26 de fevereiro de 2021 Morar Sozinho

Saiba a importância de manter a geladeira organizada

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Em qualquer residência, o refrigerador é um dos eletrodomésticos mais importantes, sendo indispensável para a preservação de alimentos. Contudo, a maioria das pessoas já está tão acostumada com ele que se esquece de cuidar apropriadamente. Para continuar com os alimentos conservados, é necessário, antes de qualquer coisa, ter uma geladeira organizada.

Não é o tipo de coisa que todos pensam com muita frequência, então, pode ser que você ainda não saiba por onde começar. Mas não se preocupe. Para ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre a importância de organizar sua geladeira e como você pode fazer isso. Acompanhe!

Motivos para ter uma geladeira organizada

O primeiro erro de muitas pessoas é achar que a geladeira não precisa de grandes cuidados. Vejamos alguns dos motivos mais importantes para mantê-la bem organizada.

Aproveitar todo o espaço

Assim como um armário ou uma mochila, a forma como você dispõe os produtos também determina quantas coisas cabem lá dentro. Sair jogando tudo sem nenhum critério, vai apenas proporcionar uma perda de boa parte do espaço útil. No entanto, com um pouco de organização, é possível maximizar a quantidade de itens dentro da geladeira.

Conservar energia

Dentro da geladeira e do congelador, há uma entrada por onde é feita a troca de temperatura. Dependendo de como você organiza sua geladeira, pode ser que ela fique parcialmente ou totalmente bloqueada, o que aumenta a quantidade de energia necessária para conservar alimentos. Uma pequena reorganização pode ser o suficiente para corrigir essa situação.

Preservação dos alimentos

Por último, mas certamente não menos importante, essa organização também contribui bastante com a conservação dos alimentos. Diversos produtos precisam ficar em partes diferentes da geladeira para maximizar sua duração. Para isso, você terá que reorganizar tudo em algum momento.

Dicas práticas para manter a geladeira organizada

Agora que você entende por que é importante cuidar da geladeira, ainda falta aprender como fazer isso. Para ajudar, separamos algumas dicas bem simples que você pode implementar. Confira.

Organize com base no prazo de validade

Uma lição bem básica sobre organização de geladeira é saber onde os produtos vão. Como regra geral, os que estragam rápido vão nas prateleiras de cima, como ovos e vegetais. A porta é reservada para condimentos, refrigerantes e água, que demoram bastante para estragar.

Faça sua limpeza regularmente

O ideal é que a geladeira seja higienizada ao menos uma vez por semana, retirando todos os produtos e limpando-a com um pano e álcool. Também é uma boa ideia fazer o seu descongelamento quando houver muito gelo acumulado. Isso ajuda no aproveitamento adequado do espaço interno e do resfriamento.

Cuidado para não fazer compras em excesso

Não é incomum que as pessoas façam compras de mês muito grandes e acabem sem espaço para guardar os produtos. Se isso acontece com você, pode ser melhor mudar sua lista de compras ou buscar uma geladeira maior.

Agora você entende melhor por que e como ter uma geladeira organizada em sua cozinha. Com essas pequenas atitudes, você vai melhorar bastante sua saúde e aproveitar melhor seus eletrodomésticos.

Quer continuar recebendo nossas novidades? Então, assine a nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!