Design sensorial: saiba como aplicar essa tendência que chegou para mudar o conceito de decoração
Você já ouviu falar sobre o design sensorial na decoração do imóvel? Essa técnica tem o objetivo de ajudar a criar um ambiente que se conecte diretamente com suas sensações, proporcionando sentimentos positivos e bem-estar.
Se você quer criar um ambiente diferente, acolhedor e feliz, acompanhe este artigo para saber tudo sobre design sensorial e como utilizar o design sensorial na decoração.
O que é design sensorial?
O design sensorial busca proporcionar felicidade e aconchego a partir da inserção de decorações que remetam à sensações e memórias positivas, além de momentos de prazer e conforto.
Para isso, são utilizadas diferentes cores, aromas, texturas, objetos, sons e outros! A partir disso, os nossos sentidos, como a visão, tato, olfato e audição, captam esses estímulos e criam boas sensações em nosso corpo e mente.
Veja como cada sentido pode ser beneficiado nesse momento:
Visão
Os estímulos visuais podem ser provocados de diversas formas no apartamento. Um deles é o aproveitamento da luz natural, principalmente no quarto e na sala, que acabam sendo ambientes mais acolhedores.
Além de proporcionar um ambiente visualmente bonito, a luz natural também é ideal para manter-nos dispostos e ainda deixar o cômodo mais confortável nos dias frios.
Uma forma de ter um ambiente regado à luz solar é investindo em um apartamento com sacada. Dessa forma, você garante um espaço aberto com boa iluminação e ainda aprecia uma linda vista. Confira a sacada do decorado do Urban, lançamento Yticon, em Maringá:
Outra forma de utilizar o design sensorial na decoração é na escolha das cores das paredes, dos móveis e até da decoração de cada cômodo. Com elas, é possível provocar diferentes sensações no cérebro. Por exemplo, as cores em tons azuis estimulam sentimentos que remetem à harmonia e produtividade.
Clicando aqui, você pode entender melhor como as cores são capazes de nos transmitir diferentes sensações e entender quais são as ideais para o seu apê.
Tato
Por meio do tato também é possível utilizar o design sensorial na decoração do imóvel, por exemplo, pelas texturas das cadeiras, sofás, cortinas, almofadas, mantas, tapetes e vários outros. Em geral, os tecidos de algodão, linho, viscose, tricô e lã são as opções mais confortáveis.
A temperatura das superfícies também exerce grande influência na criação de estímulos e sensações positivas no design sensorial. Um bom investimento são pisos considerados quentes por conseguirem reter a temperatura ambiente, como os laminados e vinílicos.
Pensando em unir sofisticação e bem-estar, os apartamentos Yticon são entregues já equipados com pisos laminados na sala e nos quartos. Confira o decorado do Hamptons Residence, próximo empreendimento a ser entregue pela construtora.
Para garantir um ambiente ainda mais aconchegante, nossas dicas de como decorar o apartamento para o Outono podem te ajudar. Confira aqui!
Olfato
O olfato é totalmente ligado à memória afetiva, por isso, ele é um forte aliado na hora de utilizar o design sensorial na decoração do imóvel. Para isso, você pode apostar em perfumes para casa, difusor de aromas, velas e ervas aromáticas, óleos essenciais e até plantas.
As melhores plantas para perfumar seu apartamento são as rosas, lavandas, peônias e jasmins.
O decorado do Up Residence, lançamento Yticon, em Maringá, é um bom exemplo de como a decoração com plantas pode transformar seu ambiente em um espaço natural.
Se quiser saber mais sobre quais as melhores plantas para apartamento, este artigo pode te ajudar!
Audição
Os diferentes tipos de sons e músicas também tem total poder de influenciar os nossos sentimentos. Nesses casos, tudo depende do seu gosto musical ou do momento em que você está passando.
Mas, em geral, as trilhas sonoras mais calmas, que tenham sons da natureza ou de algum instrumento musical, como piano, são as melhores para garantir momentos de tranquilidade. Uma dica é procurar no Youtube por sons com a frequência de 432 hertz, que, segundo estudos de musicoterapia, podem elevar seu astral e trazer vários benefícios.
Confira também como montar um cantinho zen para relaxar em meio a correria do dia a dia.
Depois de todas nossas dicas, temos certeza que você já sabe como utilizar o design sensorial na decoração do seu apartamento. Aproveite e conheça também nossos empreendimentos e fale conosco!
COMENTÁRIOS: