Como plantar lavanda: 6 dicas para cultivar em seu apartamento
Cultivar plantas e flores em seu apartamento é uma ótima ideia, pois irá deixar o ambiente mais leve, fresco, aconchegante e perfumado. Quando se trata de flores com propriedades terapêuticas, como a lavanda, os benefícios se multiplicam.
Originária das áreas montanhosas do Mediterrâneo, a lavanda possui diversos benefícios e é de fácil cultivo em apartamentos. Para te ajudar, a Yticon reuniu as melhores dicas para cultivar lavanda em apartamento e suas vantagens! Confira:
1. Quebra de dormência das sementes
O processo conhecido como “quebra de dormência” é realizado para garantir uma germinação uniforme e mais rápida. Para isso, antes de semear, coloque as sementes sobre um papel umedecido, e deixe-as dentro de um saco plástico (para evitar que a água evapore). Leve à geladeira em uma temperatura de 3 a 5ºC por pelo menos três semanas. Depois, prossiga com a semeadura normalmente.
2. Vaso adequado
Para um bom cultivo de lavanda em apartamento, a escolha do vaso ideal é muito importante. A lavanda precisa de bastante espaço para suas raízes se expandirem, e pode atingir o tamanho de um arbusto pequeno, então opte por um vaso grande e profundo, de 30 a 40 centímetros, contendo vários furos embaixo para permitir uma boa drenagem. Vasos de barro são boas opções, pois ajudam a manter o solo seco, o que é crucial para essa planta que não gosta de excesso de umidade.
3. Solo bem drenado
Um dos segredos de como plantar lavanda é garantir um solo bem drenado. A lavanda não tolera solos encharcados, que podem levar ao apodrecimento das raízes. Faça uma camada de drenagem com uma mistura de solo arenoso, de terra com areia grossa, cascalhos ou flocos de isopor.
4. Luz solar
A lavanda precisa de bastante luz para prosperar. Coloque o vaso em um local onde a planta receba pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. Varanda, janelas ou ambientes com boa passagem de luz voltados para o sul são geralmente as melhores opções para cultivar lavanda em apartamento. A iluminação adequada tem impacto direto no desenvolvimento saudável da planta, além de proporcionar os melhores perfumes!
5. Rega moderada
Um dos principais cuidados com lavanda em casa é evitar regas excessivas. Regue a planta somente quando o solo estiver completamente seco ao toque. Durante os meses mais frios, a frequência das regas pode ser ainda menor. Lembre-se de que a lavanda é uma planta que prefere ambientes secos e solo bem drenado, conseguindo aguentar longos períodos de seca.
A rega deve ser realizada direto no substrato, então evite molhar as folhas, porque a umidade deixa a planta mais vulnerável às pragas e doenças.
6. Poda regular
A poda ajuda a manter a lavanda saudável e promove um crescimento mais denso. Prefira realizar as podas logo no final do verão ou no começo da primavera, buscando eliminar as hastes florais e as flores secas ou danificadas. Corte também os ramos floridos após a floração para incentivar novas brotações. Com uma poda adequada, sua lavanda ficará mais bonita e vigorosa.
Passo a passo de como plantar lavanda:
Agora que você já conferiu as melhores dicas para cultivar lavanda e cuidados com lavanda em casa, vamos para o passo a passo:
1º – Após fazer a camada de drenagem, encha ¼ do vaso com terra. Dê preferência à terra alcalina com boa drenagem.
2º – Coloque a lavanda no vaso. Posicione-a no centro do vaso e deixe sua base com uma distância de 7 centímetros em relação à borda do vaso.
3º – Preencha o resto do vaso ao redor da lavanda com terra.
4º – Polvilhe fertilizantes na terra, misturando com um garfo.
5º – Por fim, cubra a terra com pedrinhas e cascalhos para prevenir que a raiz apodreça, além de dar um charme a mais.
A estação mais indicada para plantar lavanda é durante a primavera, mas você pode plantar em qualquer estação.
Benefícios de cultivar lavanda em apartamento
- Aromaterapia natural: o aroma da lavanda é conhecido por suas propriedades relaxantes e calmantes. Ter lavanda em casa pode ajudar a reduzir o estresse e promover um ambiente mais tranquilo.
- Repelente natural de insetos: a lavanda é eficaz para afastar mosquitos e outros insetos indesejados. Colocar a planta perto de janelas ou portas pode ajudar a manter seu apartamento livre de pragas.
- Melhoria da qualidade do sono: a fragrância da lavanda é conhecida por melhorar a qualidade do sono. Colocar a planta no quarto pode ajudar a promover um sono mais profundo e reparador.
- Propriedades antissépticas: a lavanda possui propriedades antissépticas que podem ser úteis no tratamento de pequenos cortes e queimaduras. Ter uma planta de lavanda em casa permite que você utilize suas folhas e flores para esse fim.
- Propriedades culinárias: as flores de lavanda podem ser usadas na culinária, adicionando um sabor único e aromático a pratos doces e salgados. Você pode utilizar as flores secas em chás, bolos, biscoitos, e até mesmo em marinadas para carnes. A lavanda combina bem com outros ingredientes herbais, trazendo um toque especial às suas receitas.
- Beleza e decoração: além de seus benefícios funcionais, a lavanda é uma planta visualmente atraente que pode adicionar um toque de elegância e cor ao seu espaço.
Garanta seu refúgio particular!
Nada melhor do que ter um apartamento próprio, cheio de qualidade, para cultivar suas plantas e flores preferidas, decorando cada canto com a sua cara e transformando seu lar em um refúgio aconchegante.
Como inspiração, veja como a estante na sacada do decorado Hype, lançamento Yticon em Londrina, serviu como um ótimo espaço para dedicar especialmente ao cultivo de plantas:
Confira outros artigos com essa temática que podem te interessar:
- Microverdes: como ter horta em apartamento e cultivar alimentos nutritivos
- Quais as melhores plantas para apartamento? Saiba como decorar o apê com design biofílico!
- Confira 4 dicas para fazer um jardim vertical para apartamento
E se você ainda não tem um apartamento incrível para chamar de seu, conheça todos os nossos empreendimentos e escolha o que mais combina com seu estilo de vida!
COMENTÁRIOS: