5 de abril de 2024 Meu Apê

Iluminação LED em apartamento: saiba tudo sobre essa tendência

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
led-quarto

A iluminação em LED é uma verdadeira tendência de design de interiores e está cada vez mais popular nos lares. É um elemento que não apenas ilumina o ambiente, como consegue atribuir a ele um forte aspecto de modernidade, sofisticação e profundidade, unindo funcionalidade à estética.

Neste artigo, vamos falar tudo sobre iluminação em LED no teto, parede, móveis e rodapé, além de trazer as vantagens da iluminação LED e como instalá-la. 

O que é iluminação LED?

A iluminação LED acontece por meio da tecnologia LED (Light Emitting Diode): pequenos dispositivos semicondutores que convertem energia elétrica em luz. Essa é uma alternativa eficiente e mais vantajosa em relação às fontes de luz tradicionais.

Quais as vantagens da iluminação LED?

  • Economia: os LEDs consomem significativamente menos energia do que outras formas de iluminação, o que resulta em contas de energia mais baixas em até 90% e menor impacto ambiental, sendo 100% recicláveis. Além disso, são produtos com valores acessíveis.
  • Longa durabilidade: os LEDs têm uma vida útil muito maior do que as lâmpadas tradicionais, o que significa menos necessidade de substituição e manutenção. As fitas de LED de boa qualidade podem durar dez anos!
  • Variedade de cores e temperaturas: os LEDs estão disponíveis em uma ampla gama de cores e temperaturas de cor, possibilitando que os moradores personalizem a iluminação de acordo com suas preferências. Alguns modelos possuem controle remoto que permite que o morador troque de cor, de intensidade e ligue/desligue com facilidade quando quiser.
  • Design flexível: as possibilidades de iluminação em LED são diversas, permitindo uma versatilidade de opções de design que se adequam a diferentes gostos e estilos de vida.
  • Baixa emissão de calor: ao contrário das lâmpadas incandescentes, os LEDs emitem muito pouco calor, o que os torna seguros para uso em espaços residenciais. Eles também não emitem calor nem raios ultravioleta e infravermelho, assim, não danificam tecidos.

Aplicando iluminação LED no apartamento

Nos apartamentos, a iluminação LED pode ser aplicada em várias áreas, incluindo tetos, paredes, divisórias, rodapés e móveis. Confira algumas inspirações e possibilidades:

Iluminação LED no Teto

A iluminação LED no teto desempenha um papel importante na criação de um ambiente bem iluminado e confortável em qualquer espaço residencial. Aqui estão algumas maneiras de aplicar iluminação LED no teto do seu apartamento:

  • Plafons: plafons são luminárias embutidas no teto que proporcionam uma luz uniforme e difusa. Com LEDs, você pode escolher entre diferentes temperaturas de cor para criar diferentes ambientes, desde uma luz branca mais fria para áreas de trabalho até uma luz mais quente e suave para espaços de convivência.
  • Spots: são pequenos pontos de luz que criam uma atmosfera sofisticada, podendo ser distribuídos estrategicamente para garantir uma iluminação uniforme em todo o ambiente ou para destacar pontos específicos.
  • Sancas iluminadas: as sancas são molduras instaladas no teto para criar um efeito de iluminação indireta. Ao inserir fitas de LED nas sancas, é possível criar uma atmosfera elegante e sofisticada, além de adicionar dimensão ao ambiente.
  • Luminárias pendentes: para áreas específicas, como a mesa de jantar ou bancada da cozinha, luminárias pendentes com lâmpadas LED podem adicionar um toque de estilo e personalidade ao seu apartamento, além de fornecer a quantidade certa de luz direcionada.
luzes-de-led

No decorado do Up! Residence, lançamento da Yticon em Maringá, a iluminação do living é feita de diversas formas: luminária pendente sobre a mesa de jantar, fita de LED nas laterais e refletores na sala de estar.

luzes-de-led-sala

Iluminação LED na Parede

A iluminação LED na parede pode ser usada para destacar elementos decorativos, criar pontos focais e até mesmo ampliar visualmente o espaço. Veja algumas possibilidades de incorporar iluminação LED nas paredes do seu apartamento:

  • Fitas LED: as fitas de LED são uma opção versátil para iluminar paredes de maneira discreta e elegante. Elas podem ser instaladas em prateleiras, nichos ou ao redor de objetos com o objetivo de dar destaque, como espelhos e outros elementos decorativos.

Essa proposta foi aplicada no home office do decorado do Cosmopolitan, lançamento Yticon em Maringá, criando um ambiente charmoso e com pontos de destaque estratégicos.

led-na-sala
  • Arandelas: arandelas de parede com LEDs embutidos são uma escolha excelente para iluminar corredores, hall de entrada ou áreas de leitura. Elas fornecem uma luz suave e difusa, criando uma atmosfera acolhedora e convidativa.

Iluminação LED nos móveis

A iluminação LED também pode ser integrada em móveis para adicionar estilo e funcionalidade ao seu apartamento:

  • Iluminação de armários: LEDs embutidos podem ser instalados dentro de armários para facilitar a visualização e organização dos itens armazenados. Isso é especialmente útil em cozinhas e banheiros.

Essa proposta é aplicada no armário da cozinha do decorado do Enjoy, empreendimento Yticon em Londrina, pronto para morar.

led-na-cozinha

Iluminação LED no Rodapé

A iluminação LED no rodapé pode desempenhar um papel importante na criação de uma atmosfera única no seu apartamento:

  • Iluminação embutida: instale fitas de LED ao longo do rodapé. Isso cria uma sensação de amplitude no ambiente, além de adicionar um toque de elegância e modernidade.
  • Efeito lúdico: use LEDs coloridos ou com mudança de cor para criar um efeito lúdico ao redor do rodapé, especialmente em áreas como a sala de estar ou o quarto. Isso pode ser uma maneira divertida e criativa de adicionar personalidade ao seu espaço.
  • Segurança e orientação: a iluminação LED no rodapé também pode servir a propósitos práticos, como fornecer orientação durante a noite ou destacar degraus em áreas de passagem. LEDs de baixa intensidade podem ser instalados estrategicamente para garantir segurança e conforto.

Veja a proposta aplicada no rodapé do quarto do decorado Enjoy:

led-no-quarto

Como instalar iluminação LED?

Se você tem dúvidas sobre como instalar iluminação LED, saiba que a resposta para essa pergunta vai depender do tipo de iluminação que você escolher. Se quiser utilizar spots ou criar sancas iluminadas, por exemplo, será necessário o serviço de profissionais para elaboração de projeto e instalação. Entretanto, se for utilizar fitas de LED, por exemplo, a instalação costuma ser simples e você mesmo pode fazer, uma vez que a maioria delas vem com fita dupla-face.

Garanta seu Yticon! 

Nada melhor do que ter o próprio cantinho para viver em paz e deixá-lo como você sempre sonhou, não é mesmo? E a Yticon está conectada com você para tornar tudo isso real com muita facilidade. Conheça nossos empreendimentos e fale conosco!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!