Não decorou sua casa para o Natal? Corre, ainda dá tempo
Após o ano de 2020, em que muitas famílias não puderam se encontrar por conta da pandemia da covid-19, o Natal em 2021 promete ser um pouco diferente. Tudo indica que no mês de dezembro as casas vão ganhar luzes, cores e enfeites natalinos para receber o encontro de famílias e amigos.
Entretanto, para algumas pessoas, por conta da correria do fim de ano, as decorações de natal são deixadas de última hora. Se esse é o seu caso e você irá receber a família e amigos para fazer aquela janta especial de natal e ganhar presentes, o melhor a se fazer é preparar as decorações para deixar sua casa no clima.
Pensando nisso, quem ainda não tem ou não comprou seus enfeites, pode se inspirar nas dicas que a Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon Construção e Incorporação, preparou. Dicas de decoração fáceis e acessíveis para você poder curtir o final de ano de forma tranquila, sem gastar muito e deixando sua casa perfeita. Confira abaixo.
Usar memórias afetivas como decoração
Pensando que esse será o Natal do reencontro, a ideia é usar uma “linguagem mais familiar” na decoração, com objetos cheios de memórias e significados, como homenagens e heranças de família, além de peças de confecção artesanal. Esses itens tornarão o ambiente mais pessoal e mais caloroso.
Vale adaptar objetos de decoração já existentes, como bandejas, vasos, potes decorados com os tradicionais enfeites natalinos, que acompanham essa linguagem tão pessoal.
Ainda seguindo a linha afetiva, uma ótima ideia é criar um mural ou cantinho com fotografias da família em Natais de outros anos, com lembranças e homenagens também às pessoas que já se foram. Dessa forma, você aproxima seus familiares ao relembrar antigos momentos felizes.
Uma árvore diferente
E por que não montar uma árvore com essas fotos antigas? Crie você mesmo sua própria árvore de Natal na parede, podendo utilizar folhas de livros velhos, revistas ou outro recorte que você tenha por aí. Depois, invista no visual ao redor e faça uma composição com luzinhas natalinas.
Você pode fazer também uma árvore de Natal literária. Além de super criativo, você pode utilizar seus livros preferidos e os empilhar em forma de pinheiro. É só fazer uma base maior e ir diminuindo aos poucos a cada camada. Depois, coloque um pisca-pisca ou string lights ao redor.
Cores
Com relação às cores, segundo a arquiteta, os clássicos verde e vermelho continuam em destaque, mas haverá uma presença bem forte e marcante do dourado, que representa abundância, luz, prosperidade e tudo o que desejamos para os próximos anos.
O colorido, por sua vez, fica ao encargo das flores frescas ou secas e frutas também frescas ou desidratadas. Cristina ainda sugere que se eleja uma paleta de cores a serem replicadas nos variados enfeites dispostos pela casa.
“Essa dica pode ser usada até mesmo nos pacotes e embrulhos dos presentes, reais ou cenográficos, aos pés da árvore de Natal. Essas são formas de trazer personalização e deixar o ambiente mais harmônico e sofisticado”, completa.
Feito à mão
Para seu natal ser mágico, você não precisa estar com a casa toda enfeitada e cheia de objetos que voltarão para o armário em janeiro, o que você pode fazer é destacar seus enfeites que mostrem o seu espírito natalino.
Os enfeites feitos à mão estão mais relacionados ao sentimento e à dedicação. Podendo ser um embrulho de presente feito de papel kraft com aplicações ou pintura artesanal, colagens de galhos secos ou, até mesmo, um cartão escrito à mão.
Caso o desenhar seja o seu forte, coloque a criatividade em prática. Pegue uma folha de EVA e desenhe bichinhos, ou símbolos natalinos, recorte e depois contorne com canetinha preta.
Amarre-os na árvore com alguma fitinha colorida e pronto, você terá enfeites diversificados. Caso você não tenha nascido com talento para desenho, procure alguns moldes na internet.
Mesa
É interessante também decorar a mesa da ceia ou almoço com personalidade. Para isso, não é necessário grande investimento.
“Pode ser uma mesa posta com louças bonitas, decorada com flores, frutas, enfeites natalinos, velas e luzinhas. Toques de originalidade, como um suporte de talheres feito com ramos de ervas, mini cartões com mensagens de boas festas, fitas ou guardanapos de tecido dobrados com elegância, tornam a ceia mais especial”, diz a arquiteta.
Cheiros e aromas
Para sua casa ficar com um cheiro que lembre a época natalina, por que não trazer um perfume para a decoração durante o período de fim de ano?
Entram nessa lista como alguns itens importantes, a canela ou a baunilha dos biscoitos assados na véspera de Natal que a avó sempre fez, o cheiro das flores que enfeitam a ceia e fazem parte da decoração tradicional.
Outros aromas refrescantes, como ervas frescas da horta, também podem ser usados, como alecrim, louro e limão. “Essas ervas são aromatizadores de ambiente. Velas e sachês também são opções para ambientar o lar com clima de festa.”
E o melhor de tudo: divirta-se!
Com todas essas dicas de como deixar sua casa com um clima natalino o melhor a se fazer durante todo o período de decoração é se divertir! Se sinta feliz com mais um ano que está terminando e celebre com a sua família o melhor da vida: o agora!
Curta e compartilhe os melhores momentos e deixe o clima natalino te contagiar. Para mais informações e informações sobre decoração de natal acesse nossa página no Pinterest .
A Yticon deseja a todos um Natal com muita luz e alegria. Se você curtiu, compartilhe com seus amigos esse post.
COMENTÁRIOS: