17 de fevereiro de 2022 Meu Apê

Coliving: como funciona esse estilo de moradia?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Coliving, o que é? Coliving, ou cohousing, é um estilo de vida e moradia com ambientes compartilhados. Essa tendência é uma forma sustentável e econômica de viver. 

Sabe aquele prédio que oferece espaço de coworking – o famoso escritório compartilhado – para os moradores trabalharem? Então, é um tipo de coliving. Essa ideia de compartilhar espaços tem origem bem antiga, e no passado era diferente da que temos hoje.

Um pouco de história

O primeiro coliving foi criado em 1972, na Dinamarca. A ideia era estimular a convivência, fazendo com que as pessoas participassem mais da vida umas das outras. 

Para isso, criaram uma comunidade com 35 famílias. Cada uma tinha a própria casa, mas compartilhavam espaços para fazer refeições e aproveitar momentos de lazer. É um modelo que funcionou por bastante tempo e cumpriu com seu propósito, ampliando o relacionamento e a interação entre os moradores.

Atualmente, o coliving mantém algumas ideias parecidas, mas o esquema é outro. Além desses espaços, hoje temos outras demandas e, com elas, vieram outros tipos de coliving, que falaremos mais adiante. 

Para quem é indicado?

O condomínio compartilhado é indicado para quem busca um estilo de vida mais econômico e sustentável. Jovens com orçamento mais reduzido, nômades digitais ou qualquer um que queira se aventurar conhecendo novas pessoas e experiências.

Os serviços compartilhados otimizam o tempo, já que você não vai precisar sair para fazer uma série de coisas, então se a sua rotina é corrida, pode ser uma boa escolha. 

Quer saber como esses espaços compartilhados funcionam e se são ideais para você? Acompanhe este artigo!

Tipos de coliving

1. Áreas compartilhadas no condomínio

O condomínio compartilhado é a nova forma de coliving, e você já deve ter visto um apê que funcione assim. Dentro desse modelo, há vários ambientes que podem ser compartilhados. Listamos alguns deles e seus benefícios: 

Academia

Imagina colocar o “projeto verão” em dia, e sem sair de casa? Os serviços compartilhados em condomínio oferecem essa facilidade, e te ajudam a economizar a graninha da mensalidade da academia.

Lavanderia compartilhada

Você não vai precisar comprar máquina de lavar nem gastar mais na conta de água! Você ainda pode fazer uns amigos e uma “fofoca saudável” enquanto lava a roupa, tornando o processo mais prazeroso.

Coworking

Nem sempre dá para ter um escritório em casa, por isso o espaço coworking é tão útil. Além disso, é possível fazer networking com os moradores do mesmo condomínio e se concentrar melhor. 

Caso trabalhe no modelo home office, o espaço coworking será uma mão na roda, então aposte no coliving!

Área gourmet

 É o espaço ideal para fazer “o rolê”! Assim dá para chamar todo mundo sem se preocupar com espaço e aluguel de salão de festas.

A Yticon tem muitas opções de empreendimentos ótimos com coliving, conheça e escolha o melhor para o seu perfil!

2. Compartilhamento de todas as áreas, exceto quarto privativo

Serviços compartilhados em condomínio não são a única forma de cohousing, há os mais radicais, com quarto privativo, mas ambientes compartilhados, como cozinha, área de lazer, salas e banheiros. Como se fosse um hostel, sabe?

Nesse caso, a economia é ainda maior, mas quem busca esse estilo de vida muitas vezes não quer apenas economizar, mas também conhecer pessoas novas, compartilhar experiências, dividir tarefas e espaços, criando uma rede de apoio e uma vida sustentável.

Prós e contras dos espaços compartilhados

Há vantagens e desvantagens nos serviços compartilhados em condomínio, mas vamos começar pelo lado bom:

Economia

A economia colaborativa em condomínios poupa uma série de gastos com equipamentos (já viu o preço da máquina de lavar?), mensalidades em academia, espaço para escritório, aluguel de salão de festas e mais. Tudo isso faz muita diferença no final do mês, coloque na ponta do lápis e comprove!

Socialização

Fazer amizades fica muito mais fácil, e é sempre bom ter companhia para as atividades do dia a dia. Além disso, o espaço coworking fará com que você encontre pessoas que podem te ajudar no seu trabalho e inclusive trazer novas oportunidades de negócio. Se você está sonhando com alguém que te “mande jobs”, saiba que pode acontecer!

Mas, como nem tudo são flores, vamos ao lado negativo:

Menos privacidade 

Shhhh, estou trabalhando! Se você prefere ficar sozinho a maior parte do tempo, esse estilo de vida talvez não seja  para você. Terão quase sempre mais pessoas no mesmo ambiente, saiba disso! Para alguns, pode ser um incômodo, mas é possível se acostumar e até gostar do modelo.

Coliving X república

Apesar de parecidos, coliving e república não são a mesma coisa. No caso da república, você divide a casa e suas áreas com as pessoas que moram ali dentro. Já nos prédios com coliving, você mora em um apartamento ou quarto privativo, mas conta com serviços compartilhados dentro do prédio. 

Os objetivos e o perfil dos moradores são diferentes nesses dois modelos. Enquanto na república normalmente moram estudantes ou amigos que buscam economizar, no coliving moram pessoas de todas as idades e profissões que, além do desejo por economizar, buscam novas experiências e um estilo de vida mais sustentável.

O que achou do coliving? Como vimos, os empreendimentos com economia colaborativa em condomínios agilizam a rotina e facilitam a vida, além de ajudar a economizar uma boa graninha. Vai aderir a esse estilo de vida?

Se a resposta for sim, confira os imóveis da Yticon, temos vários empreendimentos com espaços compartilhados, como área fitness, coworking, área gourmet, lavanderia. Fale com a gente!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!