8 de março de 2019 Morar Sozinho

Veja as diferenças entre os tipos de imóveis que o mercado oferece

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Jenifer é uma jovem adulta que tem planos de se casar em um futuro não muito distante. Como é de se esperar, sua mente está cheia de ideias, sonhos e metas para atingir esse objetivo pessoal.

Entre as decisões que precisa tomar, a que considera mais importante é a escolha de sua moradia. Porém, ela está indecisa, pois são muitos os tipos de imóveis oferecidos pelo mercado imobiliário.

Assim como a Jenifer, algumas pessoas têm a mesma dificuldade. Para ajudar, elencaremos os principais tipos de imóveis e as suas características. Depois desta leitura temos certeza que todos farão a melhor escolha!

Quais são as principais diferenças na metragem dos imóveis?

O público mais tradicional que não gosta de arriscar, geralmente opta pelo apartamento padrão. São moradias de 2 ou 3 quartos e com cômodos bem divididos. A média da área privativa fica em torno de 60m² a 80 m2 para os imóveis nesse perfil. Esse tipo de imóvel é o mais indicado para famílias com filhos ou para quem planeja ter pequenos pela casa no futuro.

Já com o programa Minha Casa Minha Vida, as opções giram em torno de 40m² a 50m² de área privativa, geralmente com 2 quartos, ideal para famílias menores e que buscam excelente custo benefício, pois contam com o incentivo do governo que oferece juros mais baixos do que os praticados normalmente pelas instituições financeiras.

Já os lofts têm 50 m2 e possuem cômodos integrados, ou seja, sem divisões. O segundo pavimento sustenta-se por meio de um mezanino que é uma estrutura simples na qual os moradores costumam montar o quarto ou uma área de trabalho. Para as famílias menores que buscam funcionalidade e praticidade, o loft é uma alternativa interessante.

Por outro lado, o kitnet ou apartamento compacto é ideal para pessoas que tem um cotidiano agitado e não dispõem de muito tempo para cuidar da casa ou que não passam muito tempo nela. São três cômodos: quarto, cozinha e banheiro, e uma pequena área de serviço anexada a cozinha. A média do espaço é de 27 m2. Em resumo, um casal jovem sem filhos, ou uma pessoa que gostaria de morar sozinha se encaixará perfeitamente nesse ambiente.

Quais os benefícios dos apartamentos de até 80 m2?

Atualmente, os apartamentos com até 80 m2 tem as mesmas vantagens dos que possuem uma metragem maior. Seria como compactar funcionalidades em espaços menores, com o benefício de um custo acessível. Podemos apontar até alguns diferencias. Por exemplo, um apartamento de 47 m2 de área privativa e com dois dormitórios possui:

  • piso laminado no quarto e na sala;
  • veneziana nos quartos;
  • vaga na garagem;
  • cômodos muito bem projetados.

Além disso, a família tem acesso ao espaço comum do residencial e pode aproveitar:

  • as piscinas para adultos e crianças;
  • a pista de caminhada;
  • o salão de festas;
  • o playground;
  • o campo de futebol.

Todos esses benefícios estão ao alcance do público que se enquadra nos moldes do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

Nos apartamentos padrão, de 60m² a 80m², além da segurança do condomínio e das áreas de lazer, também é possível adquirir unidades com sacada e churrasqueira.

O que considerar na hora de escolher um imóvel?

São muitas opções, mas a decisão precisa ser tomada com muita cautela, pois o sonho pode se transformar em frustração. Imagine o exemplo da Jenifer, citado no início do artigo: como o futuro imóvel será para ela e para o marido, um apartamento mais compacto como um loft ou kitnet será interessante para as necessidades pessoais e financeiras deles.

No entanto, se o plano é aumentar a família, o apartamento Minha Casa Minha Vida com até 50m² pode ser uma excelente alternativa, já que as opções de lazer permitem que as crianças possam brincar com segurança.

Por outro lado, se o casal dispõe de capital maior, gostam de conforto e espaço, e curtem receber amigos pra um churrasquinho no apê, o apartamento padrão pode ser a melhor escolha. Além disso, o terceiro quarto pode ser transformado em home office e ajudar na rotina da casa, oferecendo privacidade para trabalhar ou estudar.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as diferenças entre os diversos tipos de imóveis, certamente, encontrará um que suprirá as suas necessidades, e da sua família.

Ainda tem dúvidas se a melhor escolha para você é um imóvel na planta ou pronto para morar? Sem problemas! Aqui, temos todas as informações que você precisa para tomar essa decisão, e sem se arrepender depois!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!