12 de fevereiro de 2021 Educação Financeira

Você sabe o que são os juros de obra? Entenda mais sobre o assunto!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Ao realizar a compra de um imóvel, é fundamental estar 100% ciente de todas as taxas e encargos que possam incidir sobre a transação. Cuidar desse aspecto na hora do negócio pode garantir que não ocorram surpresas.

Uma das cobranças que geram dúvidas entre os compradores de imóveis na planta se refere aos juros de obra. Como nem todo mundo conhece o porquê da sua cobrança, é comum que eles sejam vistos como uma taxação indevida.

É sobre os juros de obra que vamos falar neste post. Ao longo deste artigo, confira por que a sua cobrança é legal e saiba como ela deve ser feita.

A quem se aplica?

Antes de explicarmos o que são os juros de obra, é importante falarmos a quem ela se aplica. Esta cobrança apenas aplica-se aos compradores que assinarem contrato de financiamento durante a construção do empreendimento adquirido, ou seja, que fazem o descolamento na planta. Se você vai financiar o seu imóvel só após a entrega de chaves, os juros de obra não se aplicam a você.

O que são os juros de obra?

Ao contratar o financiamento na planta, o valor financiado somente será pago quando o empreendimento for entregue, ou seja, o valor fica congelado e você somente irá pagar quando estiver disponível pra morar. No período de construção você irá pagar para o banco somente os juros do valor financiado de acordo com a evolução da obra, esses juros é o que chamamos de Cronograma de Obra. 

Quando você financia na planta, você adianta um processo que iria fazer na entrega, desta forma, não tem mais o que se preocupar. Além de não pagar o INCC (Índice Nacional de Custo de Construção) sobre o seu saldo devedor com a construtora, você ainda garantirá as condições atuais oferecidas pelo banco como a Taxa de Juros, por exemplo. Além disso você terá como aliado o banco financiador, que todos os meses acompanhará a evolução da obra de perto, dando a certeza de entrega!

Juros da obra são legais?

Apesar de muita gente pensar o contrário, os juros de obra são legais.

A cobrança deve ficar restrita ao período entre a assinatura do contrato e a conclusão da obra. Após o ateste da conclusão da obra pelo agente financeiro e a entrega do habite-se, ela passa a ser considerada ilegal.

Como se proteger de problemas com os juros de obra?

A informação é a sua principal aliada para se proteger de problemas com a cobrança de juros de obra. A maioria dos litígios envolvendo essa taxa se deve à falta de transparência por partes de algumas empresas, que não esclarecem de forma correta os seus clientes.

Por isso, ao adquirir um imóvel na planta, escolha empresas com boa reputação no mercado. conheça seus produtos, veja obras que ela já executou e se possível, converse com outros clientes para saber como foi a experiência.

Agora que você sabe como essa taxa funciona, não se esqueça de incluí-la em sua planilha de despesas na compra do seu apartamento e evite surpresas.

Para continuar por dentro de tudo sobre o mercado imobiliário, acompanhe nossos perfis nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest e LinkedIn

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!