais as vantagens de investir em um apartamento na planta e tudo o que você precisa saber para dar esse passo importante na sua vida. 

Passo a passo: saiba como se organizar financeiramente

1- Analise sua situação financeira atual

Faça um levantamento detalhado de sua situação financeira, incluindo sua renda mensal, despesas fixas e variáveis, dívidas existentes e economias. Isso te ajudará a entender de forma mais concreta o valor dos seus gastos frequentes, quanto é possível poupar por mês e qual será o melhor momento para realizar a compra do seu apartamento.

Uma boa dica para economizar para entrada de apartamento é montar uma planilha e acompanhar semanalmente ou mensalmente todos os seus gastos. Você pode personalizar uma diretamente no Excel ou no Google Planilhas, ou até mesmo utilizar modelos prontos que essas ferramentas disponibilizam. Alguns oferecem até gráficos, promovendo uma visualização mais ampla dos gastos, como este:

orcamento

Mas, se você preferir ter esse controle na palma da sua mão, alguns celulares já possuem aplicativos de planilhas próprios, como o Numbers, do iPhone, e o Samsung Notes, dos celulares Samsung. Eles oferecem diversas opções de planilhas prontas, assim você consegue controlar melhor ainda os valores que saem e entram da sua conta no dia a dia.  

2- Estabeleça uma faixa de preço

Para entender por quais apartamentos procurar e quanto poupar, primeiro você precisa ter uma estimativa do valor de crédito que poderia ser liberado a você, levando em conta sua renda e seu comportamento financeiro. Quanto maior a renda, maior o crédito liberado! Por isso, uma possibilidade interessante é financiar o imóvel junto com um familiar, cônjuge ou até amigo. Assim, eles podem te ajudar a compor renda e garantir uma maior liberação de crédito! 

Pesquise e compare diferentes opções de financiamento disponíveis, como financiamento direto com o banco ou construtora, programas governamentais de crédito imobiliário, como o Minha Casa, Minha Vida, e outras formas de crédito disponíveis no mercado. Faça simulações em diversos bancos e cenários, assim você consegue ter uma previsão do valor que conseguiria financiar e entender quais condições seriam mais vantajosas para sua realidade. 

Nas simulações, você insere seus dados e algumas informações do imóvel desejado (valor, cidade e se é novo ou usado). A partir disso, você escolhe um modelo de amortização de juros e já consegue saber o valor aproximado que teria de dar de entrada (geralmente 20% do valor do imóvel) e de cada parcela, além dos prazos e o valor do crédito a ser liberado. Veja um exemplo de simulação da Caixa: 

notebook-site

Analise também a possibilidade de utilizar seu FGTS como parte da entrada, como amortização do saldo devedor ou das parcelas iniciais. Lembre-se que, segundo especialistas, é indicado não comprometer mais do que 30% da sua renda com o valor das parcelas.

3- Considere todos os custos envolvidos 

Considere não apenas o preço do imóvel, mas também os custos com a documentação, como a taxa de registro, que pode variar entre 1% e 3% do valor venal do imóvel, impostos, como o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), taxa de escritura pública e emissão de certidões. Os valores podem variar de acordo com o tipo de imóvel e localidade.

Se o apartamento estiver próximo à entrega, considere também custos de mudança e de compras indispensáveis para uso imediato. Uma dica importante é fazer vários orçamentos para escolher um que tenha o melhor custo-benefício, unindo economia e segurança! 

4- Crie estratégias práticas para poupar

Depois de entender o valor aproximado que você deve destinar à entrada do apartamento e às parcelas mensais, defina metas claras dos seus primeiros passos, analisando como economizar para atingir o valor que você precisa, além de reduzir suas dívidas existentes. Tenha em mente que, para fazer um financiamento, seu nome não poderá estar negativado.

 Algumas formas de poupar dinheiro é excluindo aplicativos que te incentivam a comprar, como os de delivery de comida ou de lojas, ou até mesmo deixando de pagar serviços que você não usa mais, como streamings de filmes e música e assinaturas de revistas e jornais. Pode não parecer, mas isso poderá fazer uma grande diferença nesse processo!

mulher-olhando-celular

Outras formas de aumentar sua reserva financeira para comprar um apartamento é investir em renda fixa, como o CDI, CDB e LCI ou LCA, opções seguras que rendem mais do que a poupança, sendo um tipo de investimento indicado para perfis conservadores. Caso seu perfil de investidor seja moderado ou arrojado, você também pode ousar diversificar investimentos em ações na bolsa, mercado de opções e fundos alavancados. 

Outra forma de se organizar melhor financeiramente é, por cerca de três meses, transferir a quantidade que pagará na parcela para uma poupança específica. Assim, você terá uma ideia de como será sua vida financeira nos próximos anos, quando estiver pagando as parcelas do financiamento imobiliário.

5- Escolha o apartamento com melhor custo-benefício

Agora que você já sabe como se organizar financeiramente e qual é o seu orçamento, chegou o momento de escolher o apartamento ideal.

Para isso, considere a localização, tamanho, número de quartos, infraestrutura do prédio, condomínio, áreas de lazer e serviços, entre outros. Esses aspectos impactam diretamente no custo do apartamento, então tenha em mente quais são suas prioridades e sempre analise o custo-benefício. Por exemplo: caso o condomínio ofereça piscinas, academia e lavanderia, você não precisará arcar com mensalidades de clube, academia ou compra de máquina de lavar.

Também é essencial escolher bem a construtora responsável pelo empreendimento para que você faça uma compra segura, tendo certeza da qualidade do seu imóvel e do empreendimento como um todo. Assim, você evitará transtornos e possíveis gastos adicionais.

A Yticon, construtora em Londrina, faz parte do grupo A.Yoshii, que coleciona mais de 50 anos de atuação e é uma das organizações mais sólidas no país quando falamos em construção civil. Com diversos empreendimentos de sucesso entregues, desde 2009 a Yticon está sempre comprometida com a excelência. Todos seus empreendimentos são localizados em áreas estratégicas, contam com segurança 24 horas e área de lazer e serviço completas

Por que comprar um apartamento na planta? 

Se você busca uma opção mais econômica e flexível, precisa considerar comprar um apartamento na planta! Conheça os benefícios: 

  • Preço mais acessível: geralmente, os apartamentos na planta são vendidos a preços mais baixos em comparação com imóveis prontos de padrão similar.
  • Condições de pagamento facilitadas: muitas construtoras oferecem condições de pagamento flexíveis, como parcelamento da entrada ou financiamento direto com a construtora, o que torna a aquisição mais acessível.
  • Valorização do imóvel: Em geral, os imóveis na planta tendem a valorizar entre 15% e 40% ao longo do tempo de construção até a entrega das chaves. 
  • Garantia e segurança: os imóveis na planta geralmente são acompanhados de garantias oferecidas pela construtora, o que proporciona mais segurança ao comprador. Na Yticon, por exemplo, o comprador conta com o Patrimônio de Afetação, que separa o patrimônio da obra do patrimônio da Incorporadora, garantindo que o valor investido pelo comprador seja inserido apenas no empreendimento que ele adquiriu. 
  • Possibilidade de escolha do posicionamento e andar: ao comprar um apartamento na planta, a depender da disponibilidade, você poderá escolher o andar e a posição do apartamento, garantindo uma maior flexibilidade e adaptabilidade às suas preferências.
  • Possibilidade de personalização: ao comprar um apartamento na planta, você poderá ter a oportunidade de escolher acabamentos, revestimentos e até mesmo fazer algumas alterações no layout do imóvel, como escolher cozinha aberta ou fechada, sala estendida, sacada integrada, quantidade de dormitórios, entre outros. 
  • Menos despesas com manutenção inicial: como o imóvel é novo, há uma redução nas despesas com manutenção nos primeiros anos após a entrega das chaves, o que pode representar uma economia para o comprador.

Garanta seu primeiro imóvel com a Yticon! 

Com empreendimentos em diversas cidades como Londrina, Campinas e Maringá, a Yticon proporciona uma variedade de opções para os compradores! São empreendimentos completos para quem busca qualidade de vida e praticidade, com diversas opções de lazer, serviços inovadores como lavanderia compartilhada e Compartycon, um conceito exclusivo da Yticon sobre economia compartilhada. Conheça algumas áreas do Duetto, lançamento em Maringá:

areas-imovel-yticon

Todos os apartamentos são entregues com acabamentos de alta qualidade, incluindo piso laminado, bacia e cuba no banheiro, e bancada em granito. Além disso, alguns dos empreendimentos são enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida, tornando-se uma excelente oportunidade para quem busca adquirir seu primeiro imóvel com condições acessíveis e vantajosas. Conheça todos os empreendimentos e entre em contato! 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!